Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

LABORATÓRIOS EM REDE, Corpus realiza 1º Seminário de pós-doutorandos em Linguística



Além de Conferência com Eduardo Guimarães, mesas temáticas e lançamentos de livros movimentaram um dia inteiro de muito trabalho entre pesquisadores.

 

DSC02599-300x225O Laboratório CORPUS – Fontes de Estudo da Linguagem realizou na sexta-feira (10), no mini-auditório do PPGL/UFSM (Programa de Pós-Graduação em Letras) mais um encontro da série LABORATÓRIOS EM REDE, desta vez com a primeira edição promovida por e com a participação de pós-doutorandos em Linguística. A abertura solene teve mesa composta com o prestígio do reitor Felipe M. Muller; do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Hélio Leães Hey; do diretor do CAL-Centro de Artes e Letras, Pedro Brum Santos; da coordenadora do PPGL, Márcia Cristina Correa; do chefe do Departamento de Letras Clássicas e Linguística, Enéias Tavares; e Amanda Eloína Scherer, coordenadora do Laboratório promotor do evento.

 

DSC02601-300x225O diretor Pedro Brum manifestou entusiasmo não apenas com a realização do evento, como pela capacidade de mobilização dos pesquisadores, observando o auditório lotado com representantes de instituições UNIPAMPA, UNOCHAPECÓ, UNICENTRO, UFFS, UPF, UNICAMP, UFF-RJ, USP-RP, UNIVAS, entre outras. O Diretor lembrou dos primeiros movimentos para criação do Laboratório Corpus, quando qualquer projeção fazia parte de sonhos e de muito trabalho como desafio para se chegar ao estágio atual, de maturidade no quadro de pesquisadores e de suporte financeiro às linhas de pesquisa, já que nesse ano o Laboratório completa 14 anos.

 

DSC02641-300x225O Magnífico Senhor Reitor elogiou a organização do evento e a contribuição decisiva que os pesquisadores vêm oferecendo para a consolidação e o crescimento da avaliação institucional do PPGL. O Reitor, mais uma vez, comprometeu-se com o projeto de criação do Centro de Documentação e Memória, a partir de iniciativas como a que compõem o legado constituinte do Fundo Documental Neusa Carson. As autoridades presentes à mesa de abertura fizeram referências ao prof. Dr. Eduardo Roberto Junqueira Guimarães (UNICAMP), renomado intelectual na área de estudos linguísticos que faria a Conferência de Abertura do evento.

 

SAM 3407-300x225Na continuidade, o conferencista versou sobre o tema “o conhecimento sobre a língua: percursos na história da política de línguas no Brasil”. A questão da complexidade da temporalidade é para o autor objeto de reflexão para pensar uma nova configuração do espaço no presente do acontecimento. Para ele “a disputa sobre a verdade das coisas do mundo não é uma questão científica” o que deve estar no centro do embate teórico é “pensar politicamente o que ‘isso’ significa?” de maneira que busquemos alcançar a compreensão de um conhecimento por um determinado percurso metodológico que nos permita chegar ao procedimento analítico.

 

SAM 3403-300x225Durante o dia, os trabalhos foram divididosem mesas coordenadas por Prof. Dr. José Simão Sobrinho (UFFS), Profª Dr. Graziela Lucci de Ângelo (UFSM), Profª Dr. Carme Regina Schons (UPF).

 

A primeira edição do SEMINÁRIO DE PÓS-DOUTORANDOS EM LINGUÍSTICA culminou na Feira do Livro, no início da noite, mais uma vez com grande prestígio, em coquetel de lançamento de livros da Editora da UFSM e de obras produzidas por pesquisadores do Corpus, entre eles, Amanda Scherer (Professora Homenageada da Feira do Livro de 2013) , Verli Petri e Caciane Medeiros.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-771-1288

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes