Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Reunião de trabalho do Laboratório Corpus promove projetos em andamento e futuros e oportuniza confraternização entre seus participantes

Na última terça, 30 de junho, o Laboratório Corpus, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria  (UFSM), promoveu um duplo evento, a partir das 17 horas, que lotou o miniauditório do Programa. Além de uma reunião geral de trabalho foi realizada uma comemoração alusiva ao aniversário de 13 anos de existência do espaço do Laboratório.

Na reunião geral de trabalho as professoras Amanda Scherer (CAL/UFSM) e Verli Petri (CAL/UFSM) apresentaram um relato de sua última viagem de estudos à França bem como compartilharam informações sobre as tratativas de um projeto a ser realizado em conjunto com pesquisadores do Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM) e Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França.

Nessa primeira parte também foram apresentados pesquisas e projetos desenvolvidos pelos professores pesquisadores e demais integrantes do Corpus. A professora Larissa Cervo (CAL/UFSM) apresentou a nova fase de um dos periódicos do Corpus, a coleção Fragmentum, que agora tem edições semestrais e novos indexadores.

A professora Caciane Medeiros (CAL/UFSM) apresentou seu projeto voltado análise de imagens fotográficas divulgadas na mídia. O professor Enéias Tavares (CAL/UFSM) relatou ao público seus projetos sobre as pinturas e os livros impressos iluminados de William Blake além de falar sobre a composição do “Centro de Pesquisas William Blake” e sobre o já consolidado “Acervo Michael Phillips”.

A estudante do curso de graduação em Arquivologia do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM, Caroline Knackfuss, orientanda da professora Taís Martins (CAL/UFSM) apresentou o andamento do tratamento documental do Acervo Aldema Menine Mckinney que faz parte do “Centro de Documentação e Memória”, que está em fase de constituição e é ligado ao Laboratório Corpus e Programa de Pós-Graduação em Letras  do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ao fim dos relatos dos trabalhos, o público presente brindou a passagem do aniversário do Corpus, completado no último dia 22 de junho.

comemorações corpus  comemorações corpus 1

comemorações corpus 2             comemorações corpus 3