Ir para o conteúdo LabInter Ir para o menu LabInter Ir para a busca no site LabInter Ir para o rodapé LabInter
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

EntreConversas 2022

O EntreConversas é um tradicional evento realizado pelo LabInter, que passou a acontecer online após a pandemia de COVID-19. E, este ano, novamente contará com o apoio institucional do Circuito Urbano 2022, que é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), uma das agências do Sistema das Nações Unidas.

Serão quatro mesas de debate transmitidas ao vivo, entre os dias 10 e 14 de outubro, via canal do YouTube do Circuito Urbano

O Circuito Urbano 2022 tem como tema “Localizando os ODS: Não deixar ninguém e nenhum lugar para trás”, e o EntreConversas se inclui no eixo temático Participar & inovar, com as seguintes mesas: Projetos colaborativos com comunidades indígenas, Sonoridades ao redor, MetaAmbientes – territórios em rede, RV e RA e Arte, ciência e tecnologia para um mundo sustentável.

Haverá certificado para ouvintes, não sendo necessário inscrever-se previamente.

Informações adicionais:

Texto: Circuito Urbano e Camila dos Santos

Artes: Circuito Urbano

Realização: LabInter

Apoio institucional: Circuito Urbano, ONU-Habitat, PPGART-UFSM,
CAL-UFSM e UFSM.

10 DE OUTUBRO

ENTRECONVERSAS: PROJETOS COLABORATIVOS COM COMUNIDADES INDÍGENAS

Evento virtual com transmissão ao vivo | 17:00 Brasília

MODERADORA: Kalinka Lorenci Mallmann

PAINELISTAS: Vítor Schneider (UFSM), Genecí Fidelis André (UFSM), Eliseu Balduíno (UFSM), Joceli Sirai Sales (UFSM), Malu Fragoso(UFRJ)

Moderação

Kalinka Lorenci Mallmann – Doutoranda Artes Visuais/PPGART/UFSM
Artista multimídia e pesquisadora. Mestre em arte e tecnologia e atualmente doutoranda, ambos pela UFSM. Bolsista Capes, membro do LabInter UFSM. Idealizadora do projeto DNA Afetivo Kamê e autora do projeto de extensão intitulado “Ativação da cultura indígena por meio de práticas colaborativas em arte, ciência e tecnologia”. Pesquisa as relações entre cosmologias, culturas, arte e tecnologia.

Painelistas

Genecí Fidélis André – Graduanda Artes Visuais/UFSM
Indígena, filha de pai Guarani e mãe Kaingáng. Artista, graduanda em licenciatura em artes visuais na UFSM. Em seu trabalho, explora as cosmologias culturais de sua origem. Realiza oficinas na aldeia Guarani Tekoá Guaviraty Porã, em Santa Maria RS. Bolsista do projeto de extensão “Vídeos na aldeia e na escola mbya guarani: ferramentas para educação intercultural bilíngue”, e membra do GELI (UFSM).

Marcelo Roberto Gobatto – Docente do ILA da FURG
Pesquisador, artista, produtor. Possui pós-doutorado (PPGEDU/UFRGS) sobre o tema interculturalidade e formação audiovisual para estudantes indígenas. Doutor em Poéticas Visuais (UFRGS,2009). Professor adjunto do Instituto de Letras e Artes (FURG). Atuou (2013,2018) no Curso de Especialização em Mídias Digitais. Um dos idealizadores da Fresta – Mostra Audiovisual Experimental, desde 2016.

Vítor Jochims Schneider – Departamento de Letras Vernáculas UFSM
Doutor em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós Graduação em Letras da UFRGS. Tem experiência docente no ensino de Português como língua materna e adicional; leitura e produção textual. Atualmente é como professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria e coordenador do Grupo de Estudos em Linguagem e Interculturalidade (GELI).

Joceli Sirai Sales – Professor de História
Indígena Kanhgáng. Formação: História (Licenciatura e Bacharelado, UFSM). Membro do PET Indígena UFSM (2016-2019). Participa de movimentos relacionados à defesa dos direitos indígenas. Idealizador do Encontro Regional de Estudantes Indígena da Região Sul. Autor do projeto DNA Afetivo Kamê Kanhru. Professor de História na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Augusto Opé da Silva.

