Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fundo Documental Neusa Carson

Neusa Coden Martins, filha de Alady Martins e Isabel Coden Martins, nasceu em 27 de julho de 1944 e faleceu em 16 de dezembro de 1987. Sua formação escolar foi em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Fez seu curso primário entre os anos de 1950 e 1955 no Grupo Escolar Cícero Barreto. O primeiro ciclo do curso secundário foi iniciado em 1956 e concluído entre os anos de 1957 e 1960 no Colégio Sant’Anna.

No segundo ciclo, Neusa realizou o CursoClássico no Colégio Estadual Manoel Ribas, entre 1961 e 1963. Em 1965, ingressou no curso de Letras (Base Inglês) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Imaculada Conceição” em Santa Maria. Enquanto aluna de graduação, realizou diversas atividades acadêmicas: participou de encontros e congressos universitários no Rio Grande do Sul e na região sul do Brasil, foi vice-presidente do Diretório Acadêmico Jacques Maritain da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Imaculada Conceição” (gestão 1965/1966), recebeu diploma de Sócia Benemérita do Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria. Ainda nessa época, foi aprovada em concurso público na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde tomou posse como escriturária em 09 de setembro de 1966 e, no ano seguinte, foi designada chefe de seção de divulgação e propaganda. Na passagem ao ano de 1968, Neusa concluiu sua graduação e participou do I Instituto Brasileiro de Lingüística realizado na PUC/RS, quando foi aluna dos cursos ministrados pelos professores Joaquim Mattoso Câmara e Aryon Rodrigues. Posteriormente, na cidade de Santa Maria, freqüentou um curso ministrado pelo professor Aage Johannes Hald Madsen e, no mesmo ano, conforme consta em seu currículo, foi convidada pelo governo dos Estados Unidos para uma viagem ao país. Após esse período de formação universitária, a estudiosa pediu exoneração do seu cargo na Reitoria da UFSM e dedicou-se a atividades de docência, na disciplina de Lingüística, no curso de Letras da UFSM. O ano de 1968 marcou, assim, o início da carreira de Neusa Martins como professora universitária No ano de 1970, Neusa direciona-se para um período de dezoito meses nos Estados Unidos, a fim de realizar seu curso de mestrado, cuja dissertação tem por título Bilingualism in Primary School Children7 e, após seu retorno ao Brasil, em 1972, já como mestre, Neusa Coden Martins foi designada ao cargo de Professor Assistente na UFSM. Ainda no mesmo ano, após o casamento com o economista americano William Edward Carson, passou a assinar o sobrenome do esposo. Em 30 de maio de 1972, recebeu o convite para ministrar a disciplina de Lingüística Aplicada, no Programa de Pós-Graduação da PUC/RS, onde posteriormente assume a disciplina de Morfossintaxe.

Tal vínculo com a universidade católica, possibilita que, no ano seguinte, Carson publique seu primeiro artigo, intitulado O desenvolvimento da linguagem infantil, na REVISTA LETRAS DE HOJE da PUC/RS. A formação da profissional é intensificada após sua estada nos Estados Unidos, entre os anos de 1974 e 1976, quando desenvolveu atividades acadêmicas e realizou pesquisas em Ohio State University e em Kansas University, as quais contribuíram para suas publicações futuras, como a monografia escrita para a obtenção do título de Master of Philosophy, intitulada The problem of classification of South American indian languages e, inclusive, para sua tese de doutorado, intitulada PHONOLOGY AND MORPHO-SYNTAX OF MACUXI (CARIBE). A partir desta, Carson adentra o campo de estudos em descrição de línguas, trabalhando com a descrição do Macuxi, língua indígena, no estado de Roraima. Tal língua é definida e situada territorialmente pela estudiosa da seguinte forma “Macuxi é do tronco lingüístico Caribe, sendo considerada uma língua do grupo leste-oeste da região guianense. Esse grupo se estende além da guiana brasileira, para a Venezuela a oeste e para a Guyana (antiga Guiana Inglêsa), Suriname e Guiana Francesa, para leste”. (Carson, 1983, p.90) Entre os anos de 1978 e 1986, pode ser observado um considerável número de publicações de Carson, que foram constituídas a partir de resultados parciais de suas pesquisas. Ainda na década de 80, no período de 01 de janeiro a 30 de junho de 1985, a professora esteve na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, a fim de realizar seu curso de pós-doutoramento. Nesse período, manteve contato com lingüistas europeus, como B. Pottier e J. H. Robins. Como pesquisadora visitante da Universidade de Berkeley, Carson viajou a países como França, Inglaterra e Alemanha, no intuito de expandir as pesquisas lingüísticas que estavam sendo desenvolvidas. Em instituições como as Universidades de Londres, de Amsterdam e de Copenhage, a autora proferiu um ciclo de palestras durante o mês de março de 1985. Em seus arquivos pessoais, encontram-se esboços de algumas dessas exposições, que consistiram em apontamentos a respeito de aspectos da língua Macuxi, descrevendo não apenas a língua, mas também a cultura de seus falantes. Dentre suas palestras, pode ser salientada uma, em especial, The Amazon languages Preservation Project, proferida na Universidade de Copenhage. Nesta, Carson não somente coloca o propósito de tal projeto – formar pessoal capacitado para a coleta de dados em línguas indígenas – mas também enfatiza a formação de um acervo dessas línguas como uma contribuição para a história cultural do Brasil e da humanidade. Conforme se pode observar nos registros de suas atividades, seu último trabalho teria sido realizado em agosto de 1987, quando a pesquisadora participou de um Seminário sobre Línguas Indígenas da Amazônia nos Estados Unidos.

Na manhã do dia 20 de agosto, no Laboratório Corpus, foi inaugurada uma política de trabalho para a institucionalização de Fundo Documental Neusa Carson no âmbito do Laboratório Corpus – Laboratório de Fontes de Estudo da Linguagem, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. A criação de um fundo documental foi idealizada pela Professora Amanda Eloina Scherer, coordenadora do Laboratório Corpus, com a colaboração da professora do curso de Arquivologia, professora Rosani Pivetta, e da acadêmica de doutorado em Letras, Juciele Pereira Dias, tendo também o apoio do Departamento de Letras Clássicas e Linguística (DLCL) e da Direção do Centro de Artes e Letras (CAL).

A expectativa deste grupo é de que tal iniciativa se transforme num programa de pesquisa capaz de abrigar sob sua égide diversos projetos que visem a legitimar e desenvolver uma prática de trabalho de arquivo sobre a trajetória acadêmica de pessoas que contribuíram para que a UFSM se tornasse a instituição que é hoje. Pela política de fundo documental essa história poderá ser socializada e fazer parte da memória de nossa universidade.

A atividade primeira do Fundo Documental foi aberta pelo diretor do Centro de Artes e Letras (CAL), professor Pedro Brum Santos, e efetivada na oficialização do projeto Fundo Documental Neusa Carson. A formalização desse projeto foi possível com a doação do Arquivo Pessoal da Prof.ª Dr. Neusa Martins Carson a partir da contribuição de seu filho, Hugo Carson, arquivo esse que foi objeto de estudo de Juciele Dias, em iniciação científica (CNPq/PIBIC), sob orientação da professora Amanda Eloina Scherer, em 2006. Naquela oportunidade, o trabalho de pesquisa já contava com a sempre solícita disponibilidade do filho da pesquisadora. Trata-se, portanto, de um projeto que vem sendo trabalhado há mais de cinco anos e que agora se torna uma realidade oficial.
Neusa Martins Carson, a linguista homenageada, foi professora do Curso de Letras da UFSM (anos 60/70/80) e do Curso de Pós-Graduação da PUCRS (anos 70/80). Destacou-se nacionalmente como pesquisadora em descrição linguística sobre línguas presentes no território brasileiro, tendo desenvolvido a gramatização da língua Macuxi, do estado de Roraima.

A reunião de implantação do Fundo Documental Neusa Carson contou com a presença da professora Leila Maraschin, representante do Departamento de Letras Clássicas e Linguística (DLCL) e do Gabinete de Pesquisa Neusa Carson. Também estiveram na reunião inaugural a senhora Arlete Rocha (irmã da homenageada), Isadora Rocha (sobrinha da homenageada e orientanda de pós-graduação da professora Rosani Pivetta), a Professora Verli Petri, as doutorandas Taís da Silva Martins e Caroline Mallmann Schneiders e as mestrandas Daiane Siveris e Maria Iraci Souza, membros da equipe do Laboratório Corpus, que participam da execução do projeto piloto do Fundo Documental.

Passado algum tempo, em 2012, agregou-se ao projeto a pesquisadora profa. Dr. Simone de Mello de Oliveira, pós-doutoranda sob supervisão da professora Amanda Eloina Scherer, que ficou responsável pela coordenação da parte digital do projeto, ou seja, a discussão das questões do projeto à luz das novas tecnologias. Assim como, também ficou responsável pela implementação do projeto de digitalização do acervo da referida professora.

2013

Coordenção Geral:
Profa. Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL/CAL)

Coordenção Executiva:
Profa. Dr. Simone de Mello de Oliveira (PNPD/CAPES – DLCL/CAL)

Pesquisadores
Profa. Dra. Amanda Eloina Scherer (DLCL)
Profa. Dra. Larissa Montagner Cervo (DLV)
Profa. Dra. Simone de Mello de Oliveira (PNPD/CAPES – DLCL)
Profa. Dra. Taís da Silva Martins (DOCFIX/CAPES/FAPERGS – DLCL)
Profa. Dra. Verli Petri da Silveira (DLV)
Profa. Dra. Zélia Maria Viana Paim (PNPD/CAPES – DLCL)

Arquivista
Carla Saldanha da Silva (UFSM)

Técnico Administrativo
Daniela do Canto (SAI/UFSM)
Luiz Fernando (Laboratório Corpus/PPGL)

Doutorandos:
Caroline Lisowisky (PPGL)
Caroline Mallman Sneiders (PPGL)
Débora Aita Gasparetto (PPGAV/UFRGS)
Maria Iraci da Costa (PPGL)

Mestrandos:
Natieli Luiza Branco (PPGL)
George Uilian Monteiro (PPGL)
Carlos Alberto Donaduzzi (PPGART)

Graduandos:
Andrea Capssa (Artes Visuais/UFSM)
Carolina Mello Jacques (Design/UFSM)
Estevan S. Garcia (Artes Visuais/UFSM)
Izabelli de Oliveira Ferreira (Produção Editorial/UFSM)
Kauê Gindri (Artes Visuais/UFSM)
Nairaci Fernandes (Artes Visuais/UFSM)


 

2012

Coordenadores:
Profa. Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL/CAL)
Profa. Dr. Simone de Mello de Oliveira (PNPD/CAPES – DLCL/CAL)

Pesquisadores
Profa. Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL)
Profa. Dr. Simone de Mello de Oliveira (PNPD/CAPES – DLCL)
Profa. Dr. Tânia Regina Taschetto (DLCL)
Profa. Dr. Verli Petri da Silveira (DLV)
Profa. Dr. Zélia Maria Viana Paim (PNPD/CAPES – DLCL)

Doutorandos:
Caroline Lisowisky
Caroline Mallman Sneiders
Juciele Pereira Dias
Maria Iraci

Graduandos:
Ana Paula Alves Correa (PET Letras)
Bruna Cielo (Graduação em Letras)
Carla Saldanha ( Graduanda em Arquivologia)
Guilherme Bizzi Guerra (PET Letras)
Juliana Leão Ribeiro (PET Letras)
Kelly Guasso (IC Cnpq)
Leandro Cardoso de Oliveira (Graduação Letras)
Louise Cervo Spencer (PET Letras)
Luan Rodrigues de Figueiredo (PET Letras)
Natieli Luiza Branco (PET Letras)
Paola Mallet (PET Letras)
Patrícia GAier Martins (PET Letras)
Pricilla Marchiori Mello (PET Letras)
Simone de Moura Sturza (PET Letras)
Thainara Petri Rodrigues (PET Letras)
Vanessa Flores Cavalheiro (PET Letras)
Luana Zanon (IC Fapergs)


 

2011

Coordenadores:
Profa. Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL/CAL)
Profa. Ms. Rosani Beatriz Pivetta da Silva (DD/CCSH)
Profa. Dr. Simone de Mello de Oliveira (PNPD/CAPES – DLCL/CAL)

Pesquisadores
Profa. Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL)
Profa. Ms. Rosani Beatriz Pivetta da Silva (DD – Arquivologia UFSM)
Prof. Dr. Pedro Brum dos Santos (DLV)
Profa. Dr. Simone de Mello de Oliveira (PNPD/CAPES – DLCL)
Profa. Dr. Tânia Regina Taschetto (DLCL)
Profa. Dr. Verli Petri da Silveira (DLV)
Profa. Dr. Zélia Maria Viana Paim (PNPD/CAPES – DLCL)

Doutorandos:
Caroline Lisowisky
Caroline Mallman Sneiders
Juciele Pereira Dias
Maria Iraci

Graduandos:
Ana Paula Alves Correa (PET Letras)
Bruna Cielo (Graduação em Letras)
Guilherme Bizzi Guerra (PET Letras)
Juliana Leão Ribeiro (PET Letras)
Kelly Guasso (IC Cnpq)
Leandro Cardoso de Oliveira (Graduação Letras)
Louise Cervo Spencer (PET Letras)
Luan Rodrigues de Figueiredo (PET Letras)
Natieli Luiza Branco (PET Letras)
Paola Mallet (PET Letras)
Patrícia GAier Martins (PET Letras)
Pricilla Marchiori Mello (PET Letras)
Simone de Moura Sturza (PET Letras)
Thainara Petri Rodrigues (PET Letras)
Vanessa Flores Cavalheiro (PET Letras)
Luana Zanon (IC Fapergs)