Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM DIÁLOGO (GEPECID)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

ec.dialogo@gmail.com Prédio:13 Sala:1302A – CCNE

Notícias gepecid
Novos Bolsistas Produtividade no PPGECi/UFSM
Dois professores do corpo docente permanente do PPG Educação em Ciências/UFSM estão na lista dos novos Bolsistas Produtividade em Pesquisa CNPq na área de Educação, resultado da Chamada CNPq Nº…
04/03/2024 – 07:34

Apresentação

Criado e registrado no CNPq, no ano de 2012, o grupo de estudos, pesquisas e discussões, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), denominado Educação em Ciências em Diálogo, é constituído atualmente por discentes (alunos de Iniciação Científica, alunos de Pós-Graduação – mestrado e doutorado – e colaboradores) e docentes (professores da Educação Básica e do Ensino Superior) das áreas de Química, Física e Biologia. A diversidade de áreas no mesmo espaço possibilita a discussão interdisciplinar, favorecendo a construção do conhecimento coletivo dentro de uma perspectiva de educação libertadora, a qual, de acordo com Freire, deve ser construída a partir da problematização e do diálogo. O grupo tem se organizado de modo a discutir referências embasadas neste educador brasileiro e também na perspectiva do enfoque CTS. Para a fundamentação epistemológica alicerça-se, especialmente, nos estudos de Ludwik Fleck. As reflexões e pesquisas do grupo estão em sintonia com a necessidade de reestruturação curricular dos espaços escolares. De maneira a sistematizar a leitura e a reflexão dos assuntos que são abordados, em cada encontro semanal, o grupo, neste ano, foi dividido em subgrupos. A escolha dos materiais utilizados para conduzir a discussão é realizada pelos participantes de cada subgrupo. Além disso, são construídos diários, relatando o que foi discutido ao longo dos encontros, e estes são refletidos ao final de cada bloco de discussão. O grupo Educação em Ciências em Diálogo é um espaço de discussão, reflexão e construção de conhecimentos, a partir das ações pedagógicas dos pesquisadores (professores e futuros professores), que tem seu conhecimento teórico embasado numa perspectiva crítica, cujo espaço de formação, especialmente pela sua metodologia cíclica (espaço de discussão/reflexão, registro em diário, intervenção na realidade educacional) vem se revelando um locus educacional que está contribuindo sobretudo na construção de saberes da ação pedagógica, qualificando o saber docente dos participantes deste grupo e, também, da sua comunidade escolar.