Ir para o conteúdo INCT Ir para o menu INCT Ir para a busca no site INCT Ir para o rodapé INCT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do IEE-USP participantes do INCT-GD realizam missão de estudos na UFSM

Uma missão de estudos associada ao INCT-GD está sendo realizada na UFSM entre os dias 16/07 e 20/07 com a participação dos pesquisadores Marcelo Pinho Almeida e José Cesar de S. Almeida Neto, ambos do IEE-USP. Esta missão tem por objetivo discutir e evoluir a normatização brasileira de inversores fotovoltaicos conectados à rede.



Uma missão de estudos associada ao INCT-GD está sendo realizada na UFSM entre os dias 16/07 e 20/07 com a participação dos pesquisadores Marcelo Pinho Almeida e José Cesar de S. Almeida Neto, ambos do IEE-USP. Esta missão tem por objetivo discutir e evoluir a normatização brasileira de inversores fotovoltaicos conectados à rede. Essa normatização está sendo desenvolvida pela Comissão de Estudos de Sistemas Fotovoltaicos (CE-03:064.01), da qual Marcelo Almeida é o secretário, onde também participam os pesquisadores Leandro Michels, Lucas V. Bellinaso, M. Henrique H. Figueira e M. Ricardo J. F. Bortolini da UFSM. O presidente dessa comissão é o Sr. Ildo Bet, também participante do INCT-GD representando a empresa PHB.

Essa comissão delibera sobre diferente normas da área fotovoltaica, com destaque para as seguinte normas que serão estudadas durante essa missão:

PROJETO DE REVISÃO ABNT NBR 16149
Título: Sistemas fotovoltaicos (FV) – Características da interface de conexão com a rede elétrica de distribuição (em andamento)

PROJETO DE REVISÃO ABNT NBR 16150
Título: Sistemas fotovoltaicos (FV) — Características da interface de conexão com a rede elétrica de distribuição — Procedimento de ensaio de conformidade  (em andamento)

PROJETO DE REVISÃO ABNT NBR IEC 62116
Título Procedimento de ensaio de anti-ilhamento para inversores de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica (concluído – consulta pública)

TEXTO-BASE 003:082.001-006
Título: Sistemas fotovoltaicos (FV) – Características e procedimentos de ensaio de 
equipamentos com gerenciamento de baterias e interface de conexão com a rede elétrica de distribuição  (atividades iniciais)  

TEXTO-BASE 003:082.001-007
Título: Sistemas fotovoltaicos (FV) – Condicionadores de potência – Procedimento para  medir a eficiência  (atividades iniciais)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-737-342

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes