Ir para o conteúdo LABART Ir para o menu LABART Ir para a busca no site LABART Ir para o rodapé LABART
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Integrantes 2005 – 2019



Anelise Vieira Santos Witt | Lattes

Professora na Pós-Graduação em Animação e Arte Digital no Instituto de Educação Superior de Brasília. Doutoranda em Artes Visuais da UnB na linha de pesquisa de Arte e Tecnologia e integrante do grupo de pesquisa em Arte Computacional/UnB.  Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM, na linha de pesquisa de Arte e Tecnologia com bolsa Capes. Possui graduação em Artes Visuais Bacharelado/UFSM. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em vídeo e animação. Realiza trabalhos colaborativos em Gamearte. Realizou estudos no Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes, IENBA – Universidad de la República, UDELAR, mediante Programa ESCALA Estudantil da AUGM (2009/1). Durante a graduação foi bolsista CNPq do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART, e participa do Grupo de Pesquisa em Arte e Tecnologia/ CNPq, e do Grupo de Pesquisa em Arte Computacional/ CNPq. (2007 – 2013)

Andrea Capssa de Lima | Lattes

Doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGART/UFSM (2019 -). Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia PPGART/UFSM (2017) – Bolsista CAPES. Bacharel em Artes Visuais UFSM. Áreas de interesse: história da arte, curadoria, mercado de arte e arte e tecnologia. Integrante do grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq e do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. Sócia proprietária da MOBLANC Galeria e Acervo | Link.

Alice Zanini Siqueira Lattes

Graduanda em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM, com interesse em história da arte. Integrante do Laboratório de Pesquisa Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM.

Camila Zappe | Lattes

Doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGART/UFSM (2019 -). Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia pelo PPGART/UFSM (2018) – Bolsista CAPES. Especialista em Design de Superfície UFSM (2015). Bacharel em Artes Visuais UFSM, com ênfase em Design de Superfície e Estamparia (2010). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq, e do Grupo de Pesquisa em Fotografia/CNPq. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Design de Superfície/CNPq. Áreas de principal atuação: artes visuais, arte e tecnologia e design de superfície. (2007 – 2011)

Carlos Donaduzzi | Lattes

Artista Visual. Doutorando em Artes Visuais no PPGAV/UFRGS (2017 -). Foi bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial B no projeto Neuroarte: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia com pesquisa nas áreas de fotografia e vídeo (2014). Bacharel em Artes Visuais UFSM. Tem experiências nas áreas de animação (stop motion) e fotografia cinematográfica. Integrante do Grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq e do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. 

Claudia Loch | Lattes

Claudia Loch é Doutora pelo PPGART/UnB. Mestre em Artes Visuais pela PPGART/UFSM, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia. Bacharel em Artes Visuais pela UFSM (2007). Participou da exposição coletiva EmMeio#3, no Museu Nacional da República, Brasília/DF (2011), e Narrativas contemporâneas: imagem lugares hibridismos, MASM (2008). Artista premiada no Salão de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul (2009), com a participação de sete obras da série Entidade: Um Olhar A Partir Da Fotografia (2009), incluídas no acervo do Museu de Arte Contemporânea (MARCO). Orienta alunos no Curso de Pós-Graduação lato sensu Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias. Participa de pesquisas e publica trabalhos em anais de eventos e periódicos. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/CNPq, e do MídiaLab/UnB. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia. (2008 – 2010)

Cristina Landerdahl | Lattes

Mestranda em Arte Contemporânea com ênfase em Arte e Tecnologia PPGART/UFSM (2017 -) – Bolsista CAPES. Bacharel em Desenho Industrial pela UFSM (2001). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design, arte contemporânea, tecnologia, edição e manipulação de imagens digitais e ilustração. Foi curadora de 3 exposições na cidade de Santa Maria. Suas áreas de interesse são Arte Contemporânea, Arte e Tecnologia, Arte Digital, Preservação Digital e Preservação em Arte Contemporânea. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, e do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2016 – )

Daniel Jaenisch Lopes Lattes

Graduando em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM. Integrante do Laboratório de Pesquisa Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM.

