Ir para o conteúdo INCT Ir para o menu INCT Ir para a busca no site INCT Ir para o rodapé INCT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

INCT-GD recebe a empresa TAP Energia para ensaios em reguladores de tensão

Nos dias 07 e 08 de novembro a empresa TAP Eletro esteve no INCT/UFSM a fim de acompanhar ensaios realizados com o controle de reguladores de tensão R.U.A. fabricado pela TAP Eletro. A TAP Eletro é parceira da UFSM na execução do projeto de P&D ANEEL Contrato CEEE-D/9952345 CONTROLE DINÂMICO INTELIGENTE PARA REGULADORES DE TENSAO E SISTEMAS SUPERVISÓRIOS (CDIRT) EM AMBIENTE SMART GRID. Os ensaios foram acompanhados pelo Eng. Breno Martins, da TAP Eletro, pelo prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Pereira, atual coordenador do PPGEE da UNISINOS e pesquisador participante do referido projeto de P&D, pelo acadêmico do curso de Eng. Elétrica da UFSM, Konrad Kork Schmidt, pelo prof. Dr. Rafael Gressler Milbradt, pesquisador do projeto atuando no setor de TI, redes e estimação de estados, e pela Coordenadora do projeto Profa. Dra. Luciane Neves Canha. Na ocasião foram realizados testes junto ao simulador em tempo real, OPAL que permitiram identificar ações de melhoria ao controle inteligente desenvolvido pela equipe da UFSM para o controle R.U.A as quais poderão evoluir para realizações das simulações em tempo real: hardware in the loop.



Nos dias 07 e 08 de novembro a empresa TAP Eletro esteve no INCT/UFSM a fim de acompanhar ensaios realizados com o controle de reguladores de tensão R.U.A. fabricado pela TAP Eletro. A TAP Eletro é parceira da UFSM na execução do projeto de P&D ANEEL  Contrato CEEE-D/9952345 CONTROLE DINÂMICO INTELIGENTE PARA REGULADORES DE TENSAO E SISTEMAS SUPERVISÓRIOS (CDIRT) EM AMBIENTE SMART GRID. Os ensaios foram acompanhados pelo Eng. Breno Martins, da TAP Eletro, pelo prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Pereira, atual coordenador do PPGEE da UNISINOS e pesquisador participante do referido projeto de P&D, pelo acadêmico do curso de Eng. Elétrica da UFSM, Konrad Kork Schmidt, pelo prof. Dr. Rafael Gressler Milbradt, pesquisador do projeto atuando no setor de TI, redes e estimação de estados, e pela Coordenadora do projeto Profa. Dra. Luciane Neves Canha. Na ocasião foram realizados testes junto ao simulador em tempo real, OPAL que permitiram identificar ações de melhoria ao controle inteligente desenvolvido pela equipe da UFSM para o controle R.U.A as quais poderão evoluir para realizações das simulações em tempo real: hardware in the loop.  
Importante destacar que as ações realizadas neste projeto de P&D contribuem para o desenvolvimento do projeto estratégico Chamada INCT-GD 03/2017 Sistemas para Operação e Planejamento de Microrredes Incluindo Minigeração, Sistemas de Armazenamento de Energia e Veículos Elétricos – V2G, G2V e V2H, também condenado pela profa. Luciane Neves Canha cujos resultados contribuirão com o controle de tensão inteligente em redes de distribuição através do desenvolvimento em conjunto com a CEEE-D e TAP Eletro do controle para reguladores de tensão.  Espera-se que após testes utilizando o OPAL para simulações do tipo hardware in the loop, o controle possa ser instalado na rede de distribuição da CEEE-D para testes de performance na rede real. Todos os participante da UFSM que acompanharam os testes também fazem parte da equipe do projeto INCT-GT.

Texto disponibilizado pela prof. Luciane Canha, e fotos do seu acervo pessoal.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-737-279

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes