Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa em Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação

GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO (GTSEG)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

(55) 3220-8418 Prédio:Centro de Tecnologia – Depto. de Eletrônica e Computação

Apresentação

O grupo de Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação é referência na área de segurança da informação e segurança de funcionamento (dependability) no interior do estado do Rio Grande do Sul e interage ativamente com a comunidade regional, nacional e internacional.

Na região, coopera com o maior hospital público do interior do RS, o Hospital Universitário de Santa Maria, onde desenvolve projetos de gestão de segurança de informação. O grupo também desenvolve pesquisas aplicadas na própria instituição (controle de acesso a rede wireless do Centro de Tecnologia e segurança da informação do sistema de cartão universitário). No Brasil, mantém colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde desenvolve projeto na área de controle de acesso e detecção de anomalias, e com outros grupos de pesquisa e sociedades científicas, o que lhe proporciona a atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento seguindo a tendência da área.

O grupo é responsável por dois projetos de intercâmbio internacional, um na américa latina e outro com a Alemanha, e já formou diversos mestres. Atualmente os professores do GTSeg são responsáveis por convênios Nacionais e Internacionais, dentro os quais com a Universidad Nacional de Asunción (Paraguay), Fachhochschule Gelsenkirchen (Alemanha) e Universidade Nova de Lisboa (Portugual). O grupo também é responsável pelo desenvolvimento de vários produtos de software, e tem uma forte interação com o Grupo de Microeletrônica (GMicro) e com o Laboratório de Computação Aplicada (LaCA), onde contribui com a interdisciplinariedade da pesquisa.

Oriundo do Departamento de Eletrônica e Computação (DELC), o grupo desenvolve pesquisas em dois programas de pós-graduação: Engenharia de Produção (PPGEP), onde a ênfase é em gestão de segurança de informação, e Informática (PPGI), onde a ênfase é em algoritmos para detecção de anomalias/intrusão, técnicas de tolerância a falhas, bem como em metodologias de projeto de software seguro.