Darci Raquel Fonseca Lattes

Pós-Doutorado pela Université de Paris 8 Vincennes Saint-Denis. Doutora em Estética, ciências e tecnologia das artes, especialidade em Artes Plásticas/fotografia, pela Universidade de Paris 8. Mestrado em Estética e DEA em teoria e prática fotográfica na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne. Realizou formação universitária em Artes Plásticas e Educação Artística na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo. Expõe no Brasil, na França e em outros paises estrangeiros. Tem suas fotos publicadas em revistas, jornais, cartões postais e uma série de fotos adquiridas pela BNF (Biblioteca nacional da França). Atua nas áreas de fotografia, teoria e prática laboratório analógico e fotografia digital, estética e história da fotografia. Professora pesquisadora na UFSM e coordenadora do Grupo de pesquisa LabFoto/CNPq.

Débora Aita Gasparetto | Lattes

Professora Adjunta no Departamento de Desenho Industrial/UFSM (2015-). Profª Colaboradora junto ao PPGART/UFSM (2017-). Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/ UFRGS (2012 – 2016), em História, Teoria e Crítica de Arte, na linha de pesquisa Relações sistêmicas da arte, com bolsa CAPES/REUNI. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM (2010-2012), na linha Arte e Tecnologia, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, com Bolsa CAPES. Débora é líder de pesquisa do Grupo Design Ciência Tecnologia/Cnpq, que abrange os projetos de pesquisa: NEUROCIÊNCIA E DESIGN DE INTERFACES: PROJETANDO PARA A INTERNET DAS COISAS (Iot) e INTERAÇÃO HUMANO-ANIMAL-COMPUTACIONAL: PRODUÇÃO DE INTERFACES PARA GAMES, bem como do projeto de extensão: DESIGN +. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART, do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, e do Grupo de Pesquisa em Tecnopoéticas, Neuroestética e Cognição/UFRGS. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFSM (2005). Na área de Desenho Industrial desenvolve pesquisa em Interfaces Digitais. Na área de Artes Visuais trabalha em História e Teoria da Arte Contemporânea, com ênfase em Arte e Tecnologia Digital. Em 2014 publicou o livro, O curto-circuito da arte digital no Brasil,  projeto financiado pelo Pro-Cultura RS – FAC das Artes, o qual inclui a organização de entrevistas do e-book, Arte-ciência-tecnologia: o sistema da arte em perspectiva. Atuou como professora junto ao Curso de Comunicação Social UNIJUI-RS (2012). (2009 – 2016)

Dieina Marin | Lattes

Graduada em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM. Bolsista voluntária na disciplina de Apreciação II/Artes Visuais/UFSM e Monitor da disciplina História da Arte II. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART.

Fabiana Fagundes Fontana | Lattes

Mestre em Patrimônio Cultural e Bacharel em Arquivologia pela UFSM. Atuou profissionalmente como Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País A/CNPq realizando a gestão documental do projeto Museu Interativo. Foi professora substituta no curso de graduação em Arquivologia/UFSM, ministrando as disciplinas de Paleografia e Introdução à Arquivologia. Possui conhecimento em gestão arquivística dos documentos, elaborando instrumentos para facilitar e agilizar o acesso e recuperação da informação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: software livre, repositório digital, redes de formação, gestão eletrônica de documentos arquivísticos, preservação digital, computação em nuvem e tecnologias digitais aplicáveis ao ensino-aprendizagem da Arquivologia. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2015 – 2016)

Fabiane Sartoretto Pavin | Lattes

Professora Assistente do Departamento de Teoria e Prática da Educação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Estadual de Maringá/UEM, atuando no Curso de Graduação-Licenciatura em Artes Visuais (2012-). Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia (2010). Bacharel em Desenho e Plástica/CAL/UFSM (2007). Membro do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2005 – 2010)

Felipe Duarte | Lattes

Mestrando em Práticas Artísticas Contemporâneas na Universidade do Porto. Bacharel em Artes Visuais pela UFSM. Possui curso técnico em Eletrônica de Microcontroladores pela Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato de Taquara/RS. Tem experiência na área de Artes Visuais com interfaces digitais. Ao longo de sua graduação teve seu trabalho fotográfico exposto e já trabalhou com assistência de curadoria para exposição. É membro pesquisador do grupo A arte, a ciência e a tecnologia partidárias da criação contemporânea: da fotogenia à hibrigenia; e tem sua pesquisa explora novas tecnologias da imagem. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2013 – 2015)

 

Fernanda Pizzutti Codinotti | Lattes

Mestranda em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia pelo PPGART/UFSM (2018-) – Bolsista CAPES. Artista Visual. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Tem experiência na área de Fotografia e vídeo. É Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. Participa do Grupo de pesquisa em Fotografia/LabFoto. Desenvolve investigação fotográfica na área do retrato.

