Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

UFSM sedia evento internacional “Laboratórios em Cooperação” na sexta-feira

Na sexta-feira (24), a UFSM, por meio do Laboratório Corpus (Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Artes e Letras), sedia o evento Laboratórios em Cooperação: Relações entre Brasil e França. Na oportunidade serão realizados os lançamentos de três obras: Textecendo Discursos na Contemporaneidade, Ressonâncias de Pêcheux em Nós, Discurso e Sujeito: Trama de Significantes e seis números de três diferentes periódicos: Letras e Fragmentum, ambos da UFSM, e Gragoatá, da UFF.   O Laboratórios em Cooperação é um grande evento envolvendo quatro instituições: uma francesa, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (Paris) e três brasileiras, UFSM, Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ) e Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP (Ribeirão Preto, SP).   As publicações que estarão sendo lançadas são resultado de projetos realizados em parceria dos quatro laboratórios cooperados: Laboratório de Fontes de Estudos da Linguagem, o Corpus (UFSM), Laboratório Arquivos do Sujeito (UFF – Niterói, RJ), Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimento (FFCLRP/ USP – Ribeirão Preto, SP) e o Laboratoire d’Histoire des Théories Linguistiques (Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3).   Em cada cidade brasileira haverá uma intensa programação em um dia de outubro (dia 20 em Niterói, 22 em Ribeirão Preto e 24 em Santa Maria). Em todas será realizada uma conferência sobre as ciências da linguagem com os professores franceses Christian Puech e Jean-Marie Fournier, uma mesa redonda que conta com a participação de professores dos quatro laboratórios das instituições participantes, além de uma mostra de trabalhos em andamento com a apresentação de pesquisas.   O primeiro evento envolvendo os quatro laboratórios e instituições universitárias foi a Journée d’étude Langue, discours, histoire, realizado na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, em Paris, no dia 23 de abril de 2014, com a participação de estudantes, pesquisadores e professores brasileiros da UFSM, UFF e FFCLRP/USP, que estiveram reunidos com os professores Puech e Fournier.   A coordenação do Laboratórios em Cooperação é das professoras Amanda Scherer (UFSM), Bethania Mariani (UFF), Lucília Sousa (FFCLRP/USP), Silmara Dela Silva (UFF), Vanise Medeiros (UFF) e Verli Petri (UFSM).   Informações pelo e-mail labcorpus1@gmail.com ou na página do evento.   Obras e periódicos lançados no evento:   – Textecendo discursos na contemporaneidade, Pedro & João Editores, organizado por Ane Ribeiro Patti, Daiana Faria, Daniela Giorgenon, Dantielli Assumpção Garcia e Lucília Maria Abrahão e Sousa. – Ressonâncias de Pêcheux em nós, Pedro & João Editores, organizado por Dantielli Assumpção Garcia, Fernanda Correa Silveira Galli, Jonathan Raphael Bertassi da Silva, Lucília Maria Abrahão e Sousa, Maria Luísa Lopes Chicote e Thaís Harumi Manfré Yado. – Discurso e sujeito: trama de significantes, EdUFSCar, organizado por Lauro José Siqueira Baldini e Lucília Maria Abrahão e Sousa. – Letras n. 48 (2014) – Sujeito, língua e memória, PPGLetras/UFSM, organizado por Vanise Medeiros e Verli Petri. – Letras n. 46 (2013) – Língua, museu e patrimônio, PPGLetras/UFSM, organizado por Amanda Eloina Scherer e Lucília Maria Abrahão e Sousa. – Gragoatá n. 34 (2013) – Análise de discurso e discursos contemporâneos: hegemonias e resistências, UFF, organizado por Vanise Medeiros e Bethania Mariani. – Fragmentum n. 39 (2013) – Homenagem à Leda Bisol: diálogos e perspectivas em Linguística, Laboratório Corpus/PPGLetras/UFSM, organizado por Evellyne Costa e Tatiana Keller. – Fragmentum n. 38 v.1 (2013) – A Tragédia Grega: Tradução, Encenação e Crítica, Laboratório Corpus/PPGLetras/UFSM, organizado por Enéias Farias Tavares e Carlos Roberto Ludwig. – Fragmentum n. 38 v. 2 (2013) – The Silence of the Sphinx: Oedipal error and the recovered answer to the riddle, Laboratório Corpus/PPGLetras/UFSM, organizado por Enéias Farias Tavares.