Ir para o conteúdo LabInter Ir para o menu LabInter Ir para a busca no site LabInter Ir para o rodapé LabInter
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

AIR 2022

O Projeto de Ambientes Imersivos Interativos Interinstitucionais em Rede com Plataformas Transculturais nacionais e internacionais AIR reúne ações artísticas integradas a partir de um grafo, em ambiente imersivo interativo em rede (Sansar), com propostas individuais e coletivas em videoarte, audioperformance, paisagem sonora e instalação imersiva em RV. Um diálogo entre práticas artísticas distintas de caráter transdisciplinar e colaborativo, entre pesquisas do LabInter e de diferentes laboratórios de arte e tecnologia.

Laboratório Interdisciplinar Interativo – LabInter/UFSM (Andreia Machado Oliveira, Bárbara Almeida, Bruno Gottlieb, Camila dos Santos, Elizabeth Uzoegwu, Fabiane Urquhart Duarte, Ingra Oliveira Ribeiro Schmitt, Joceli Sales, Kalinka Mallmann, Matheus Moreno dos Santos Camargo, Vicent Solar, William Sena Santana); Laboratório Arte Design – LAD/UFSM (Calixto Bento);  CSGames/PUC/SP (Hermes Renato Hildebrand), UFBA (Cristiano Figueiró), itdLab/DUT – África do Sul (Rene Alicia Smith, Niresh Singh, Tasneem Seddat).

Ambiente de Realidade Virtual (Sansar: https://www.sansar.com).

Design de Sansar: Camila Vermelho, Matheus Moreno dos Santos Camargo e Vicent Solar.

Curadoria: Andreia Machado Oliveira e Matheus Moreno dos Santos Camargo . 

BALU@RTE

No espaço do AIR, está a paisagem online de realidade virtual Balu@rte, modelada em 3D tanto em seus elementos visuais constitutivos como em seus sons, espacializados em 360º. A obra é revelada pela ação de deslocamento de avatares, que podem explorar o ambiente, descobrindo-o e apresentando-o à medida que se movem por ele, cujo cenário dialoga com o transespecismo e o pós-humano.

Criação e design de Sansar: Camila Vermelho.

Link de acesso ao Sansar: https://atlas.sansar.com/experiences/vermelho-5143/baluarte

Tour em vídeo

DNA AFETIVO KAMÊ E KANHRU

O projeto DNA Afetivo Kamê e Kanhru, dentro do AIR, apresenta ações colaborativas realizadas com comunidades kaingángs do Rio Grande do Sul. Tais ações visam ativar as marcas exôgamicas kamê e kanhru, que dividem a sociedade kaingáng, bem como partem da concepção de laboratórios experimentais de criação audiovisual nos territórios, ativando questões locais e permitindo uma colaboração efetiva da comunidade no projeto em geral.

Curadoria: Kalinka Mallmann e Vicent Solar.

Expografia e design de Sansar: Vicent Solar.

Equipe permanente:

Coordenação geral: Andreia Oliveira.

Idealização e direção: Kalinka Mallmann. 

Idealização e mediação nas comunidades kaingáng: Joceli Sales.

Direção de arte, ilustração e documentarista: Vicent Solar

Direção e programação do jogo Kamê e Kanhru: Bruno Gottlieb.

Ilustração em modelagem 3D: Elizabeth Uzoegwu.

Colaboração na modelagem 3D: Hermes Renato Hildebrand e Soraya Brás

Tour em vídeo

EFEMERA IMAGEM - COM A.MONUMENT e ANÁLOGOS/DIGITAIS

Também encontramos no AIR diversas propostas artísticas que ora conjugam o analógico e o digital em produções audiovisuais ou que investigam processos criativos generativos em ambientes digitais e cíbridos, buscando propiciar espaços interativos e imersivos para imagens expandidas e efêmeras. A partir de um ambiente em realidade virtual, AIR explora diversos meios tecnológicos de transmissão em rede.

Artistas EFEMERA Imagem – com A.Monument: Calixto Bento, Cristiano Figueiró e Matheus Moreno dos Santos Camargo.

Curadoria e design de Sansar EFEMERA Imagem – com A.Monument: Matheus Moreno dos Santos Camargo.                                                                                

Artista Análogos/Digitais: Fabiane Urquhart Duarte.   

Design de Sansar: Matheus Moreno dos Santos Camargo.                                              

Tour em vídeo

IMAGENS DO AIR 2022