Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ATENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL NA SAÚDE DOS TRABALHADORES

ATENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL NA SAÚDE DOS TRABALHADORES

Extensao Em Atividade

Apresentação

Este projeto apresenta a proposta de ações extensionistas a serem desenvolvidas junto ao CEREST/Região Centro. Estas, buscam envolver acadêmicos do Curso de Terapia Ocupacional da UFSM, docentes, e integrantes da equipe do serviço em práticas destinadas aos trabalhadores atendidos pelo CEREST.

As ações objetivam promover práticas terapêuticas ocupacionais em saúde do trabalhador, direcionadas à prevenção de doenças e/ou acidentes de trabalho, bem como na reabilitação de trabalhadores afastados de suas atividades de trabalho. Também, desenvolver ações que auxiliem na reabilitação dos trabalhadores afastados de suas atividades de trabalho; propor atividades educativas em saúde do trabalhador; estimular a realização de visitas técnicas, junto ao Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador; promover ações em consonância à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Para isso, serão desenvolvidas ações junto aos três núcleos que constituem o CEREST: Educação, Vigilância e Assistência. Para cada Núcleo, atividades específicas serão realizadas: palestras, elaboração de materiais informativos, visitas técnicas e atendimentos individuais e grupais aos trabalhadores afastados de suas atividades por motivo de doença ocupacional ou acidentes de trabalho.

O período de execução será de setembro de 2021 a dezembro de 2025. Pretende-se contribuir para a formação técnico-científica dos discentes envolvidos, bem como fornecer subsídios para a população atendida, de forma a colaborar com a transformação da realidade social e de saúde dos trabalhadores.

Através da oferta de serviços especializados, aspira-se cooperar para a ampliação e/ou desenvolvimento de ações locais e regionais que atentem para as condições de saúde dos diferentes trabalhadores.