Fernando Codevilla | Lattes

Doutor em Artes pela UNESP (2015), mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM, na linha Arte e Tecnologia (2011), graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela UFSM (2006). Atualmente é professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Tem experiência em artes visuais, audiovisual e fotografia. Integra o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais – LABART, e o grupo GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências Arte Ciência e Tecnologia/UNESP. (2008 – )

Flávia Botega | Lattes

Mestranda em Patrimônio Cultural PPGPPC/UFSM. Bacharel em Arquivologia UFSM (2014), e, em Artes Visuais Desenho e Plástica UFSM (2010). Atualmente é Técnico em Microfilmagem da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2007 – )

Flávia Queiroz Pereira de Jesus Lattes

Graduanda em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM, com interesse em curadoria, mediação e história da arte. Bolsista PROBIC/FAPERGS (2018) no Laboratório de Pesquisa Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM.

 

Franciele Filipini Santos | Lattes

Doutora em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte/UNB (2015), na linha de pesquisa Teoria e História da Arte – Bolsista Capes. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM (2009), com ênfase em Arte e Tecnologia – Bolsista Capes. Especialista em Arte e Visualidade pela UFSM (2006). Membro suplente do Comitê de Curadoria da ANPAP (Desde 2015) Atualmente participa do Grupo de Pesquisa Modernismo e Discursos Utópicos da UnB/CNPq, e, do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia da UFSM/CNPq. Selecionada pela FUNARTE no Programa de Concessão de Bolsas de Estímulo à Produção Crítica em Artes (dez/2008 a jun/2009), na categoria Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet, que resultou no livro Arte Contemporânea em Diálogo com as Mídias Digitais: Concepção Artística/Curatorial e Crítica. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2005 – 2009)

Giovanna Graziosi Casimiro | Lattes

Doutoranda pela FAU/USP, com pesquisa sobre a Cidade como Interface Museológica. Ex Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos (LPAI) (janeiro/2017 – junho/2017) e Docente no curso de bacharelado em Design Digital (Março/2016 – junho/2017), pelo Centro Universitário SENAC. Curadora e assessora de projeto do estúdio de design de interação, LILO. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM, linha: Arte e Tecnologia. Bolsista Capes. Artista Visual – Bacharel em Desenho e Plástica, pela UFSM. Coordenadora do projeto Art[in]Muzz e com pesquisa voltada para o uso de Realidade Mista nos meios expositivos. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. Membro do Laboratório Os Outros Urbanismos (FAU/USP) e do Grupo de Pesquisa Estéticas da Memória do Século XXI, coordenado pelo Profª. Drª. Giselle Beiguelman. Bolsista FIPE/UFSM, FAPERGS/UFSM, e PIBIC/CNPq. (2009 – 2016)

Greice Antolini Silveira | Lattes

Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia com ênfase em História Teoria e Crítica, – Bolsista CAPES. Bacharel e Licenciada em Artes Visuais Desenho e Plástica UFSM (2008) – Bolsista CNPq (2005-2007). Integrante do Grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, e, do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. Atuou como professora da disciplina de Artes no Colégio Militar de Porto Alegre/CMPA, de 2012 a 2017. (2005 – 2011)

Henrique Telles Neto | Lattes

Professor Titular da Área de Ciências de Sociais Aplicadas UNOCHAPECÓ, SC (2013- atual). Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Design e Gestão da Marca: Branding da UNOCHAPECÓ (2013 – atual). Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia – Bolsista CAPES. Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual UFSM (2004). Integrante do Grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, e, do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. Integrante da comissão avaliadora do XVI Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital – 2012/Fortaleza e 2014/Montevideo. (2007 – 2012)

