Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Laboratório Corpus promove Seminário de Pesquisa sobre Materialismo Histórico na UFSM

Durante a manhã e tarde desta segunda-feira, dia 08 de setembro, realizou-se na UFSM o primeiro de quatro encontros do Seminário de Pesquisa “Materialismo histórico: princípios teóricos e desafios”, coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Dias (LABEURB/Unicamp), em estágio de pós-doutoramento no PPGL/UFSM.   O evento, que tem programação até dezembro, visa discutir textos teóricos sobre Materialismo Histórico importantes para a Análise de Discurso e para a História das Ideias Linguísticas, reunindo membros de grupos de pesquisa de diferentes universidades brasileiras que trabalham com a temática (FURG e UFRGS (RS), UFFS e UNOCHAPECÓ (SC), UNICENTRO e UFPR (PR), UNICAMP (SP), entre outras).   Este Seminário tem um formato diferenciado, os palestrantes provocam os debates a partir dos textos propostos, promovendo de fato a discussão entre os participantes. Para os encontros de novembro e dezembro, já estão confirmadas as presenças do Prof. Dr. Lauro Baldini (UNICAMP) e Profª. Dr. Ana Zandwais (UFRGS) como debatedores     No primeiro encontro, que teve a participação das professoras Cristiane Dias, Amanda Scherer e Verli Petri, as discussões giraram em torno das contribuições da revista francesa Dialectiques, que circulou entre intelectuais na década de 1960, 1970 a 1980 a partir do estudo de um artigo produzido pelas palestrantes (inédito). Foram abordadas questões como a circulação das ideias, condições de produção do discurso, o sujeito, a ciência, a linguística, a teoria e a prática, a política, a ideologia e a emancipação, todos considerando as questões fundamentais do materialismo histórico.     O próximo encontro, previsto para o dia 13 de outubro, deverá trabalhar as ideias de Louis Althusser e Alain Badiou a partir do estudo e discussão da obra “Materialismo histórico e materialismo dialético”.   O Seminário de pesquisa “Materialismo histórico: princípios teóricos e desafios” é uma promoção do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM) com o apoio do Centro de Artes e Letras e do Fundo de Incentivo à Extensão. A organização do evento é das professoras Amanda Scherer, Verli Petri, Cristiane Dias, Caroline Schneiders e Zélia Viana Paim.   A programação completa do evento que se estende até o final do ano pode ser conferida no site do Corpus http://corpus.ufsm.br   Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do Laboratório promotor do Seminário, o Corpus: labcorpus1@gmail.com.     Durante a manhã e tarde desta segunda-feira, dia 08 de setembro, realizou-se na UFSM o primeiro de quatro encontros do Seminário de Pesquisa “Materialismo histórico: princípios teóricos e desafios”, coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Dias (LABEURB/Unicamp), em estágio de pós-doutoramento no PPGL/UFSM.   O evento, que tem programação até dezembro, visa discutir textos teóricos sobre Materialismo Histórico importantes para a Análise de Discurso e para a História das Ideias Linguísticas, reunindo membros de grupos de pesquisa de diferentes universidades brasileiras que trabalham com a temática (FURG e UFRGS (RS), UFFS e UNOCHAPECÓ (SC), UNICENTRO e UFPR (PR), UNICAMP (SP), entre outras).   Este Seminário tem um formato diferenciado, os palestrantes provocam os debates a partir dos textos propostos, promovendo de fato a discussão entre os participantes. Para os encontros de novembro e dezembro, já estão confirmadas as presenças do Prof. Dr. Lauro Baldini (UNICAMP) e Profª. Dr. Ana Zandwais (UFRGS) como debatedores     No primeiro encontro, que teve a participação das professoras Cristiane Dias, Amanda Scherer e Verli Petri, as discussões giraram em torno das contribuições da revista francesa Dialectiques, que circulou entre intelectuais na década de 1960, 1970 a 1980 a partir do estudo de um artigo produzido pelas palestrantes (inédito). Foram abordadas questões como a circulação das ideias, condições de produção do discurso, o sujeito, a ciência, a linguística, a teoria e a prática, a política, a ideologia e a emancipação, todos considerando as questões fundamentais do materialismo histórico.     O próximo encontro, previsto para o dia 13 de outubro, deverá trabalhar as ideias de Louis Althusser e Alain Badiou a partir do estudo e discussão da obra “Materialismo histórico e materialismo dialético”.   O Seminário de pesquisa “Materialismo histórico: princípios teóricos e desafios” é uma promoção do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM) com o apoio do Centro de Artes e Letras e do Fundo de Incentivo à Extensão. A organização do evento é das professoras Amanda Scherer, Verli Petri, Cristiane Dias, Caroline Schneiders e Zélia Viana Paim.   A programação completa do evento que se estende até o final do ano pode ser conferida no site do Corpus http://corpus.ufsm.br   Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do Laboratório promotor do Seminário, o Corpus: labcorpus1@gmail.com.