Ir para o conteúdo LabInter Ir para o menu LabInter Ir para a busca no site LabInter Ir para o rodapé LabInter
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

EFEMERA – Exibicoes Fulldome e Experiencias em Midias Emergentes e Realidade Aumentada

Organização
Matheus Camargo Moreno
Andréia Machado Oliveira

Parte-se de uma abordagem poética e de reflexões acerca das possibilidades de inovações na representação de imagens efêmeras, fazendo o uso de mídias emergentes. Igualmente, pretende-se estimular a produção de imagens através de processos criativos generativos em ambientes digitais e cíbridos. Estimulando, uma “imagem expandida”, percebida em experiências sinestésicas.

 Ao partir de referenciais visuais diversos, observamos a sobreposições de camadas possíveis de serem trabalhadas no ambiente digital, com softwares diversos, a partir da interatividade e simulação. A construção poética dar-se-á na experimetação de imagens realizada por membros do LabInter e de grupos de pesquisa parceiros.
 Portanto, buscamos experimentar interfaces de interação homem-máquina, refletindo nas relações entre corpo, espaço físico, digital e cíbrido. Direciona-se estas produções para exibições de projeções de imagens imersivas no ambiente de arquiteturas fulldome (planetários e domos) experimentando também outros formatos expositivos como Realidade Aumentada, problematizando os espaços da arte contemporânea. Neste contexto pretende-se propor exibições e festivais de experiências em mídias emergentes e Realidade Aumentada.
  Aborda-se a experiência imersiva e sinestésica das imagens dinâmicas em diálogo com os sentidos do corpo humano em comunhão com o interator, que se insere na imagem, transformando-se por meio desta experiência. Deste modo, as mídias emergentes tornam-se instrumentos lúdicos que incorporam o sensível, através dos sentidos humanos, renovando a própria noção de imagem.

2019

2018

Chamada na mostra EFEMERA Imagem 2018

2017