Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Laboratório Corpus recebe professor pesquisador da Universidad de Cádiz

O Professor Juan Manuel Lopez Muñoz da Universidad de Cádiz, Espanha, desenvolve atividades de cooperação científica e acadêmica com a Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil, desde 2010, através de projetos de pesquisa em grupo, formulados em publicações conjuntas, tanto na Espanha, quanto na França e no Brasil.

O Professor Juan Manuel estabelece uma relação de aproximação com o Laboratório Corpus através de projeto de pesquisa que procura traçar a história da Linguística Francesa no contexto brasileiro e espanhol, desde os anos 60, tendo por eixo diretor o estruturalismo.

A partir desse projeto conjunto, o Professor Juan Manuel tem participado das atividades de uma rede de Laboratórios no contexto brasileiro, formada pelos seguintes laboratórios: CORPUS – Universidade Federal de Santa Maria; LAS – Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro); EL@DIS – Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto. A referida rede tem por temática central a reflexão sobre a relação língua, sujeito e história.

O Professor Juan Manuel também é integrante do Comitê Científico da Fragmentum, periódico científico semestral da área de Letras e Linguística, produzido pelo Laboratório Corpus, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da UFSM.

Para a sua estadia, dentro do quadro de mobilidade sênior, por meio do Programa “Salvador de Madariaga”, do Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, da Espanha, realiza estágio num período de três meses na Universidade Federal de Santa Maria, com início em 01 de julho e término em 31 de setembro.

O Programa “Salvador de Madariaga” visa à realização de estágios no exterior de professores universitários e investigadores com larga experiência e trajetória profissional, propiciando a mobilidade com fins de atualização permanentes. Os centros e laboratórios para o estágio requerido devem estar localizados no exterior em universidades de pesquisas na área científica do professor pesquisador.

O professor Juan-Manuel López-Muñoz desenvolve, nestes três meses, um projeto de pesquisa sobre o estudo dos discursos intimidatórios (discursos de ódio, ameaças verbais) nas práticas de redes sociais, numa perspectiva da Análise de Discurso.

De acordo com o professor, a Universidade Federal de Santa Maria foi o lugar eleito para seu estágio de pesquisa no exterior, devido à afinidade de questões teóricas com os pesquisadores do Laboratório Corpus e, também, ao estreitamento das relações acadêmicas, especialmente com a professora Amanda Scherer, que foi quem lhe fez a proposta de realizar estágio de pesquisa no Brasil.

Para a sua estadia, além do desenvolvimento de seu projeto de pesquisa, estão previstas as seguintes atividades:

– ministrar dois seminários de pesquisa, sobre sua temática, para os doutorandos do PPGL/UFSM;

– participar de banca de defesa de tese e de dissertação de mestrado do PPGL/UFSM;

– ser conferencista do XXI Seminário do CELSUL (Círculo de Estudos Linguísticos do Sul) que acontecerá no período de 12 a 14 de setembro de 2016 na UFSM;

– ministrar um minicurso ao grupo PET Letras (Programa de Educação Tutorial) da UFSM sobre o seu tema de pesquisa;

– participar das reuniões de pesquisa com o grupo de pesquisadores do Laboratório Corpus/ PPGL/UFSM;

– organizar o próximo número (2017) da revista Letras do PPGL/UFSM.

Universidade de Cádiz: http://www.uca.es/es/

Programa “Salvador de Madariaga”:

Juan Manuel n