Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

​Laboratório Corpus recebeu professora da UFU no evento “Conversas com o pesquisador”

Na tarde de segunda-feira (18), o Laboratório Corpus do Centro de Artes e Letras (CAL) recebeu a professora Carmen Lucia Hernandes Agustini, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para mais um “Conversas com o pesquisador”. O evento já teve várias edições e sempre reúne professores de todo o Brasil que chegam pela primeira vez na UFSM buscando estabelecer um elo entre pesquisadores visitantes e a comunidade universitária da UFSM ligada ao Laboratório Corpus, Programa de Pós-Graduação em Letras e PET Letras.

A professora Carmen, convidada desta edição do evento, esteve em Santa Maria para participar da banca de doutorado de Maria Iraci Sousa Costa, orientada pela professora Amanda Scherer, e aproveitou a visita a trabalho para falar aos presentes sobre sua experiência nas Letras, na vida e na academia. A pesquisadora tem mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp e hoje atua na docência de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia, pesquisando enunciação, semântica e História das Ideias Linguísticas a partir do ponto de vista gramatical.

Seu relato humanizado reportou sua história de vida, a família, a escolha do curso de graduação, sua relações com professores e pesquisadores neste nível de ensino, sua opção pela pesquisa, o período em que foi bolsista Fapesp e a trajetória de pesquisadora no mestrado, doutorado e pós-doutorado, quando foi orientada/supervisionada por importantes nomes das Letras no país: os professores Eduardo Guimarães e Monica Zoppi-Fontana, ambos da Unicamp.

Ela também fez um apanhado sobre sua inserção no mundo do trabalho, com sua entrada como docente na UFU. Carmen chamou a atenção, ainda, para seus estudos na área da Linguística e pesquisas sobre o linguista francês Émile Benveniste, para o qual tem se dedicado em maior concentração nos últimos tempos e a quem tem grande admiração pelo trabalho e pelo conjunto da obra.

Informações sobre eventos do Laboratório Corpus podem ser obtidas na sua página na internet ou pelo fone 3220-8956. O Laboratório está localizado na sala 3302 do prédio 16 do Campus da UFSM em Santa Maria.

Conversas com o pesquisador

Texto e foto: Fernanda Kieling Pedrazzi