Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Noroeste Colonial

NÚCLEO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO TERRITÓRIO NOROESTE COLONIAL (NEDET)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

nedt-noroestecolonial@hotmail.com +55 (55) 3220-8000 Sala:120 – Bloco do curso de Administração
Notícias nedet
Seminário de Desenvolvimento Territorial e Agricultura Familiar
No dia 30 de junho de 2016 ocorreu o Seminário de Desenvolvimento Territorial e Agricultura Familiar, promovido pelo NEDET- Noroeste Colonial/RS, juntamente com o Colegiado Territorial. O evento ocorreu no…
18/07/2016 – 17:29
Pesquisa NEDET – Chiapeta
A equipe do NEDET – Noroeste Colonial, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus Palmeira das Missões, esteve visitando no dia 01 de julho de 2016 a prefeitura municipal de Chiapetta. A…
18/07/2016 – 16:33
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E AGRICULTURA FAMILIAR
O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDET – Noroeste Colonial/RS, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus Palmeira das Missões, juntamente com o Colegiado de Desenvolvimento Territorial,…
30/06/2016 – 18:04
Reunião com a pró – Reitoria de Extensão (PRAE) da UFSM e Lideranças Municipais de Redentora
No dia 24/06/16 ocorreu uma Reunião com a pró – Reitoria de Extensão (PRAE) da UFSM e Lideranças do município de Redentora. A reunião aconteceu na sala NEDET e NEPESC,…
24/06/2016 – 18:08
Pesquisa NEDET – Augusto Pestana
A equipe do NEDET –Noroeste Colonial, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus Palmeira das Missões, esteve visitando no dia 03 de Maio de 2016 a prefeitura municipal de Augusto…
22/06/2016 – 16:32
Pesquisa NEDET – Condor
A equipe do NEDET –Noroeste Colonial, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus Palmeira das Missões, esteve visitando no dia 25 de Abril de 2016 a prefeitura municipal de Condor.…
22/06/2016 – 16:28

Apresentação

O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, vem propondo ações de desenvolvimento rural para os espaços da produção e convivência da agricultura familiar do país. Nesse sentido, desde 2004, definiu o mapeamento de atuação em territórios, sendo que esses, na sua fase inicial, enfocaram a questão rural. Em sequência, já a partir do ano de 2008, os territórios rurais migraram para a denominação de territórios da cidadania, isso determinado pelo Índice de Desenvolvimento Humano, partindo-se das necessidades identificadas nesses índices, como carentes de políticas públicas de inclusão social.  Neste sentido, o Território  Noroeste Colonial consiste em promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

O Território de Cidadania Noroeste Colonial é composto por 34 municípios: Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cruz Alta, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha. Deve-se destacar que a região norte é caracterizada pela grande concentração de atividades no contexto rural, predominantemente distribuída entre agricultores familiares, em função da estrutura fundiária com propriedades de pequeno porte, o que representa número significativo de habitantes no espaço rural, em relação a outras regiões do estado e do país.

Além disto, a região se destaca pela existência de comunidades tradicionais de indígenas e assentados da reforma agrária, com um número expressivo de jovens rurais e mulheres trabalhadoras. Com essas características, os municípios deste espaço geográfico vêm recebendo atenção destacada de políticas pública dos governos, tanto estadual como federal, objetivando melhor aproveitamento destas características, tanto na produção agrícola, como no capital social de seus habitantes.

Em 2009 se constituiu efetivamente o Território da Cidadania Noroeste colonial/RS. A partir disto, foi iniciado um processo de sensibilização das entidades governamentais e da sociedade civil, visando à mobilização e organização dos atores sociais territoriais para constituírem a instância organizativa do Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER.

 

CONTATOS: