Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Laboratório Corpus: há 23 anos formando jovens pesquisadores – uma visita ao futuro prédio dos Laboratórios de Humanidades.

Coordenadora do Laboratório Corpus visita o espaço que será destinado aos Laboratórios da área de humanidades da UFSM.

Na última sexta-feira (06 de novembro de 2022) a coordenadora do Laboratório Corpus – Laboratório de Fontes de Estudos da Linguagem, Profa. Dra. Taís da Silva Martins visitou, juntamente com o diretor do Centro de Artes e Letras, Prof. Dr. Gil Roberto Negreiros e uma equipe de professores pesquisadores, o prédio que abrigará Laboratórios de Humanidades, um empreendimento financiado pela FINEP.

A expectativa é de que ainda neste segundo semestre letivo de 2022 o prédio receba os diversos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão nas áreas das Humanidades, este é um projeto iniciado há aproximadamente uma década e que contou com o apoio de docentes pesquisadores dos Cursos de Letras e do PPGLetras, programa de pós-graduação ao qual o Laboratório Corpus está formalmente vinculado desde o ano de 2002.

Destaca-se ainda que o Laboratório Corpus já formou em 23 anos de existência mais de 300 pesquisadores que hoje trabalham em programas de pós-graduação de diversas IES do Brasil, como por exemplo: Unicamp, UERJ, UDF, UFPEL, Unicentro, UFFSul, UESC, IFFAR, IFSC, entre outras. Atualmente atuam no laboratório 09 professores pesquisadores da UFSM, 15 docentes externos, 14 doutorandos, 06 mestrandos e mais de 30 alunos de graduação.

Entre os projetos desenvolvidos no Laboratório Corpus, destacamos o desenvolvimento do “Vocabulário da pandemia do novo coronavírus”, do grupo PALLIND, vinculado ao projeto apoiado pelo CNPq (processo n. 311475/2017-5), bolsa de produtividade em pesquisa (PQ2), sob responsabilidade da Profa. Verli Petri.

A Escola de Altos Estudos coordenada pela Profa. Amanda Eloina Scherer no Centro de Documentação e Memória da UFSM em Silveira Martins congregando professores e pesquisadores da área de Estudos Linguísticos interessados em discutir sobre a circulação das ideias linguísticas na América no século XX. A II Escola de Altos Estudos acontecerá, na modalidade presencial, nos dias 21 e 22 de novembro de 2022. Trata-se de uma importante ação para a internacionalização da UFSM, posto que teremos convidados internacionais e que as línguas de trabalho serão português, espanhol e francês.

Dentre as ações desenvolvidas pelos integrantes do Laboratório Corpus, salientamos também a importância no contexto nacional e internacional da revista Fragmentum, que é  um periódico científico vinculado ao Laboratório Corpus e ao PPGL,  publicado semestralmente nas versões impressa (ISSN 1519-9894) e on-line (ISSN 2179-2194) e destinado a pesquisadores e estudantes em nível de pós-graduação.

Os professores pesquisadores do Laboratório Corpus- Laboratório de Fontes dos Estudos da Linguagem e os jovens pesquisadores vinculados a este laboratório estão esperançosos em relação à possibilidade do laboratório ocupar um espaço neste importante empreendimento. Já que possibilitará a expansão do espaço físico que temos no prédio 16 e que já não dá conta de abrigar a totalidade de nosso acervo, nossos materiais de pesquisa e mobiliário (9 computadores; 2 scanners sendo um deles em 3D; 1 impressora A4; 1 impressora A5; 1 máquina de xerox; um acervo bibliográfico de 3.543 livros; um acervo de obras raras (456 exemplares); um acervo de revistas através de intercâmbio; um mobiliário que inclui (armários, mesas de trabalho, cadeiras, mesa de reuniões, armários para livros etc.).É importante destacar que recebemos este ano a doação de duas bibliotecas pessoais de professores aposentados dos Cursos de Letras, obras de especialidade e linguística que aguardam um espaço adequado para que possam ser catalogadas e disponibilizadas para consulta. Estar no prédio novo localizado estrategicamente entre a Biblioteca de Humanidades, o CCSH e os prédios do CAL, que contará com um número importante de laboratórios de diversas áreas possibilitará um intercâmbio de ideias e ações ímpares para nossos jovens pesquisadores. E, ainda dará mais visibilidade para as relações interinstitucionais que o Laboratório já possui com Laboratórios parceiros como, por exemplo, o LAS (Laboratório Arquivos do sujeito – UFF) e o ELADIS (Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos – USP/RP) e para as relações internacionais, como as que possuímos com o ITEM, em Paris- FR, e a UCA, em Cádiz-ES.

Registro fotográfico da visita ao prédio dos Laboratórios de Humanidades