Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Integrantes do Laboratório Corpus no XI Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED)



Integrantes do Laboratório Corpus – professores, pós-doutorandos e doutorandos – participaram, no período de 3 e 6 de novembro, do XI Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED) – Veinte años haciendo discursos, sediado pelo Instituto de Linguística da Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires, na capital argentina. O XI Congresso da ALED teve como propósito celebrar os 20 anos de criação da Asociación e promover o debate e a discussão acerca de questões centrais da análise do discurso advindas das distintas disciplinas linguísticas e das ciências sociais.

Os integrantes do Laboratório Corpus apresentaram seus estudos em Mesas Temáticas e Comunicação Individual (Comisión) em diferentes datas e lugares que foram sede do evento na cidade de Buenos Aires.

Simone de Mello de Oliveira apresentou comunicação individual na Comisión- Conceptos teórico-metodológicos sobre el discurso digital, com o estudo intitulado “Arquivos digitais”. Sua participação aconteceu no dia 3 de novembro, terça-feira, às 14h e 45min, no Centro Cultural de la Cooperación (CCC). O resumo de seu estudo está disponível no caderno Resúmenes Comisiones, p. 96.

Simone

Maria Iraci Sousa Costa apresentou comunicação individual na Comisión – Discurso y prácticas pedagógicas, com o estudo intitulado “Um olhar discursivo sobre a produção do conhecimento na gramática”. Sua participação aconteceu no dia 5 de novembro, quinta-feira, às 15h e 15min, no Centro Cultural de la Cooperación (CCC). O resumo de seu estudo está disponível no caderno Resúmenes Comisiones, p. 270.

Iraci

Caroline Mallmann Schneiders coordenou a Mesa Temática – Discursos sobre a língua e o processo de produção do conhecimento no Brasil e apresentou o estudo intitulado “Ressonâncias de uma memória e da história: a língua no/do Brasil”. Sua participação aconteceu no dia 5 de novembro, quinta-feira, às 15h e 30min, no Museo Social Argentino (MSA). O resumo de seu trabalho está disponível no caderno Resúmenes de Mesas Temáticas, p. 122.

Carol

Zélia Maria Viana Paim participou da Mesa Temática – Discursos sobre a língua e o processo de produção do conhecimento no Brasil com estudo realizado com Taís da Silva Martins intitulado “Efeitos de sentido na designação da língua: a política de um nome”. Sua participação aconteceu no dia 5 de novembro, quinta-feira, às 17h e 15min, aula 504, no Museo Social Argentino (MSA). O resumo desse estudo está disponível no caderno Resúmenes de Mesas Temáticas, p. 124, juntamente com a proposta da Mesa Temática e com resumo dos demais componentes da mesma.

Zélia

Verli Petri coordenou a Mesa Temática – A materialidade discursiva nas práticas sociais contemporâneas e a constitução de arquivos e apresentou o estudo realizado com Amanda Scherer intitulado “Materialidades significantes na língua e na história”. Sua participação aconteceu no dia 6 de novembro, sexta-feira, às 16h e 30min, aula 403, no Museo Social Argentino (MSA). O resumo desse estudo está disponível no caderno Resúmenes de Mesas Temáticas, p. 151-152, juntamente com a proposta da Mesa Temática e com resumo dos demais componentes da mesma.

Verli e Carol

Fernanda Kieling Pedrazzi participou da Mesa Temática – A materialidade discursiva nas práticas sociais contemporâneas e a constituição de arquivos com estudo intitulado “Manuscrito de linguistas no arquivo: o traçado pessoal compondo a história contemporânea”.  Sua participação aconteceu no dia 6 de novembro, sexta-feira, às 16h e 45min, no Museo Social Argentino (MSA). O resumo de seu trabalho está disponível no caderno Resúmenes de Mesas Temáticas, p. 152-153.

Caciane Souza de Medeiros participou da Mesa Temática – A materialidade discursiva nas práticas sociais contemporâneas e a constituição de arquivos com estudo intitulado “Arquivo e memória sobre a faixa de gaza: para onde nos leva o discurso?”. Sua participação aconteceu no dia 6 de novembro, sexta-feira, às 17h e 15min, aula 403, no Museo Social Argentino (MSA). O resumo de seu trabalho está disponível no caderno Resúmenes de Mesas Temáticas, p. 153.

Carolina Salbego Lisowski participou da Mesa Temática – A materialidade discursiva nas práticas sociais contemporâneas e a constituição de arquivos com estudo intitulado “O direito à memória: o estado e os arquivos na (re)constituição da “verdade” sobre a ditadura militar no Brasil”. Sua participação aconteceu no dia 6 de novembro, sexta-feira, às 17h, aula 403, no Museo Social Argentino (MSA). O resumo de seu trabalho está disponível no caderno Resúmenes de Mesas Temáticas, p. 153.

O Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED), evento dos mais importantes da área, que ocorre de dois em dois anos em diferentes países da América Latina, teve como marco dos Veinte años haciendo discursos o confronto do estado atual dos estudos da linguagem no contexto latino-americano com as linhas dominantes, para promover a difusão dos avanços no plano internacional. Este XI Congresso da ALED propôs um debate amplo permitindo o intercâmbio de conhecimentos e produções nos distintos campos envolvidos com alcances disciplinares e multidisciplinares.

ALED CCC

folder aled  nós Museu - nós

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-771-956

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes