Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Modelagem Animal

MODELAGEM ANIMAL

Pesquisa Em Atividade

Contato:

modelagemanimal@gmail.com (55( 3220-9699

Apresentação

No século XX a ciência evoluiu quanti e qualitativamente, permitindo que o homem entendesse melhor os processos de diferentes áreas do conhecimento. Essa evolução estabeleceu duas condições básicas para a modelagem, o acúmulo de informações científicas e o desenvolvimento da informática. A modelagem, inicialmente restrita à meteorologia e aos estudos aeroespaciais, chegou mais tarde à produção animal.

Para se fazer modelagem em produção animal, várias premissas devem ser observadas. Uma das mais importantes é a formação de recursos humanos. Poucas instituições de ensino superior no mundo têm incluído no currículo básico disciplinas que auxiliem os acadêmicos ao pensamento sistêmico. Isso é mais evidente no ocidente, onde a ciência se desenvolveu apoiada fortemente no cartesianismo. Com o fomento pelo CNPq do fortalecimento dos Grupos de Pesquisa, vários professores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil, criaram o Grupo de Modelagem Animal, que tem sede e é coordenado na UFSM. A partir da criação do Grupo deModelagem Animal, os professores definiram várias estratégias para desenvolver a Modelagem. Nesse sentido várias ações foram definidas e implementadas no ensino, na pesquisa e na extensão.

Como a modelagem da produção é um tema recente no Brasil, esta página tem o objetivo de abordar a modelagem baseada na experiência do Grupo de Modelagem Animal. São apresentados os aspectos de modelagem no ensino, na pesquisa e na extensão.

O Grupo de Modelagem Animal compreende a grande área das Ciências Agrárias, voltado para a Produção Animal. Está dividido em duas áreas: Zootecnia e Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

Áreas de Zootecnia

  • Produção Animal com ênfase em Crescimento animal
  • Pastagem e Forragicultura
  • Nutrição e Alimentação Animal

Áreas Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

  • Aqüicultura, com ênfase em Crescimento Animal do Jundiá.

Todas as linhas de pesquisa de cada sub-área, são desenvolvidas por uma equipe formada por um coordenador e por pesquisadores de diferentes níveis.