Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Integrantes do Laboratório Corpus participam de seminário na Faculdad de Filosofía y Letras de Buenos Aires

Nos dias 14, 15 e 16 de março de 2018, ocorreu na Faculdad de Filosofía y Letras de La Universidad de Buenos Aires, em Buenos Aires, o Seminário Internacional de Estudios sobre Discurso y Argumentación. O evento contou com conferências, minicursos, simpósios temáticos e sessões de comunicação, conforme programação geral disponibilizada no site do evento: <https://www.sediar.com/ivsediar-port.html> .

Na oportunidade, o Laboratório Corpus esteve representado pelos acadêmicos: Aline Bedin Jordão, Daiane da Silva Delevati, Graciele Turchetti de Oliveira Denardi, Kelly Fernanda Guasso da Silva e Lucas Martins Flores.

O evento constituiu-se pela troca de experiências teóricas e práticas de pesquisa:

A doutoranda Aline Bedin Jordão participou de uma das sessões de comunicaçãodo evento, apresentando o trabalho intitulado “Corpo, sujeito e discurso: reflexões iniciais a partir da análise da polêmica amostra ‘Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira´”, dividindo esse espaço de trocas com o doutorando da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) – Aguimario Pimentel SIlva, e com a doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Bianca Damacena.

As doutorandas Daiane da Silva Delevati e Kelly Fernanda Guasso da Silva participaram do simpósio temático coordenado pelas professoras Ana Zandwais y Gesualda dos Santos Rasia, denominado ST 11 – Discurso e funcionamento, apresentando algumas possíveis aproximações entre os temas a serem abordados em suas teses, por meio do trabalho intitulado “Divisão social do trabalho de leitura: reflexões sobre o sujeito da produção do conhecimento”.

O doutorando Lucas Martins Flores e a Professora Doutora Graciele Turchetti de Oliveira Denardi apresentaram o trabalho “A memória e a história na constituição do discurso sobre si do Gaúcho do/no campo” em sessão de comunicação coordenado por Lucas Martins Flores. O trabalho consiste em um recorte da tese de Graciele (Discursos sobre si do Gaúcho) que continua provocando efeitos e relaciona-se com o que está em desenvolvimento na tese de Lucas (Discursos sobre e do campo).

A seguir, mais alguns registros das participações: