Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Laboratório Corpus recebe acervo documental e bibliográfico do Fundo Documental Maria Luiza Ritzel Remédios

Na manhã desta segunda-feira, 13 de julho, o Laboratório Corpus do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu o acervo documental e bibliográfico da professora Maria Luzia Ritzel Remédios. No sábado, a professora Amanda Eloina Scherer esteve em Porto Alegre, para reunir-se com o filho de Maria Luiza e separar o material, que foi trasladado para a UFSM ainda no final de semana. Estiveram presentes no recebimento o diretor do CAL, Pedro Brum, a professora Verli Petri (DLV), alunos de graduação em Letras (PETLetras), do mestrado, doutorado e pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM.

20150713 113939

A partir de um Protocolo de Intenção de Doação, de 8 de agosto de 2012, assinado entre João Antônio Remédios e o Laboratório Corpus – Laboratório de Fontes de Estudo da Linguagem, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, ficou firmada a doação do acervo de Maria Luiza Ritzel Remédios elaborado em seus anos de carreira docente em diversas instituições. O lançamento do Fundo Documental Maria Luiza Ritzel Remédios ocorreu no momento de assinatura do Protocolo de Intenção de Doação.

A professora e pesquisadora faleceu em 2012, aos 69 anos, vítima de uma parada cardíaca em Porto Alegre, poucos dias depois de retornar à Santa Maria, sua terra natal, para visitar amigos e ser homenageada na Feira do Livro de Santa Maria. Maria Luiza nasceu em 19 de junho de 1942, em Santa Maria, onde realizou seus estudos primário, secundário e colegial, licenciou-se em Letras (Português-Francês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição agregada à Universidade Federal de Santa Maria (1964). Realizou Especialização (1973), Mestrado (1975); Doutorado (1983) no Programa de Pós Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987). Foi professora desde o ensino médio estadual e particular até a pós-graduação, nível doutorado. Foi professor titular (aposentado) de Literatura Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A educadora publicou diversos livros e ensaios no Brasil e exterior sobre Literatura Portuguesa. É considerada, no meio acadêmico brasileiro e português, uma das mais importantes referências sobre tal tema. Era pesquisadora 1A do CNPq e dispunha de um interessante acervo sobre obras literárias do mundo africano em Língua Portuguesa (entre primeiras edições, correspondência, relatório de pesquisa, manuscritos de ensaios, dois deles, inclusive, ainda inéditos que ela finalizava antes de falecer).

A partir de agora, a documentação de Maria Luiza passará por um trabalho técnico arquivístico e seu acervo será selecionado, higienizado e catalogado para, futuramente, podermos colocar à disposição de interessados. O Fundo Documental Maria Luiza Ritzel Remédios, desde sua implementação, será objeto de estudo, em iniciação científica, mestrado e doutorado, sob orientação de professores que fazem parte da equipe do projeto. Este Fundo dará continuidade ao trabalho realizado com os demais fundos documentais sob custódia do Laboratório Corpus.

Este material que irá compor o Fundo Documental Maria Luiza Ritzel Remédios do Centro de Documentação e Memória do CAL da UFSM e encontra-se temporariamente em duas salas que a direção do Centro colocou à disposição: uma parte está no Gabinete de Projetos e outra, na sala 1200 do prédio do CAL.

A médio prazo, o material doado pela família da pesquisadora poderá ser consultado por pesquisadores de todo mundo. Tal realidade colocará o Fundo Maria Luiza Ritzel Remédios em lugar de destaque no meio acadêmico. Informações sobre o Centro de Documentação e Memória podem ser obtidas na página do Laboratório Corpus na internet, no endereço  http://corpus.ufsm.br/, ou pelo telefone 3220 8956. O Laboratório está localizado na sala 3302 do prédio 16 do Campus da UFSM em Santa Maria

Colaboraram: Fernanda Kieling Pedrazzi, Verli Petri e Zélia Viana Paim.

20150713 090505        DSC04369

DSC04354        DSC04353