Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Integrantes do Laboratório Corpus no II Instituto de Estudos Linguísticos

Integrantes do Laboratório Corpus – doutoranda, mestrandos e alunos de graduação – participaram, no período de 09 a 11 de novembro de 2015, do II Instituto de Estudos Linguísticos – Desafios e Tendências na Região Sul, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul e sediado nessa mesma universidade, em Chapecó, Santa Catarina. O II Instituto de Estudos Linguísticos teve como objetivo ser um espaço profícuo para a reflexão teórica sobre a prática científica, para o estudo de temas específicos da ciência da linguagem, para a divulgação de resultados finais ou parciais de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de Letras/Linguística, para a discussão de dissertações e teses concluídas ou em andamento em instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.

Os integrantes do Laboratório Corpus apresentaram seus trabalhos sob forma de comunicação oral em Grupos de Trabalho e ofertando um minicurso.

Jennifer Souza Alvares e Cassius Selvero Pazinato, integrantes do grupo PetLetras, apresentaram o trabalho intitulado “Literatura e cinema: uma conexão cultural dentro da escola”, no GT – Oralidade, Escrita e Ensino: Diferentes Perspectivas.

cassius e jennifer IEL

Maurício Bilião, aluno de Iniciação Científica, apresentou o trabalho intitulado “A produção do conhecimento linguístico nos anos 60 e a criação de um curso de Letras”, no GT – Discurso e Historicidade.

Maurício IEL

Denise Machado Pinto, mestranda do PPGL/UFSM, apresentou o trabalho intitulado “Autovisualização de lutas: o documentário como possibilidade de significar do sujeito segregado”, no GT – Discurso e Historicidade.

Denise IEL

Luisele Munekata de Castro e Thaynara Luiza de Vargas, integrantes do grupo PetLetras, apresentaram o trabalho intitulado “Ressonâncias da disciplinarização da Linguística no ensino de Língua Portuguesa na escola”, no GT – Discurso e Historicidade.

Luisele e Thaynara IEL

Thais Costa da Silva, integrante do Grupo PetLetras, apresentou o trabalho intitulado “O movimento do título no “Dicionário de Porto-Alegrês”, de Luiz Augusto Fischer”, no GT – Discurso e Historicidade.

Thais IEL

Evelise Pereira da Silva. Integrante do grupo PetLetras, apresentou o trabalho intitulado “Os sentidos de “Mulher” no dicionário Aurélio do século XXI”, no GT – Discurso e Historicidade.

Evelise IEL

Kelly Fernanda Guasso da Silva e Luiza Boézzio Greff, mestrandas do PPGL/UFSM, apresentaram o trabalho intitulado “O instrumento no percurso da língua: reflexões iniciais sobre a noção de brasileirismo”, no GT – Discurso e Historicidade.

kelly uffs

Os resumos das comunicações podem ser acessados aqui.

Liana Cristina Giachini (Doutoranda/UFSM) e Luiza Boézzio Greff (Mestranda/UFSM) ofertaram o minicurso “Língua, política e história”, o qual propôs reflexões acerca da construção do objeto teórico língua e o seu funcionamento na história, tomando como eixo as relações entre língua e política, a partir da leitura e análise de diferentes materialidades.

Liana UFSS   LUIZA UFFS