Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais

CENTRO DE ENSINO E PESQUISA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS INSTRUMENTAIS (CEPESLI)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

cepesli.ufsm@gmail.com (55) 3220-9582 Prédio:67 Sala:1103

Material Adicional


Cursos


Espanhol para Viagens

O curso de Espanhol para Viagens foi produzido com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de habilidades que permitam aos alunos comunicarem-se em diversas situações típicas de viagens, tais como: hotel, aduana, aeroporto, restaurante, compras e urgências.

Assim, desde sua primeira edição, em maio de 2010, o curso vem oportunizando à acadêmicos e público em geral conhecimentos de língua espanhola necessários para realizar viagens à países que possuem o espanhol como idioma oficial.

 

Rodas de Conversa

As Rodas de Conversa oportunizam um espaço para a prática de língua estrangeira, promovendo atividades que visam o desenvolvimento da oralidade. Os participantes devem ter conhecimento básico do idioma escolhido, já que as rodas não se destinam ao ensino da língua em todos os seus níveis. As rodas são realizadas uma vez por semana, com duração de uma hora e são oferecidas em três idiomas: espanhol, inglês e português para estrangeiros. Para participar não é necessário possuir vínculo com a Universidade Federal de Santa Maria.

 

Conversação em Português

O projeto Rompendo Fronteiras tem o objetivo de proporcionar inserção orientada à aprendizagem e à prática do português coloquial. Os encontros são dirigidos por alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM e preveem atividades de interação, em português, no Campus e na Cidade. Da mesma forma, estão previstas atividades, extraclasse, de caráter histórico e/ou cultural. A primeira edição do curso aconteceu no segundo semestre de 2012, com carga horária de 20 horas.

 

Capacitação Português Língua Estrangeira para Agentes do Governo Uruguaio – Polícia Caminera

O Curso de Capacitação Português Língua Estrangeira para Agentes do Governo Uruguaio teve como objetivo proporcionar à agentes da Polícia Caminera do Uruguai conhecimento instrumental do português, com vista a dar-lhes condições de compreender melhor e interagir em português com brasileiros residentes ou de passagem pelo Uruguai.


Eventos


FEI e SEF

O III Fórum de Estudos Interacionistas e II Seminário de Formação: Interação em Sala de Aula de Línguas teve por objetivo incentivar a realização de discussões sobre aspectos relacionados às diferentes interações presentes em sala de aula. Dessa forma, a Universidade cumpriu com a sua função de integrar ensino, pesquisa e extensão. Assim, acredita-se que essa possa ter sido uma maneira de despertar maior interesse pelo desenvolvimento de pesquisas nessa área, já que a interação entre professor e aluno e aluno e aluno é fundamental para a aprendizagem de línguas.
O objetivo da realização deste evento foi que os participantes construíssem um conhecimento significativo sobre a importância da interação em sala de aula durante o processo de ensino e aprendizagem de línguas, assim como a divulgação dos trabalhos em desenvolvimento nessa linha teórica em diversas universidades do país e por diferentes professores, alunos e pesquisadores.
O Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (CEPESLI) e a linha de pesquisa Linguagem e Interação, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, promoveram o  III FEI e o II SEF.

 

FEI

O I Fórum de Estudos Interacionistas – FEI teve por objetivo proporcionar aos participantes reflexões acerca dos estudos sobre interacionismo, pois acredita-se que essa possa ser uma maneira de despertar maior interesse pelo desenvolvimento de pesquisas nessa área.

Para tanto, o evento contou com a participação de professores e alunos da pós-graduação que desenvolveram trabalhos relacionando a temática do evento com o estudo de Crenças, Teoria Holística da Atividade e/ou Interacionismo Sócio-Discursivo.
O II FEI teve por objetivo proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a pesquisa qualitativa e sobre sua relação com os estudos interacionistas. Também pretendeu oferecer um embasamento para os participantes sobre como realizar a análise de dados de suas pesquisas dentro desse pressuposto teórico.
Assim, a realização desse fórum mostrou-se relevante por oportunizar o esclarecimento de dúvidas e questionamentos sobre o tema.

 

 

 I Seminário de Formação: Português Língua Estrangeira

O Brasil tem sido alvo da atenção de muitos países por ser considerado um país emergente, em que diversas áreas estão tendo um grande desenvolvimento. Nesse contexto, o ensino de português como língua estrangeira vem crescendo dentro e fora do país.

Dessa forma, pode-se afirmar que esta é uma área em ascensão, entretanto é necessário que os professores estejam preparados para atuarem nessa realidade. É nesse sentido que I Seminário de Formação: Português Língua Estrangeira, organizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (CEPESLI), visou contribuir para a qualificação desse profissional, tendo como propósito discutir questões referentes ao ensino de português como língua estrangeira.