Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Investigação de Triazenos e Complexos

NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO DE TRIAZENOS E COMPLEXOS (NITRICO)

Pesquisa Inativo

Apresentação

Histórico

O grupo surgiu em 1986 com a síntese e a caracterização estrutural por difração de raios-X em monocristal de triazenos e complexos de coordenação. As moléculas como pró-ligantes de interesse diversificam-se em triazenos e tetrazenos, simétricos e assimétricos.

    As investigações incluem a avaliação biológica de triazenos e interdisciplinar de propriedades correlacionadas a estrutura cristalina e molecular por difração de raios-X, destacando-se arranjos supramoleculares via interações secundárias, intermoleculares. Propriedades determinadas por feitos eletrônicos e/ou estéricos integram correlações com a espectrocopia de RMN multinuclear, vibracional (IV e RA), EPR, eletroquímica (VC), fomentando colaborações interinstitucionais. 

    Com a UFSC, UFRJ, Tübingen e Bonn houve e incentiva-se o intercâmbio de alunos. A consolidação do grupo levou a criação da sigla NITriCo (Núcleo de Investigação de Triazenos e Complexos). O grupo possui um suporte instrumental multiusuário com um difratômetro de raios-X para monocristal, Bruker APEX II CCD (instalação em novembro de 2004 no Departamento de Química/UFSM).

Objetivos

Os focos voltam-se à análise estrutural de compostos de interesse por difração de raios-X em monocristal e, na correlação de suas propriedades no estado sólido com outros métodos interdisciplinares da análise espectroscópica e/ou teórica de modelagem molecular.

As sínteses são planejadas a partir de unidades moleculares estruturais estratégicas, com características eletrônicas e estéricas aptas a configurar simultaneamente novos arranjos moleculares através de ligações covalentes consideradas secundárias e associações supramoleculares através de interações intermoleculares no estado sólido.

Áreas de atuação

1. Campos de Coordenação.
2. Não-Metais e Seus Compostos.
3. Compostos Organo-Metálicos.
4. Determinação de Estrutura de Compostos Inorgânicos.