Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Discurso, sujeito, sociedade e mídia no Laboratório Corpus



Dez jornadas de trabalho no segundo semestre de 2012, sob a denominação de XIX Seminário Corpus. É o propósito do Laboratório Corpus – Estudo de Fontes da Linguagem, vinculado ao PPGL – Programa de Pós-Graduação em Letras/CAL/UFSM. Depois da recente (17/09) presença da renomada pesquisadora da Análise de Discurso, Profª. Dr. Eni P. Orlandi; agora foi dado início, na última segunda-feira (29/10), à intensa programação prevista até dezembro/2012. A primeira jornada desta sequência de segundas-feiras foi realizada no mini-auditório do PPGL e contou com duas convidadas muito especiais na abertura dos encontros que serão semanais.

DSC018161-300x224.jpg

Sob a coordenação das professoras Amanda Eloína Scherer e Verli Petri, o evento iniciou às 14h, com uma conferência com a Profª. Dr. Lucília Maria Souza Romão (USP/Ribeirão Preto), sob o título Arquivo e Rede Eletrônica: o Discurso no Pergaminho Digital; já no segundo momento, às 16h, criou-se o espaço interativo denominado Conversas com o Pesquisador, no qual a Profª Dr. Vanise Medeiros, do Laboratório Arquivos do Sujeito, da Universidade Federal Fluminense (LAS/UFF) respondeu a questões teórico-analíticas dos acadêmicos, pesquisadores e professores do Laboratório Corpus.

As questões urgentes do mundo em tempo real, o reinado do on-line, foi o tema abordado pela profª Lucília Romão, “este é o século que não dorme mais, está on-line o tempo todo”, disse ela. Apresentou elementos da nova topologia de redes e suas fragmentações que interagem simultaneamente e mobilizam sujeitos “na ilusão de uma suposta completude no lugar em que há fragmentos e arquivos em dispersão”. Para a pesquisadora “a navegação na malha digital é a soma de trajetos contínuos no fluxo sem-fronteiras, que poderia levar o sujeito a toda parte e, no avesso, a parte alguma”.

DSC01818-300x224.jpg

Por sua vez, a Profª Dr. Vanise Medeiros trouxe questões inerentes à trajetória do pesquisador a partir de sua experiência pessoal e de sua paixão pela “Língua”, perpassando questões teóricas e sempre complexas que têm norteado suas investigações científicas. A pesquisadora, além de ser uma respeitada especialista em História das Ideias Linguísticas, particularmente no tocante ao contexto brasileiro dos anos 50 do século XX, tem se debruçado sobre temas inerentes à violência urbana, notadamente à inscrição de movimentos advindos de classes sociais não favorecidas em resposta à violência policial na mídia.

DSC01819-300x224

No encerramento dos trabalhos, o estudante Jonathan Guilherme Pires dos Santos homenageou as convidadas e emocionou a todos com uma apresentação da Suíte nº 01, de J. Sebastian Bach, Violoncelo, em seis movimentos.

Para quem o tempo não para, a jornada continua. A próxima conferência será com a Profª Dr. Cláudia Castellanos Pfeiffer, dia 05 de novembro, segunda-feira, às 8h30min, com o tema Instrumentos Linguísticos, Ensino e Políticas Públicas: uma relação na HIL – História das Idéias Linguísticas. À tarde, a partir das 14h, realiza-se o encontro Conversas com o Pesquisador. As inscrições podem ser feitas no labcorpus@hotmail.com, vagas limitadas, o local é o mini-auditório do PPGL, sala 3223, prédio 16, CE, e não serão realizadas inscrições na hora.

DSC01820-300x224.jpg

 

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes