Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Patrono da Feira do Livro de Santa Maria participa de projeto sobre Memória e História com alunos de escola em Silveira Martins

No dia 5 de julho de 2018, ocorreu o encerramento do primeiro núcleo de atividades do projeto “Memória e história como objeto de ensino em uma escola municipal de Silveira Martins”, coordenado pelas Professoras Dr.ª Amanda Eloina Scherer e Dr.ª Taís Martins e desenvolvido por acadêmicos do Curso de Letras Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. O referido projeto busca implementar, por meio de ações  de ensino, junto à turma do 9º ano da Escola Municipal João Frederico Savegnago, localizada em Silveira Martins, uma cultura de resgate histórico, cultural e social das instituições que representam externamente a comunidade de Silveira Martins, sobretudo àquelas ocupadas pela UFSM. Na ocasião os alunos fizeram uma visita guiada pelo Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão – UFSM Silveira Martins, onde, antigamente, funcionava o Colégio Bom Conselho, patrimônio arquitetônico e cultural, cuja a existência data do final do século XIX. Como atividade desse encontro os alunos puderam desfrutar de uma conversa com o escritor santamariense Valter Noal Filho, patrono da Feira do Livro de Santa Maria deste ano. O tema principal da conversa foi o livro Francisco Ricardo – Uma Tragédia Esquecida, de autoria dos escritores Sérgio Faraco e Valter Noal Filho, lançado em 2017, pela editora L&PM. Na obra temos a reconstrução da história do assassinato à queima-roupa do juiz e poeta Francisco Ricardo, no ano de 1927, em Santa Maria, crime que chocou a população em território nacional e que é recontado a partir de documentos, dados e fatos reunidos pelos autores. No final da manhã, os alunos, participantes do projeto, foram contemplados com exemplares do livro e puderam tê-lo autografado. A ideia de trazer Noal para esse espaço vai ao encontro da proposta do projeto, visto que o escritor dedica-se a pesquisa de viagem riograndense e santamariense, especialmente a partir de documentos, fotografias e relatos, no intuito de resgatar a história da região de Santa Maria.

36654839 2104260022919038 771932908741984256 o

36657826 2104269572918083 6678840940334940160 n