Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

LABORATÓRIO CORPUS: 13 ANOS DE MUITAS REALIZAÇÕES

O Laboratório CorpusLaboratório de fontes de estudos da linguagem comemora, no dia 21 de junho de 2015, treze anos de existência, com muito trabalho e realizações. O Corpus é um laboratório de formação de jovens pesquisadores, nas áreas de Linguística e Letras, tanto nos níveis de graduação como pós-graduação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da mesma forma um laboratório de referência no tocante à história das ideais linguísticas e literárias no sul.

Este Laboratório foi fundado, em 2002, através de recurso advindo de projeto PROCAD/CAPES entre a UFSM e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde então, participa de editais internos e externos e vem com êxito destacando-se como um dos Laboratórios mais contemplados com recursos da UFSM, graças à participação efetiva de seu grupo de pesquisadores.

Em sua estrutura de pessoal, conta, hoje com professores que atuam no Programa de Pós-Graduação em Letras e no curso de graduação em Letras da UFSM, reunindo sob sua égide alunos de graduação, pós-graduação e supervisão de pós-doutorado, totalizando aproximadamente 50 pessoas. Além disso, há uma vasta rede de instituições conveniadas, com as quais se realizam eventos e publicações conjuntas, dentre as quais se destacam em nível nacional: a UFF (RJ), a UNICAMP (SP), a USP-RP (SP), a UNICENTRO (PR), a UFFS (SC), a UPF (RS), etc.; em nível internacional: Universidade de Franche-Comté (Besançon, FR), Instituto de Textos e Manuscritos Modernos – ITEM-ENS-CNRS (Paris, FR), Sorbonne Nouvelle (Paris, III e VII), etc.. Através de projetos conjuntos, reúne pesquisadores envolvidos em seus temas centrais, tais como a disciplinarização e institucionalização das Ciências da Linguagem no sul do Brasil, a descrição e interpretação de instrumentos linguísticos que nos constituem como falantes da língua portuguesa, a história das línguas que fazem da região um celeiro linguajeiro de experiência com a palavra e mais recentemente com a fundação de uma política de memória através da criação de Fundos Documentais, o que promove a integração entre a graduação e a pós-graduação, o que se concretiza não somente através das orientações, mas também pela inserção de alunos de diferentes níveis em seminários e grupos de estudo, estabelecendo relações interinstitucionais.

O Corpus conta com um acervo histórico com obras raras e acervo bibliográfico constantemente atualizado, bem como com uma publicação própria, desde a sua fundação, constituída pela Coleção Fragmentum, que, a partir de 2016, terá uma periodicidade semestral. A partir dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório Corpus, foi criado, em 2010, o PET Letras: Grupo de Programa de Educação Tutorial do curso de graduação em Letras, integrando às atividades de pesquisa, ensino e extensão, vem desenvolvendo ações importantes com a comunidade universitária e com a comunidade em geral, o que dá visibilidade ao que é feito no interior do grupo.

Para o ano de 2015, a criação e institucionalização de Fundos Documentais foi eleita como a ação conjunta prioritária, o que deverá integrar o Centro de Documentação e Memória, que está em fase de constituição, e que já possui um espaço provisório no prédio do Centro de Artes e Letras onde foi instalado o arquivo deslizante para o armazenamento correto do acervo documental da pesquisadora e linguista Neusa Carson, equipamento adquirido com recurso do Edital Pró-Equipamentos CAPES/2014.

Em seus 13 anos de existência e pleno funcionamento, o Corpus vem respondendo à necessidade de formação de novos pesquisadores e constitui-se em um centro de pesquisa, que tem como objetivo disponibilizar para as comunidades interessadas e para o conhecimento do Rio Grande do Sul, bancos de dados até hoje dispersos e/ou ainda não sistematizados e estudados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3220 8956.

ATUALIZAÇÃO: A TV Campus (UFSM) produziu uma reportagem especial em que relata a comemoração de mais um aniversário do laboratório. A matéria pode ser assistida aqui.