Maria Luiza P G Fragoso – Artista e pesquisadora em arte e design
Doutora em Multimeios pelo IA/UNICAMP, e Pós-doutora em Artes Visuais pelo PPG em Artes Visuais da ECA/USP. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia, natureza e culturas tradicionais investiga processos de transculturalidade provocados pela transposição entre áreas de conhecimento. Seu trabalho é desenvolvido junto ao NANO/EBA/UFRJ do qual é coordenadora.

11 DE OUTUBRO

ENTRECONVERSAS: SONORIDADES AO REDOR

Evento virtual com transmissão ao vivo | 17:00 Brasília

MODERADORA: Camila dos Santos

PAINELISTAS: Jonathan Ferreira (UniFM 107.9), Fernando Codevilla (UFSM) e Nicolau Centola (Faculdade Paulista de Comunicação).

Moderação

Camila dos Santos – Pesquisadora de Arte Sonora
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Direção Teatral e em História pela UFSM. Roteirista formada pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar Interativo e do Grupo de Pesquisa e Criação em Interatividade, Arte e Tecnologia. Criadora do programa Ultra Sonoro, da rádio UniFM 107.9.

Painelistas

Jonathan Ferreira – Diretor UniFM 107.9/Universidade 800 AM
Diretor das rádios públicas UniFM 107.9 e Rádio Universidade 800 AM. Funcionário concursado da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria. Acadêmico do curso de Música e Tecnologia da UFSM.

Fernando Franco Codevilla – Docente de Artes Visuais da UFSM
Professor Adjunto no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Doutor em Artes pela UNESP e mestre em Artes Visuais e bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa e Experimentação com Vídeo, Imagem e Som. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia.

Nicolau Centola – Docente Faculdade Paulista Comunicação
Nicolau Centola é um artista sonoro com doutorado em arte no Instituto de Artes da Unesp. Suas produções exploram as relações entre paisagens sonoras, espaço e percepção. Participou de exposições em diversas cidades do Brasil e em Colônia (Alemanha), Londres (Inglaterra), Linz (Áustria) e Arad (Romênia).

13 DE OUTUBRO

ENTRECONVERSAS: METAAMBIENTES – TERRITÓRIOS EM REDE, RV E RA

Evento virtual com transmissão ao vivo | 09:00 Brasília

MODERADORA: Andreia Machado Oliveira

PAINELISTAS: Giovana Graziosi Casimiro (FEST.AR), Henrique Fagundes, Marlus Araujo (MUSEU.XYZ), Matheus Moreno dos Santos Camargo (LabInter/PPGART/UFSM)

Moderação

Andreia Machado Oliveira – Coordenadora LabInter/PPGART/UFSM
Artista multimídia, docente e pesquisadora nas áreas de arte, ciência e tecnologia. Pesquisadora do CNPq – PQ2. Pós-doutorado na City University of Hong Kong e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral na Université de Montreal. Professora associada do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, e coordenadora do LabInter/UFSM.

Painelistas

Giovanna Graziosi Casimiro – Produtora na @Decentraland Foundation
É idealizadora do Fest.AR e Metaverse Fashion Week, desenvolve projetos em RV e RA, na área de arte, moda e entretenimento. Doutora em História da Arquitetura e do Urbanismo (FAU/USP) com pesquisa sobre a Cidade como Interface Museológica. Mestre em Artes Visuais (PPGART/UFSM) e Artista Visual (UFSM). Integrante do LABART/UFSM e do Laboratório Os Outros Urbanismos (FAU_USP).

Henrique Fagundes Machado – PPGAV UFRGS / New Art City
É artista multimídia e arte-educador. Pensa o uso das novas mídias como ferramentas políticas e participativas, além de poéticas, refletindo-as como instrumentos de emancipação de novas narrativas e contextos. Ultimamente tem se voltado para a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada como expressões sensíveis sobre autoficção, memória e espaços afetivos.

Marlus Mendonça Silva Araujo – Fundador e diretor do Museu.XYX
É Artista visual, pesquisador, programador, desenvolvedor de jogos e metaversos. Mestrando em Mídias Criativas (PPGMC/ECO/UFRJ); pós-graduado em Projetos Digitais (IED Rio) e Designer (EBA/UFRJ). Seu campo de interesse é a convergência entre arte, design e tecnologia, projetos digitais de games, visualizações de dados, interfaces web, instalações interativas e ambientes imersivos.

Matheus Moreno dos Santos Camargo – Curador de EFEMERA Imagem FullDome e AIR
É doutorando e mestre em Artes Visuais – Arte e Tecnologia (PPGART/UFSM), Arquiteto Urbanista (UFRA Santa Maria) e Artista Visual (UFSM). Desenvolve pesquisas poéticas audiovisuais com multimídias em RV e RA, experiências generativas digitais voltadas à intermediações cíbridas, imersivas e interativas, entre imagens e ambientes, arquiteturas físicas e redes ciberespaciais.

 

14 DE OUTUBRO

ENTRECONVERSAS: ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL

Evento virtual com transmissão ao vivo | 09:00 Brasília

MODERADORA: Andreia Machado Oliveira

PAINELISTAS: Camila dos Santos (LabInter/PPGART/UFSM), Fabiane Duarte (LabInter/PPGART/UFSM), Kalinka Mallmann (LabInter/PPGART/UFSM), Matheus Moreno dos Santos Camargo (LabInter/PPGART/UFSM), Marcelo Birck (LabInter/PPGART/UFSM).

Moderação

Andreia Machado Oliveira – Coordenadora LabInter/PPGART/UFSM
Artista multimídia, docente e pesquisadora nas áreas de arte, ciência e tecnologia. Pesquisadora do CNPq – PQ2. Pós-doutorado na City University of Hong Kong e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral na Université de Montreal. Professora associada do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, e coordenadora do LabInter/UFSM.

Painelistas

Camila dos Santos – Pesquisadora de Arte Sonora.
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Direção Teatral e em História pela UFSM. Roteirista formada pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar Interativo e do Grupo de Pesquisa e Criação em Interatividade, Arte e Tecnologia. Criadora do programa Ultra Sonoro, da rádio UniFM 107.9.

Fabiane Urquhart Duarte – Doutoranda do PPGART/UFSM
É cineasta, realizadora experimental e artista convidada junto ao Laboratório Cine FAC em Montevideo, onde tem pesquisado o cinema experimental. Faz parte do LABINTER UFSM, onde tem pesquisado o ANALOGO + DIGITAL. Faz parte do coletivo Cine de Frontera que tem desenvolvido ações cinematográficas e de desenvolvimento do cinema fronteiriço na Fronteira Brasil-Uruguay. Doutoranda no PPGART/UFSM.

Kalinka Lorenci Mallmann – Doutoranda Artes Visuais/PPGART/UFSM
Artista multimídia e pesquisadora. Mestre em arte e tecnologia e atualmente doutoranda, ambos pela UFSM. Bolsista Capes, membro do LabInter UFSM. Idealizadora do projeto DNA Afetivo Kamê e autora do projeto de extensão intitulado “Ativação da cultura indígena por meio de práticas colaborativas em arte, ciência e tecnologia”. Pesquisa as relações entre cosmologias, culturas, arte e tecnologia.

Matheus Moreno dos Santos Camargo – Curador de EFEMERA Imagem FullDome e AIR
Doutorando e mestre em Artes Visuais – Arte e Tecnologia (PPGART/UFSM), Arquiteto Urbanista (UFRA Santa Maria) e Artista Visual (UFSM). Desenvolve pesquisas poéticas audiovisuais com multimídias em RV e RA, experiências generativas digitais voltadas à intermediações cíbridas, imersivas e interativas, entre imagens e ambientes, arquiteturas físicas e redes ciberespaciais.

Marcelo de Campos Velho Birck – Músico e artista visual
Professor do curso de Música e Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria. Doutorando na Pós Graduação em Artes Visuais da UFSM, onde pesquisa interações visual / audível.
Exposição individual “Cinema Remix”, no MASM (2021). Em seus vídeos, mescla mídias como super8 e
slides com colagens em películas de filme. Lançou dois discos solo e participou de festivais como TIM e
Lollapallooza.