Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Química de Heterociclos

NÚCLEO DE QUÍMICA DE HETEROCICLOS (NUQUIMHE)

http://www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8088308853147595 Pesquisa Em Atividade

Contato:

marcos.nuquimhe@gmail.com (55) 3220 8756 Prédio:15A
Notícias nuquimhe
Defesas de Doutorado 2020.1
O NUQUIMHE parabeniza os alunos que realizaram as defesas de Doutorado no primeiro semestre do ano de 2020, e estende as felicitações aos seus orientadores pelo trabalho concluído.   Aluno: Bruna Luiza Kuhn Tese intitulada: Propriedades Termofísicas e…
09/07/2020 – 17:06
EVENTOS DO PROJETO CAPES/PRINT NANOMATERIAIS (2019)
I Evento CapesPrInt Nanomateriais   Visita do Professor Carlos Afonso (Universidade de Lisboa – Portugal)   Durante os dias 15 e 28 de novembro a instituição recebeu a visita do…
06/04/2020 – 00:51
Seminário: “Identification, data collect, solution and refinement of organic twinned crystal structures”
O grupo NUQUIMHE convida a todos para assistirem o seminário do aluno de doutorado Fellipe Freire dos Santos de Farias, orientado pelo Prof. Dr. Marcos Antonio Pinto Martins.    …
12/03/2020 – 14:09
Defesas de Mestrado 2020.1
O Grupo NUQUIMHE parabeniza os alunos que realizaram a defesa de suas teses de mestrado no primeiro semestre de 2020, estendendo também as felicitações aos seus respectivos orientadores.  No dia…
04/03/2020 – 12:54
Seminário do professor Silvestre Grzibowski
Nesta sexta-feira (04/10/2019), prosseguindo com nossos seminários semanais, teremos a apresentação do Professor Silvestre Grzibowski, do Departamento de Filosofia, com o seminário intitulado: “Uma abordagem do ser do ego a partir da…
04/10/2019 – 11:34
Seminário: “A jornada da Ciência e o papel do Pesquisador”
Dando prosseguimento aos seminários dos pesquisadores do NUQUIMHE, envolvidos no projeto CAPES/PrInt, teremos no dia de hoje (13/09/2019) a apresentação do pesquisador Marcos A. P. Martins. O seminário está intitulado:…
13/09/2019 – 14:52

Apresentação

Histórico

NUQUIMHE, Núcleo de Química de Heterociclos está localizado no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul – Brasil) e é composto por 4 professores pesquisadores e aproximadamente 50 estudantes (Pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica).

O NUQUIMHE foi formado em 1990, após estágios de pós-doutorado de Marcos A. P. Martins e Nilo Zanatta, nas áreas de Química de Heterociclos e RMN Multi-Nuclear, na Universitat Stuttgart e na Bruker (Karlsruhe) Alemanha, respectivamente.

Em 1993, foi incorporado ao NUQUIMHE Hélio G. Bonacorso, após seu doutorado na Alemanha (Universitat Stuttgart) na área de Química de Heterociclos.

Em 1995, era implementada a infraestrutura de análise de compostos orgânicos, através de financiamento junto a FINEP/PADCT e da GTZ/Alemanha, de dois equipamentos de RMN Multinuclear, de 400 MHz (1H) e de 200 MHz (1H).

Assim, o grupo estava estabelecido, e representado com o seguinte logotipo:

Em 2009, foi incorporada ao NUQUIMHE Clarissa Piccinin Frizzo, após seu doutorado na Universidade Federal de Santa Maria.

Após 25 anos de funcionamento, o NUQUIMHE produziu mais de 300 publicações, reviews (3 Chemical Reviews) e diversos capítulos de livro. Na formação de recursos humanos, já graduou mais de 120 alunos, entre mestres e doutores.

Os principais interesses do grupo de pesquisa estão centrados na química de heterociclos com ênfase especial no desenvolvimento de novos precursores, métodos sintéticos, procedimentos “verdes”, utilização de líquidos iônicos e estudo estrutural e supramolecular de compostos orgânicos.

Recentemente o grupo de pesquisa tem introduzido novos conceitos no seu escopo:

  • Complexidade – propriedades emergentes; estudo das energias envolvidas em interações intermoleculares e análise topológica de compostos orgânicos.
  • Síntese, propriedades e aplicação de Líquidos Iônicos.

Em 2015, em vista da ampliação ocorrida no grupo em relação as áreas de estudo, a necessidade de um novo logotipo surgiu. Após a análise de diversas propostas, o novo logo abaixo foi selecionado.

Nesse novo logo, abordamos tanto as já consolidadas como as novas áreas de trabalho do grupo com um conceito minimalista.

Elementos do novo logotipo:

  • QUIM representada como uma molécula dentro de uma cela unitária. Representação da química molecular (ligações covalentes) como centro de tudo.
  • Desta molécula partem interações intermoleculares para unir o NU e o HE, demonstrando a emergência. Representação da química supramolecular.
  • Com esta analogia temos a química como centro e dela partem as interações para o Núcleo de Heterociclos.
  • A sombra em NU e HE representam a próxima etapa, a aplicação. E uma metáfora do futuro, dos novos desafios do grupo.

 

O grupo NUQUIMHE (Núcleo de Química de Heterociclos) está localizado no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul), como mostrado no organograma a baixo.