Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Luiza Greff recebe “Prêmio 40 Melhores” do 28º Salão de Iniciação Científica da 28ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM

Luiza Greff, graduanda em Letras na Universidade Federal de Santa Maria, integrante do Laboratório Corpus, bolsista de Iniciação Científica, financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), com trabalho vinculado ao projeto “História e Memória: o imaginário sobre a língua no/do Brasil” e desenvolvido sob orientação da Prof.ª Dra. Amanda Eloina Scherer, está entre os 40 premiados com melhores trabalhos apresentados no 28º Salão de Iniciação Científica na 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) realizada outubro de 2013.   O trabalho premiado, intitulado “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada: Discurso e Memória Social”, pode assim ser resumido nas palavras de Luiza: “o objeto de estudo é constituído pela obra “Quarto de Despejo – diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus editada em 1960 pela (hoje extinta) editora Paulo Azevedo LTDA. Nele estamos recortando alguns fragmentos que consideramos importantes para tratarmos da problemática da memória como questão teórica. Nosso suporte teórico e analítico tem por base a Análise de Discurso de linha francesa que, no Brasil, toma como referência o trabalho de Eni Orlandi, importante estudiosa da linguagem, sobretudo no tocante às reflexões sobre a constituição da subjetividade no discurso urbano. No campo francês, estamos nos apoiando nos estudos de Davallon (1999) e Halbwachs (1990) no que diz respeito ao domínio de memória como constitutivo do acontecimento histórico”. Seu objetivo é compreender como o discurso literário de Carolina Maria de Jesus em seu livro de estréia, “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada” pode ser tomado como um relato de memória social.   A cerimônia de entrega dos certificados pelo Magnífico Reitor aos premiados acontece dia 27 de novembro de 2013, às 11 horas, na Sala 218 da Reitoria – Campus Universitário.  Além do certificado entregue os acadêmicos, com vínculo acadêmico no 1º semestre de 2014, serão “Representantes da UFSM na Jornada Nacional de Iniciação Científica”, evento que acontece na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, cuja 66ª edição acontece entre os dias 22 e 27 de julho de 2014, no Campus Sede da Universidade Federal do Acre – UFAC, na capital Rio Branco.       Luiza Greff, graduanda em Letras na Universidade Federal de Santa Maria, integrante do Laboratório Corpus, bolsista de Iniciação Científica, financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), com trabalho vinculado ao projeto “História e Memória: o imaginário sobre a língua no/do Brasil” e desenvolvido sob orientação da Prof.ª Dra. Amanda Eloina Scherer, está entre os 40 premiados com melhores trabalhos apresentados no 28º Salão de Iniciação Científica na 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) realizada outubro de 2013.   O trabalho premiado, intitulado “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada: Discurso e Memória Social”, pode assim ser resumido nas palavras de Luiza: “o objeto de estudo é constituído pela obra “Quarto de Despejo – diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus editada em 1960 pela (hoje extinta) editora Paulo Azevedo LTDA. Nele estamos recortando alguns fragmentos que consideramos importantes para tratarmos da problemática da memória como questão teórica. Nosso suporte teórico e analítico tem por base a Análise de Discurso de linha francesa que, no Brasil, toma como referência o trabalho de Eni Orlandi, importante estudiosa da linguagem, sobretudo no tocante às reflexões sobre a constituição da subjetividade no discurso urbano. No campo francês, estamos nos apoiando nos estudos de Davallon (1999) e Halbwachs (1990) no que diz respeito ao domínio de memória como constitutivo do acontecimento histórico”. Seu objetivo é compreender como o discurso literário de Carolina Maria de Jesus em seu livro de estréia, “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada” pode ser tomado como um relato de memória social.   A cerimônia de entrega dos certificados pelo Magnífico Reitor aos premiados acontece dia 27 de novembro de 2013, às 11 horas, na Sala 218 da Reitoria – Campus Universitário.  Além do certificado entregue os acadêmicos, com vínculo acadêmico no 1º semestre de 2014, serão “Representantes da UFSM na Jornada Nacional de Iniciação Científica”, evento que acontece na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, cuja 66ª edição acontece entre os dias 22 e 27 de julho de 2014, no Campus Sede da Universidade Federal do Acre – UFAC, na capital Rio Branco.