Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cuidado e Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente em Tratamento Oncológico

CUIDADO E ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO (CAACTO)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

programacaactoufsm@hotmail.com

Apresentação

Este programa prevê a continuidade das ações desenvolvidas desde o ano de 2011, por docentes e discentes dos cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Desenho Industrial, Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, com o apoio de profissionais do Serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria- HUSM, tais como: Centro de Tratamento da Criança com Câncer – CTCriaC, Ambulatório de Quimioterapia e do Centro de Convivência Turma do Ique.

A versão ora proposta prevê ações na área de abrangência dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Bacharelado em Música, Licenciatura em Música, Desenho Industrial e da Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Sáude.

A proposta tem como objetivo a promoção de ações de cuidado e atenção integral à saúde das crianças e adolescentes em tratamento hematológico e oncológico e ao acompanhamento de seus familiares e cuidadores na perspectiva da humanização da atenção à saúde, com vistas a adaptação dos sujeitos ao processo de hospitalização prolongada. Assim, parte-se de uma visão ampliada sobre as ações em saúde no contexto hospitalar e busca diminuir os entraves da hospitalização, bem como qualificar a morte por meio de cuidados paliativos. Tem como finalidade re-significar o viver quando da iminência da terminalidade da vida, na perspectiva de que cuidar vai além de curar e assim pensar em qualidade de vida, mas também a qualidade de morte.

As atividades serão desenvolvidas de modo a articular ações de extensão, ensino e pesquisa na promoção da atenção à saúde da população foco e aproximar o processo de formação inicial e continuada de acadêmicos envolvidos na perspectiva da Política Nacional de Humanização – PNH (Brasil, 2004). Nesta lógica propõem-se nesse programa dois projetos, um voltado às crianças e adolescentes e o outro voltado aos familiares e cuidadores, cujas ações serão desenvolvidas de segunda às sextas-feiras, na Sala de Recreação do CTCRiaC, Turma do Ique e Ambulatório de Quimioterapia.

O plano de atividades contemplará ações de promoção de saúde (autocuidado), atividades lúdicas, expressivas, criativas e de relaxamento, entre outras, visto que estas estratégias são viáveis para a manutenção da qualidade de vida durante a hospitalização. Pretende-se além de qualificar a atenção à saúde desta população, impactar a formação inicial e continuada dos acadêmicos de graduação e demais interessados. E ainda incentivar docentes e profissionais do serviço ao exercício das práticas interdisciplinares no processo de interação ensino-serviço.