Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Monitorando o CONESUL com Sensoriamento Remoto

MONITORANDO O CONESUL COM SENSORIAMENTO REMOTO (CONESAT)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Apresentação

O grupo formado em 2018 tem o objetivo é promover a pesquisa e o desenvolvimento no âmbito do CONESUL com produtos de sensoriamento remoto. Assim, o foco é dado para as esferas de biosfera, antroposfera, litosfera, hidrosfera e atmosfera. O grupo atua na linha do “Sensoriamento remoto do ambiente no CONESUL”.

Com sede no campus da UFSM em Frederico Westphalen/RS o laboratório conta com a seguinte infraestrutura: Laboratório de Geoprocessamento com 20 computadores conectados à rede, em sala de aproximadamente 60 m², ambiente climatizado, com projetor, estereoscópios de mesa (20), lousa e estrutura para cursos, palestras e aulas.

Laboratório de Pesquisa em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, com 7 computadores, lousa, rede, em uma sala adjacente, com área de 45 m².

Laboratório de Pesquisa em Sensoriamento Remoto, (Projeto FINEP) com 63 m², climatizado, com bancadas, mesas computadores (3 de alta performance). Nesse laboratório estão alocados dois veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones) multi-rotores, a saber: Phantom 4 (3 baterias) e um Matrice 100 (3 baterias). Ainda, dispõem de uma câmera multiespectral Sequoia Parrot (RGB e red, green, red-edge e NIR). Ainda, dispõem de espaço para reuniões, lousa digital e área de convivência para a integração de pesquisadores e estudantes.

O LGSR dispõem de dois gabinetes para pesquisador/professor de 20 m². Dispõe de equipamentos de topografia e Geodésia como estações totais, RTK, teodolitos, GNSSs, haste telescópicas de 8 m, tripés e acessórios. Em termos de software, possui licenças comerciais do ENVI/IDL, modulo FLAASH-ENVI, IDRISI, ARCGIS, ERDAS, AGISOFT Metashape, ORIGIN PRO, Matlab entre outros.