Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Eletrônica de Potência e Controle

GRUPO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONTROLE (GEPOC)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

+55 (55) 3220 9492 Prédio:7 – CT – 1º piso do Anexo B
Notícias gepoc
Egresso do GEPOC é contemplado com Prêmio CAPES de Tese
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 06 de setembro a relação de premiados do Prêmio Capes de Tese 2019. Três trabalhos da UFSM…
23/10/2019 – 10:50
Aluno do GEPOC passa a presidir capítulo da IAS na América Latina
Caio Ruviaro Dantas Osório, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM, aceitou o convite da IEEE Industry Applications Society (IAS), através de seu Chapters and Membership…
24/01/2019 – 10:48
Chamada para Bolsista de Iniciação Científica
O Instituto de Redes Inteligentes está com chamada aberta para programa de iniciação cientifica PIBIC CNPq (bolsa até jul/2019). Para maiores informações acesse: http://inri.ufsm.br/index.php/noticias/74-chamada-para-bolsista-de-iniciacao-cientifica
14/01/2019 – 10:46
Aluno do GEPOC recebe prêmios em Portland – EUA
O aluno de doutorado do GEPOC/PPGEE/UFSM, Gleisson Balen, recebeu o prêmio de 1º lugar no 2018 IAS CMD Student Thesis Contest – categoria Non-PhD. O trabalho, intitulado “Development of a…
08/10/2018 – 10:42
Professor do GEPOC/PPGEE/UFSM é agraciado com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) publicou na última quinta-feira (6) a lista dos pesquisadores que ganharam o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018. O Prof. Hélio…
11/09/2018 – 10:41
Nota de Pesar – aluna Giliane dos Santos Carvalho
Noticiamos com pesar o falecimento de Giliane dos Santos Carvalho, 23 anos, ocorrido no domingo, dia 12 de agosto. Giliane era aluna do curso de Engenharia Elétrica da UFSM e…
13/08/2018 – 10:41

Apresentação

O Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve sua origem em 1987, quando contava com apenas dois docentes, Prof. José Renes Pinheiro e Prof. Hilton Abílio Gründling, mestres em engenharia elétrica na época.

Inicialmente, o GEPOC tinha forte atuação na orientação a alunos de graduação através da iniciação científica e consultoria a algumas empresas da região. O GEPOC foi concebido com o objetivo principal de reunir professores pesquisadores para um trabalho em conjunto visando os seguintes aspectos: otimizar e racionalizar os recursos recebidos pelos professores na compra de equipamentos e no suporte a pesquisa; disponibilizar a um maior número de alunos os equipamentos adquiridos pelo grupo; aumentar a quantidade de produções técnico-científicas do grupo, sem perder de vista a qualidade; planejar de forma organizada as ações e metas deste grupo, segundo o perfil de atuação do grupo na UFSM; valorizar as ações coletivas em detrimento das ações individualizadas. Embora os objetivos iniciais do GEPOC fossem bastante desafiadores, a dimensão inicial do grupo aliada a sua formação dificultavam a sua expansão.

Com uma visão de vanguarda na UFSM, os professores idealizadores do GEPOC, estabeleceram como eixos fundamentais do avanço e crescimento do grupo a melhoria de suas qualificações bem como a necessidade de agregar novos pesquisadores doutores. Assim, a partir de 1994 o GEPOC passou a contar com mais dois professores, Prof. Dr. Humberto Pinheiro e Prof. Dr. Hélio Leães Hey. Com a conclusão do doutoramento do Prof. José Renes Pinheiro em 1994 e do Prof. Hilton Abílio Gründling em 1995, o GEPOC passou a contar, então, com um grupo de quatro professores doutores.

O GEPOC sempre se pautou na busca da excelência acadêmica, através do elevado nível de ensino, pesquisa e extensão. Por exemplo, os 6 primeiros doutores em Engenharia Elétrica formados no Rio Grande do Sul foram formados no GEPOC.

Contexto atual

Atualmente, o GEPOC é composto por um corpo docente formado por trinta (30) doutores pesquisadores, e mais de 140 alunos distribuídos entre iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A infra-estrutura dos laboratórios do GEPOC tem crescido de forma bastante satisfatória, graças ao apoio da UFSM/PPGEE e de órgãos de fomento como CAPES, CNPq, FINEP e FAPERGS, bem como de recursos oriundos de projetos de pesquisa e desenvolvimento realizado junto a empresas do setor eletro-eletrônico. Atualmente, o GEPOC disponibiliza aos seus pesquisadores e alunos em torno de 800 m² de área física, divididas em laboratórios de pesquisa, biblioteca e sala de estudos para alunos de pós-graduação, sala de microcomputadores para alunos de iniciação científica, secretaria, almoxarifado e sala de professores. Conta também com uma área de 800 m² disponíveis para a instalação de painéis fotovoltaicos.

O GEPOC disponibiliza diversos equipamentos para seus pesquisadores, incluindo: osciloscópios digitais, sistema de prototipagem, metalização e máscara de solda, analisador de rede/espectro/impedância, fontes programáveis de potência, analisadores e medidores de energia monofásicos e trifásicos, emuladores de painéis fotovoltaicos, painéis fotovoltaicos, conjuntos motores-geradores, multímetros true RMS, entre outros.

Graças à qualidade do saber produzido no GEPOC e no PPGEE, aliado a interação com o setor produtivo, todos os egressos estão colocados no mercado, seja através da docência em instituições de ensino e pesquisa, seja em empresas do setor eletro-eletrônico do país ou do exterior. A forte vinculação do GEPOC com a produção científica de qualidade, pode ser verificada através dos currículos Lattes/CNPq de seus pesquisadores, bem como através do diretório dos grupos de pesquisa do CNPq, onde se observa uma excelente regularidade e um elevado número de publicações em periódicos/conferências reconhecidos ao longo destes anos.