Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Primavera de Pesquisas no Sul: evento interinstitucional começa no dia 22 de setembro

O Seminário Interinstitucional promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), em sua segunda edição, “Primavera de pesquisas no Sul: epistemologia e produção do conhecimento em ciências da linguagem”, acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

Devido ao seu âmbito interno, o Seminário Interinstitucional é direcionado para os grupos de estudos e de pesquisas em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas das respectivas instituições. Contudo, os demais interessados também podem participar como ouvintes, solicitando sua inscrição por meio do e-mail do Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (PALLIND), que é pallind2018@gmail.com, informando: nome completo, IES e Orientador (caso não possua vínculo com nenhuma instituição, o participante pode informar o seu último vínculo institucional). Haverá certificação de 20h/a.

Nesta edição, “Primavera de pesquisas no Sul” tem como tema geral a epistemologia e a produção do conhecimento em ciências da linguagem. Trata-se de um evento acadêmico que reúne pesquisadores/convidados brasileiros e estrangeiros, que apresentam reflexões relacionadas à Produção e à Circulação do Conhecimento em Ciências da Linguagem.

Sopram os ventos da nova estação. Como espaço de interlocução e compartilhamento de saberes, teremos três mesas-redondas que também trazem um pouco das sutilezas primaveris. A primavera, enfim, é anunciada! Estamos na expectativa!

O evento será virtual, pela plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube (os endereços serão divulgados oportunamente).

Realização: Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (PALLIND) – Laboratório Corpus/PPGL/UFSM, sob a coordenação de Verli Petri; Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso: entrelaçamentos teóricos e Analíticos (GPTD), sob a coordenação de Maria Cleci Venturini (UNICENTRO/UFPR) e Gesualda dos Santos Rasia (UFPR); Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários (LABELL), sob a coordenação de Maria Cleci Venturini (UNICENTRO/UFPR).

Apoio: UFSM, UNICENTRO, UFPR, CAPES, CNPq, Fundação Araucária e FAPERGS.

Programação do evento:

Dia 22 de setembro de 2021, às 9h. Mesa de abertura – “Saussure: recepção, circulação e disciplinarização” com a Profa. Dra. Amanda Eloina Scherer (PPGL/UFSM) e o Prof. Dr. Estanislao Sofia (PPGL/UFSM);

Dia 23 de setembro de 2021, às 9h. Mesa 2 – “Produção do conhecimento, materialismo: efeitos de sentido em diferentes materialidades discursivas”, com a Profa. Dra. Evandra Grigoletto  (UFPE) e o Prof. Dr. Maurício Beck (UESC);

Dia 24 de setembro de 2021, às 9h. Mesa de encerramento – “Produção e Circulação do conhecimento em Ciências da Linguagem” com o Prof. Dr. Eduardo Guimarães (UNICAMP) e a Profa. Dra. Maria Cleci Venturini (UNICENTRO/UFPR).