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Grupo de Ensino de Física da UFSM

GRUPO DE ENSINO DE FÍSICA DA UFSM (GEF-UFSM)

Extensao Em Atividade

Contato:

gefufsm@gmail.com (55) 3220-8747 Prédio:13 Sala:1301 – 3º Andar

Material Adicional


Cadernos Didáticos


O Grupo de Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria disponibiliza para “download” os cadernos abaixo. Clique no título que lhe interessa e o arquivo correspondente abre no seu computador. Então, você só precisa salvá-lo.

Estes cadernos foram elaborados para dar ao professor do Ensino Médio uma visão mais consistente e rigorosa do paradigma da Física, ajudando-o na elaboração de planejamentos em que os conteúdos sejam distribuídos ao longo da carga horária disponível de modo mais condizente com sua importância relativa, com estratégias de ensino mais próximas do modo de fazer ciência.

O planejamento das atividades didáticas não deve ser uma tarefa meramente burocrática, uma simples cópia do sumário do livro texto, sem qualquer vínculo com a importância relativa dos conteúdos da disciplina em questão, com a carga horária disponível, com os conhecimentos que seus alunos já dominam e com a realidade do meio em que a escola está inserida. Um planejamento bem executado e constantemente reavaliado pode ser um instrumento útil para que o processo de ensino-aprendizagem se estabeleça e seja efetivo.

Estes cadernos foram elaborados para ser úteis também no trabalho direto com os alunos em sala de aula e, para isso, incorpora discussões detalhadas de um grande número de exemplos e propõe exercícios de aplicação.

O Grupo de Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria agradece as críticas e sugestões que possam levar esses cadernos mais facilmente aos seus objetivos.


Mapas Conceituais


Mapas conceituais são diagramas construídos para indicar relações significativas entre conceitos. Um mapa conceitual pode ser traçado de várias maneiras, mas as relações entre os conceitos e os significados atribuídos a eles devem ficar estabelecidos. A pessoa que faz o mapa conceitual deve ser capaz de explicar essas relações conforme o entendimento que mantém sobre o assunto.

Ele pode explicitar tais relações no mapa, agregando palavras-chave às linhas. De qualquer forma, isso não torna o mapa auto-explicativo. Os significados que uma pessoa atribui às novas informações têm sempre componentes pessoais. Mapas conceituais traçados por diferentes pessoas para o mesmo campo de conhecimento são sempre diferentes.

Em outras palavras, todo mapa conceitual deve ser visto apenas como um dos possíveis modos de organizar e de relacionar entre si os conceitos envolvidos no campo de conhecimento considerado.

Leia mais… Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa

Os mapas conceituais apresentados abaixo são exemplos possíveis, construídos em atividades associadas a alguns projetos desenvolvidos pelo Grupo de Ensino de Física da UFSM.

Esses mapas foram construídos com os seguintes objetivos, entre outros:

Oferecer ao professor de Física do Ensino Médio instrumentos com os quais possa desenvolver uma visão geral de certos campos conceituis, ajudando-o a situar os conteúdos com os quais trabalha dentro de esquemas ordenadores mais amplos.

Oferecer ao professor de Física do Ensino Médio instrumentos que o ajudem a refletir sobre a possibilidade ou a necessidade da inclusão de um ou outro conteúdo ou de alguma mudança na seqüência em que trabalha em sala de aula certos campos conceituais.

Propor relações entre conteúdos de Física já trabalhados em sala de aula com outros, de Física Moderna, de Química ou mesmo da Física Clássica, que, pela sua importância relativa, poderiam ser também trabalhados no Ensino Médio.