Juliana Vizzotto | Lattes

Professora adjunta do Departamento de Eletrônica e Computação da UFSM. Possui Graduação em Ciência da Computação pela UCPel (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Ciência da Computação pela UFRGS. Durante o período do doutorado, realizou estágio sanduíche na Indiana University, EUA. Sua tese de doutorado recebeu em 2007 o Terceiro lugar no Concurso Brasileiro de Teses em Computação provido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Foi bolsista PCI do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como analista de sistemas na área de computação aplicada à meteorologia. Seus interesses de pesquisa incluem as áreas de fundamentos da computação e programação. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2016 – )

Leonardo Prietto Burmann | Lattes

Graduando em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM. Integrante do Laboratório de Pesquisa Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM.

Karine Perez | Lattes

Professora adjunta de pintura e desenho no Departamento de Artes Visuais, UFSM, atuando nos Cursos de Graduação em Artes Visuais – Licenciatura Plena e Bacharelado. Doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS – Bolsista CAPES com período sanduíche na Universitat Politècnica de València (Espanha), pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), fomentado pela CAPES. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM – Bolsista CAPES. Graduada em Desenho e Plástica – Bacharelado em Pintura (2005) e Desenho e Plástica – Licenciatura Plena (2007) pela UFSM. Fez intercâmbio na Escuela Nacional de Bellas Artes, IENBA – UDELAR (Uruguai), mediante Programa ESCALA Estudantil da AUGM (2004). Lidera o Grupo de Pesquisa GPICTO – Processos Pictóricos/CNPQ na UFSM. Participa do Grupo de Pesquisa Processos Híbridos na Arte Contemporânea/CNPQ, na UFRGS. Associada da ANPAP, Comitê Poéticas Artísticas – CPA. Artista Visual, pesquisa em Poéticas Visuais, trabalhando pintura, fotografia e tratamento digital. Investiga os seguintes temas: arte contemporânea, processos de criação artística, retrato/autorretrato, ficção/encenação, identidade, subjetividade, memória e corpo. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2010 – 2016)

Laryssa Machado | Lattes

Graduanda de Artes Visuais – Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela UFSM, onde atua como bolsista PROLICEN no projeto Neuroarte: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia. Integrante do Grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, e, do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2013 – 2017)

Luciane Treulieb | Lattes

Graduada em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo pela UFSM (2007), e, mestrado em andamento na Universidad Nacional de Tres de Febrero, Buenos Aires, Argentina. Atualmente é jornalista na Agência de Notícias da UFSM. Tem experiência na área de Produção Audiovisual, com ênfase em Documentários. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2015 – )

Manoela Freitas Vares | Lattes

Doutoranda em Artes Visuais PPGAV/UFRGS (2018 -). Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGART/UFSM (2013) – Bolsista CAPES. Bolsista de apoio Técnico em Extensão no País A no Projeto Neuroarte: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia. Foi Professora Substituta no Curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Santa Maria (08/2017-03/2018), e Universidade Federal do Rio Grande (06/2013-06/2015) e no Curso Pré-Vestibular Popular Alternativa (2013). Desenvolve pesquisa na História da Arte Contemporânea, com evidência aos estudos da Arte e Tecnologia e suas relações com o público interator. Graduada em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM. É integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART, vinculado ao grupo de pesquisa Arte e Tecnologia do CNPq.

Marcos Souto | Lattes

Mestrando em Artes Visuais no PPGART/UFSM, na Linha de Pesquisa Arte e Visualidade. Graduado no Curso de Artes Visuais – Bacharel em Desenho e Plástica na UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Momentos-Específicos de Atuações Poéticas/CNPq. Integrante do Grupo de Pesquisa Arte Impressa/CNPq, membro do Coletivo Estúdio 6 e da Associação de Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2009 – 2011)

Maria Rosa Chitolina Schetinger | Lattes

Pós-Doutora pelo Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996). Mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS (1991). Graduada em Biologia pela UFRGS(1988). É professora titular da UFSM e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: NTPDase, 5-nucleotidase, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase em diferentes doenças em humanos e em modelos experimentais. Atualmente, também está trabalhando em Educação em Ciências, em ensino, aprendizagem e cienciometria. (2011 – )

