Ir para o conteúdo LabInter Ir para o menu LabInter Ir para a busca no site LabInter Ir para o rodapé LabInter
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Monumentos Virtuais

Andreia Machado Oliveira, Barbara Almeida, Camila Santos, Calixto Bento, Evaristo do Nascimento, Fabio Almeida, Jonas Louzada de Carvalho, Jonathan Ferreira, Luiz Augusto Turella Ferraz Alvim, Matheus Moreno dos Santos Camargo, Natália Faria, Vanessa Fredrich, Wiiliam Sena Santana. #IR/UFC/Brasil – Milena Szafir. ATL/DUT/África del Sur – Luyanda Zindela, Niresh Singh, Tasneem Seedat.

Virtual Monuments

The Fulldome Project is a joint collaborative interdisciplinary project between the Federal University of Santa Maria/Labinter (Santa Maria, Brazil), Durban University of Technology/ Interdisciplinary lab (Durban, South Africa) and the Federal University of Ceara/#ir! (Fortaleza, Brazil). This project is being conducted in collaboration with the planetarium of UFSM, Durban University of Technology and the Planetarium of Fortaleza. This collaborative Interdisciplinary project centers around the building and sharing cultural connections between the participating cities.



Monumentos Virtuais
é um projeto fulldome interdisciplinar e colaborativo entre a Universidade Federal de Santa Maria (Labinter), Durban University of Technology (29by31 laboratório) e Universidade Federal do Ceará (# ir!). Realizado em colaboração com o planetário da Universidade Federal de Santa Maria, a Galeria de Arte de Durban / Museu e o Planetário de Fortaleza. O projeto gira em torno da criação de um diálogo cultural e de intercâmbio entre as três cidades (Santa Maria, Fortaleza e Durban), tendo o objetivo de transformar os planetários em locais de reflexão sobre as estruturas invisíveis que dão as características de cada cidade e que não necessariamente precisam ser edifícios. Tirando assim, a visão de centralização dos espaços culturais criando espaços imersivos dentro dos planetários, onde figuras, eventos, herança, costumes e símbolos sejam deslocados do cotidiano.

Imagem do Planetário da UFSM do projeto Monumentos Virtuais.

Na produção audiovisual do trabalho Monumentos Virtuais o desenho sonoro foi realizado para o espaço imersivo do planetário utilizando uma DAW (Digital Audio Workstation). O mote da obra foi explorado sonoramente com ferramentas de espacialização sonora, diversas gravações e sintetizadores, compondo uma abordagem híbrida e dinâmica de composição, realizada pelo bolsista Augusto Alvim.

Imagem 09: Animação do projeto Monumentos Virtuais

A partir da ideia foram realizados experimentos no Planetário de Santa Maria, para entender como a imagem produzida no computador se modifica no domo do planetário e como a posição do espectador e obra altera totalmente a ideia produzida no computador. As imagens animadas e em vídeo foram editadas no software After Effects por Bárbara Almeida e Matheus Camargo.

Imagem 10: Imagem do Planetário da UFSM do projeto Monumentos Virtuais.

Durante esse período ocorreu o II Encontro de Pesquisa “Propostas Artisticas para Fulldome” que contou com a colaboração da Profa. Dra. Milena Szafir da UFC e do Ms. Luyanda Zindela de Durban University of Technology.

Além das projeções feitas no Planetário de Santa Maria, a equipe da África do Sul fez experimentos de projeção em 360 graus na Durban University of Technology.

Imagem do projeto Monumentos Virtuais na Durban University of Technology.

A obra Monumentos Virtuais foi convidada para participar do Digital Arts & Design Festival 2019 – DUT Digifest em Durban, África do Sul, em setembro 2019.

Todo o período que envolveu o processo de produção do projeto, o planetário da UFSM disponibilizou o espaço para testes durante a pesquisa. Após a finalização, o trabalho final fez parte da Mostra Internacional de Exibição Audiovisual Fulldome E.F.E.M.E.R.A. 2019 – Arte – Memória – Tecnologia, com a obra “Monumentos Virtuais”.

O trabalho Monumentos Virtuais também foi convidado para participar no evento Conciertos de Música Visual en Fulldome – UVM 2019 realizado no Planetário Galileu Galilei, no âmbito do Festival Noviembre Electrónico, nos dias 21 a 28 de novembro de 2019. Buenos Aires, Argentina, organizado por Ricardo Dal Farra, diretor do Centro de Experimentación e Investigación en Artes Electrónicas (CEIARTE) da Universidad Nacional de Tres de Febrero.

Ainda, o trabalho Monumentos Virtuais foi convidado para participar no evento no CAMPUS OPEN MAPPING V.1. na Biblioteca Central da UFSM, no dia 13 de dezembro de 2019.