Ir para o conteúdo LabInter Ir para o menu LabInter Ir para a busca no site LabInter Ir para o rodapé LabInter
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mostra Internacional AIR

AIR – Arte e Ambientes Imersivos e Interativos em Rede

O ambiente AIR reúne propostas artísticas que são apresentadas em locais e mundos próprios, integrados a partir de um grafo (logomarca do LabInter) que funciona como uma espécie de mapa, conectando ambientes, propostas artísticas e avatares em rede, compondo um território que conta com diversas possibilidades de exibição e interação imersiva. Ao apresentarmos propostas em vídeo, live performance, videomapping sculpture, videoarte, Audioperformance, paisagem sonora e instalação imersiva em VR, pretendemos construir um diálogo comum entre práticas artísticas distintas, mas que se destacam pelo caráter transdisciplinar e colaborativo, explorando diversos meios tecnológicos de transmissão em rede e realidade virtual.

The AIR environment brings together artistic propositions presented in various locations and in their own worlds, emergent from a graphic (LabInter logo) that works as a kind of map, connecting environments, artworks and networked avatars, composing a territory that relies on a variety of possibilities for exhibition and immersive interaction. By presenting these propositions through video, live performance, videomapping sculpture, video art, audioperformance, soundscape and immersive installation in VR, we build a dialogue involving different artistic practices which stand out through their transdisciplinarity and collaborative character while exploring varied technological modes of transmission via networks or virtual reality.

Curadoria: Andreia Machado Oliveira e Matheus Moreno Camargo.
Expografia: Matheus Moreno Camargo e Barbara Almeida.
Link do Sansar: 
https://atlas.sansar.com/experiences/labinter21-4436/air-21-arte-trasmiss-o-tecnologia

 

CONTRAMONUMENTOS/COUNTERMONUMENTS

Andreia Machado Oliveira Bárbara Almeida de Souza Camila dos Santos Davi Carvalho Fabiane Urquhart Duarte Hermes Renato Hildebrand Matheus Moreno dos Santos Camargo Milena Szafir, Túlio Chiodi (Brasil), Luyanda Zindela, Niresh Singh, Rene Alicia Smith Tasneen Seedat (Africa do Sul)

Instalação Imersiva VR Colaborativa

Link do Sansar: https://atlas.sansar.com/experiences/labinter-4345/sala-2

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZaEovKtqYtE&ab_channel=AndreiaOliveira

 

S.H.A.S.T - SISTEMA HABITACIONAL PARA ABELHAS SEM TETO

CONCEPÇÃO:  Malu Fragoso

REALIZAÇÃO: Malu Fragoso e equipe do NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos

DESIGN 3D: Pedro Henrique S. Pires Frony (Brasil)

Instalação interativa em realidade virtual, proposta em arte contemporânea que decorre da integração entre sistemas computacionais com organismos vivos naturais, neste caso um enxame de abelhas.

Link do Sansar: https://atlas.sansar.com/experiences/labinter-4345/sala-1 

SURROUND ME

Camila Vermelho e William Sena Santana (Brasil)

“Surround me” é uma experiência imersiva de paisagem sonora em tecnologia Ambisonics, na qual os artistas Camila Vermelho e William Sena Santana propõem um ambiente que rodeia seus interatores num universo híbrido de sons, entre as tecnologias eletrônicas, os rumores da natureza e a respiração humana. Recomendação: use fones de ouvido.

Paisagem Sonora em Ambisonics

Link do Sansar: https://atlas.sansar.com/experiences/labinter-4345/sala-will 

DIVA

Link doJeremy OURY e Thomas Voillaume (França)

Videomapping Sculpture

Link do Sansar: https://atlas.sansar.com/experiences/labinter21-4436/diva

SOPRO, TOQUE E GESTO

Bárbara Jacqueline Milano, Caio Neto dos Santos, Cleber Gazana, Danilo Cristina de Alencar, Fábio Oliveira Nunes, Fernando Luiz Fogliano, Hermes Renato Hildebrand, Milton Terumitsu Sogabe, Mirian Steinberg, Roberta Kelly de Miranda Carvalho, Rodrigo Dorta Marques, Soraya Cristina Braz Nunes, Tiago Pinheiro Lima Rubini – CAT (Brasil)

Instalação Imersiva VR

Link do Sansar: https://atlas.sansar.com/experiences/dorta-3268/cat

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=xpCXO5lvNv8&ab_channel=CATGrupodePesquisa .

UM RELATÓRIO PARA UMA ACADEMIA

Camila Vermelho e Elias Maroso (Brasil)

“Um Relatório para Uma Academia”, baseado no conto homônimo de Franz Kafka (1919), une video mapping, peça sonora e performance. No texto, um ex-macaco, de nome Pedro Vermelho, que aprendeu a se comportar como um europeu médio, apresenta a membros de uma academia o processo de como alcançou sua transformação. Uma realização de Elias Maroso, com a participação, em tempo real e em forma de avatar, da artista/performer Camila Vermelho.

Live Performance

Link do Sansar: https://atlas.sansar.com/experiences/labinter-4345/relat-rio-para-academia

FOUNDRY

30 DIAS 30 BEATS

Cristiano Figueiró (Brasil)

Esses vídeos fazem parte de uma série produzida para o grupo “30dias30beats”, um grupo de produtores musicais que se reuniu pela Internet no começo da pandemia, em março de 2020, e fez o desafio de lançar 30 peças audiovisuais por dia dentro de um mês. Essas peças foram lançadas no Instagram e todas utilizaram a hashtag #30dias30beats. Nessa série, desenvolvi composições utilizando o programa Sunvox com diversos samples de diferentes fontes como, por exemplo, carreta furacão, fragmentos de execução instrumental de flauta e violão e trechos de uma palestra de Paulo Freire na USP, em 1994.

Videoarte

Link do Sansar: https://atlas.sansar.com/experiences/labinter21-4436/air-21-arte-trasmiss-o-tecnologia 

ARQUEOLOGIA DOMÉSTICA E TIMBRES NÃO MENTEM JAMAIS

TRUMPTARD

Thomas Valianatos (Grécia)

Arte midiática

Link do Sansar: https://atlas.sansar.com/experiences/labinter21-4436/air-21-arte-trasmiss-o-tecnologia.

BEYOND WATERDOME