Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares em saúde

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE (NEIS)

Pesquisa Em Atividade

Notícias neis
Seleção para Monitoria – Introdução à Psicanálise 2º Sem. 2020
Edital Monitoria 004 Introdução à Psicanálise 2 sem 2020 – ALBERTO Em anexo, Documento para Inscrições acerca do preenchimento de 01 (uma) vaga de aluno monitor do Departamento de Psicologia…
23/09/2020 – 09:38

Apresentação

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria em sua linha de pesquisa “Intervenções em problemáticas em saúde” abrange Projetos de Pesquisa e Extensão relacionados à Tanatologia, Bioética, Psicologia da Saúde, Psico-Oncologia e Psicologia Hospitalar.

Repercussões dos trabalhos do Grupo

A aproximação do universo dos sujeitos, pacientes, familiares e profissionais no campo da Saúde, nas suas interfaces com o adoecimento, bem como com o processo de luto coloca a ciência da Psicologia diante de diversos questionamentos. A doença manifestada no “corpo” expõe a necessidade de um olhar para este que não se limite aos seus componentes anatômicos, mas que inclua as representações que nele se sustentam. Como alguns dos eixos norteadores do Grupo de Pesquisa NEIS, questiona-se como essas representações se articulam com as modificações orgânicas e experiências produzidas pela doença, e com suas relações com os componentes psicológicos e sociais. Este Núcleo busca através da Interdisciplinariedade integrar os diferentes discursos que existem em relação a esta temática para possibilitar que o profissional de saúde possa perceber o seu paciente também como um ser integrado e não mais fragmentado.

Considera-se ainda a importância da Psicologia se inserir em diferentes realidades socioculturais, repensando suas teorias e sua prática, para assim construir a partir de um conhecimento baseado na realidade, uma leitura das problemáticas locais e uma compreensão das situações de vida geradas e marcadas por processos que envolvem o cotidiano dessa população, realizando, então, uma intervenção que possa auxiliar a comunidade nas questões relativas a Saúde.