Nara Cristina Santos | Lattes

Pós-Doutora em Artes Visuais pela UFRJ (2012-2013). Doutora em Artes Visuais pela UFRGS (2004), com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, fez Doutorado Sanduíche na Paris VIII, França (2001). Mestre em Artes Visuais pela UFRGS (1997), Bacharel em Desenho e Plástica Habilitação Desenho Artístico (1990), e Licenciada em Educação Artística Habilitação Artes Plásticas pela UFSM (1988). É Professora do Departamento de Artes Visuais/DAV (1993 -), Centro de Artes e Letras/CAL/UFSM, onde atua no PPGART/UFSM, e nos Cursos de Graduação Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART, e lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/ CNPq. (2005 – )

Natascha Rosa Carvalho | Lattes

Mestranda em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia pelo PPGART/UFSM (2018 -). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo/UFSM (2013). Possui experiência em assessoria de comunicação da ANPAP (2015-2016). Bolsista no Projeto Neuroarte: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia. Assessora de Comunicação na ANPAP. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. 

Pablo Rodrigues | Lattes

Graduando em Artes Visuais – Licenciatura/UFSM. Bolsista na disciplina de História da Arte III/Artes Visuais/UFSM. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2015 – 2017)

Patrícia Carla Mucelin | Lattes

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História pela UDESC. Possui mestrado em História (História, Poder e Práticas Sociais) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2013), formada no curso de Artes Visuais- Bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM (2010). Integra o Laboratório de Imagem e Som (LIS) da UDESC. Tem experiência na área de História com ênfase em História Cultural e História do Tempo Presente e realiza pesquisa com os temas: história e audiovisual, história e moda, plataformas digitais, história e mídia, blogosfera, acervos digitais. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2007 – 2009)

Raul Dotto Rosa | Lattes | Portfólio

Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGART/UFSM (2019 -). Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia PPGART/UFSM (2018) – Bolsista CAPES. Pesquisador no Laboratório de Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais – LABART. Integrante dos Grupos de Pesquisa – Arte e Tecnologia/CNPq; e, Objeto e Multimídia/CNPq. Bacharel em Artes Visuais com formação em Objeto e Multimeios pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Colaborador do Projeto – Museu Arte-Ciência-Tecnologia: Ações Expositivas e Estratégias Museais. Artista com produção em Arte Contemporânea, Arte e Tecnologia, Instalação, Objeto, Multimeios e Design.

Rittieli Quaiatto | Lattes

Mestranda em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM na linha de pesquisa de Arte e Tecnologia, pela Universidade Federal de Santa Maria (2017-) – Bolsista CAPES. Especialista em Design de Superfície pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em Design de Superfície e Estamparia (2014). Suas áreas de interesse são Arte Contemporânea, Arte e Tecnologia e Mediação Cultural. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq, de 2012 à 2013. Membro do grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, e do  Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. 

Sônia Cargnelutti | Lattes

Técnica administrativa da UFSM. Atuou como secretária/tesoureira na gestão 2015-16 da ANPAP. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2015 – 2016)

Valéria Boelter | Lattes

Doutoranda em Design na Universidade de Aveiro, mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM. Especialista em Design de Estamparia pelo SENAI CETIQT- RJ, e Graduada em Desenho Industrial – Programação Visual pela UFSM. Possui experiência de 20 anos no Rio de Janeiro como designer gráfica e diretora de arte. É integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. (2014 – 2016)

Walesca Timmen | Lattes

Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia pelo PPGART/UFSM (2018) – Bolsista CAPES. Participante do Projeto RS Contemporâneo promovido pela instituição Santander Cultural (2016). Premiada no XVI Salão de Artes Visuais com o trabalho: Universos de Otto (2014). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Feevale (2014) com período sanduíche no Instituto Politécnico de Leiria (Portugal, 2012/2013). Participante do Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais/Universidade Feevale (2010/2013) – Bolsista BIC (2010/2013). Artista e pesquisadora que atua principalmente nos temas: Arte Contemporânea, Arte e Tecnologia, Artes do Vídeo, Fotografia e Instalação. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-642-598

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes