Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Estudos Internacionais

LABORATÓRIO DE ESTUDOS INTERNACIONAIS (LEIN)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

lein@smail.ufsm.br
Notícias LEIn
Lançamento Nacional
A EDITORA INSTITUTO MEMÓRIA ESTÁ ORGANIZANDO O LANÇAMENTO NACIONAL DE OBRAS E VEM A PUBLICO JUNTO AO LEIn, CONVIDAR A  TODOS PARA A editora Instituto Memória está organizando o lançamento…
15/08/2017 – 15:41
LEIn retoma pesquisa acerca da Imigração e Geopolítica no Oriente Médio
O Laboratório de Estudos Internacionais – LEIn, retoma sua pesquisa sobre os princípais conflitos no Oriente Médio com ênfase na Imigração, na análise psicológica dos imigrantes, e também, do contexto…
22/05/2017 – 15:31
Seminário Internacional de Pesquisa, em Barcelona, trata sobre a Água e os Espaços Públicos.
A água desempenha papel importante em três áreas específicas: a composição de espaços urbanos com qualidade superior, movimento       natural da água e as restrições de design impostas…
28/09/2016 – 15:30
14º Congresso Brasileiro dos Professores de Direito Ambiental
Jalusa Prestes Abaide é professora de Direito Ambiental na Universidade Federal de Santa Maria, No Rio Grande do Sul. Fez mestrado em direito na Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado…
15/08/2016 – 11:34
Guilherme José Purvin de Figueiredo: “Mega acidentes ambientais e irresponsabilidade Geral”.
Prof. Dr. Guilherme José Purvin de Figueiredo, Procurador do Estado/SP, Professor de Direito Ambiental (COGEAE-PUC/SP e NIMA-PUC/RJ), colaborador e apoiador do LEIN,  em seu artigo publicado no site OECO (http://www.oeco.org.br/), afirma que “Não…
24/04/2016 – 11:47
VLADIMIR PASSOS DE FREITAS ASSUMIRÁ A PRESIDÊNCIA DE ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL EM MAIO 2016
Temos o imenso prazer em informar que no próximo dia 20 de maio, em Haia, Países Baixos, Vladimir Passos de Freitas tomará posse na presidência  “International Assoacion for Court Administration…
26/03/2016 – 15:19

Apresentação

O Laboratório de Estudos Internacionais – LEIn é um GP/CNPq interdisciplinar, que tem como principal linha de pesquisa o Direito Ambiental Internacional e Desenvolvimento Sustentável, com subtemas em Geopolítica, Imigração e Refúgio e Patrimônio Histórico e Cultural.

O LEIn é um programa amplo, que visa desenvolver e apoiar projetos de pesquisa, ensino e extensão a nível nacional e internacional através de acordos bilaterais, desde que tenham linhas de pesquisa compatíveis,podendo envolver as mais diversas áreas do saber, bem como oferecer elementos para criar uma linha da pós-graduação e pesquisa na UFSM. Desenvolve pesquisa e faz a divulgação da produção acadêmica do NÚCLEO DE ESTUDOS LIBANESES (NEL) e do NÚCLEO DE ESTUDOS JURÍDICOS SOBRE BENS NATURAIS DE DOMINIO PÚBLICO (NEJURP).

O grupo de pesquisa é composto por diversos professores pesquisadores e alunos da UFSM, bem como por pesquisadores e colaboradores de outras Instituições nacionais e estrangeiras. Na Espanha, conta com apoio de pesquisadores da Universidade de Barcelona, cujos currículos estão cadastrados juntamente com os demais participantes do LEIn/GP/CNPq.

Atualmente, o LEIn está coordenando um projeto sobre desenvolvimento sustentável aliado a questão da imigração libanesa, consolidando o NÚCLEO DE ESTUDOS LIBANESES na UFSM. Também está desenvolvendo projeto sobre imigração/refúgio e geopolítica dos países do Oriente Médio a partir de aspectos desencadeados com a chamada Primavera Árabe, tema este que está sendo polemizado em diversos meios acadêmicos e científicos da contemporaneidade. O LEIn/NEL objetiva divulgar como se dá a participação e integração do imigrante libanês e seus impactos no desenvolvimento sustentável em regiões do Brasil e no exterior; e para isto conta com apoio de embaixadas, políticos, sociedade civil organizada, imigrantes e descendentes de imigrantes, bem como de outros grupos de pesquisa brasileiros ou estrangeiros que se ocupam com o tema da imigração, árabe em especial.

 

De outro lado, o LEIn seguirá apoiando os ciclos de estudos que vinham sendo promovidos pelo Núcleo de Estudos Libaneses (NEL) e pelo Núcleo de Estudos Jurídicos sobre Bens Naturais de Domínio Público (NEJURP/CNPq), o qual atualmente tem o apoio do Instituto dos Advogados Públicos do Brasil – IBAP, Instituto Memória, Instituto da Cultura Árabe e da Associação Catalã Libanesa. Pretende finalmente criar uma revista temática para divulgar a produção dos pesquisadores, promover e apoiar eventos científicos ou workshops, sobre temas vinculados às linhas de pesquisa.