Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Um pouco sobre a professora Cláudia Pfeiffer

A terceira jornada de trabalho que compõe o XIX Seminário Corpus – 2012, nesta segunda-feira, 05 de novembro, conta com a presença da Prof.ª Dr. Cláudia Regina Castellanos Pfeiffer que proferirá palestra intitulada “Instrumentos Linguísticos, Ensino e Políticas Públicas: uma relação na História das Idéias Linguísticas” e que participará da sessão Conversa com Pesquisador.

A Prof.ª Dr. Cláudia Pfeiffer é bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1991), concluiu seu mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, ambos sob orientação da Prof.ª Dr. Eni Puccinelli Orlandi, respectivamente nos anos de 1995 e 2000. Desde 1996, exerce suas atividades científico-acadêmicas no Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB/NUDECRI/UNICAMP), na carreira de Pesquisador da Universidade Estadual de Campinas – Carreira Pq. Especializada em Análise de Discurso, atua, principalmente, nas seguintes linhas: análise de discurso, saber urbano e linguagem, ensino, história das idéias linguísticas e divulgação científica. É docente credenciada como professor pleno, na área da história das idéias linguísticas, do programa de pós-graduação em Linguística no IEL/Unicamp. Seu trabalho está vinculado às seguintes Linhas de Pesquisa: Estudos da língua, escrita e cidade; Análise histórico-discursiva da linguagem na cidade e História das Idéias Linguísticas. Em julho de 2012 foi eleita coordenadora do GT de Análise de Discurso da Anpoll pelo biênio 2012/2014. A Drª. Cláudia Pfeiffer é pesquisadora principal no Projeto Fapesp Generation of Alcohol Production Scenarios as Support for the Formulation of Public Policies Applied to the Adaptation of the National Sugar and Alcohol Industry to the Climate Changes (AlcScens) (2010 – 2014); é pesquisadora no projeto Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas de Saúde (2010-atual) e no projeto O manual e o ensino da língua portuguesa: uma questão de política linguística (2010-atual). A pesquisadora Cláudia Pfeiffer é responsável pela organização de publicações ligadas à linguística e ao ensino, bem como por inúmeros capítulos e livros publicados de grande interesse para área de Letras.