Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Laboratório Corpus terá aula magna na próxima terça-feira com professora da USP

Na próxima terça-feira (7), às 9h, na sala 3223 do prédio 16 do campus da UFSM em Santa Maria, o Laboratório Corpus estará promovendo, juntamente com a Direção do Centro de Artes e Letras, a aula magna de 2015, que será ministrada pela Profª. Véronique Braun Dahlet (USP), cuja a temática será “Enunciação e categoria da pessoa: a identidade e o ser no mundo”.

Véronique Dahlet é professora Livre Docente da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, junto ao Departamento de Letras Modernas da USP (Universidade de São Paulo). A pesquisadora tem Doutorado em Letras Semiótica dos Textos e dos Documentos – Universidade de Paris VII (1990) sob a orientação de Julia Kristeva e pós-doutorado na École Normale Supérieure de Lyon (2011). Além do Brasil, ela foi professora em universidades da Polônia, Portugal, Antilhas e da Guiana e, em Paris, na Sorbonne Nouvelle III.

Atualmente “seus temas de pesquisa remetem à subjetividade e identidade dos sujeitos plurilingues (autobiografias linguageiras)”. As pesquisas da professora Véronique têm um viés para a linguística do escrito e da didática das línguas, especificamente sobre a escrita memorialística. Entre as obras que publicou destacam-se “Ponctuation et Énonciation” (2003) e “As (man)obras da pontuação. Usos e significações” (2006), além de dirigir a publicação “Ciências da linguagem e didática das línguas” (2011).

As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico do Laboratório Corpus: labcorpus1@gmail.com.

Informações pelo fone 3220-8956.

Texto: Fernanda Kieling Pedrazzi