Ir para o conteúdo LAGEOLAM Ir para o menu LAGEOLAM Ir para a busca no site LAGEOLAM Ir para o rodapé LAGEOLAM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

25 ANOS DO LAGEOLAM – ESPAÇO DE REFLEXÃO E CONHECIMENTO

No ano que completa 25 anos, o Grupo de Pesquisa LAGEOLAM (Laboratório de Geologia Ambiental) da Universidade Federal de Santa Maria apresenta entrevistas com profissionais e pesquisadores formados ou que possuem relações nacionais e internacionais com o grupo de pesquisa estabelecendo um espaço de reflexão e conhecimento. Nesse espaço os entrevistados apresentarão suas trajetórias profissionais e a inserção na comunidade local, regional ou internacional do profissional de geografia produzindo conhecimento.



No ano que completa 25 anos, o Grupo de Pesquisa LAGEOLAM (Laboratório de Geologia Ambiental) da Universidade Federal de Santa Maria apresenta entrevistas com profissionais e pesquisadores formados ou que possuem relações nacionais e internacionais com o grupo de pesquisa estabelecendo um espaço de reflexão e conhecimento.

Nesse espaço os entrevistados apresentarão suas trajetórias profissionais e a inserção na comunidade local, regional ou internacional do profissional de geografia produzindo conhecimento.

 https://www.youtube.com/channel/UCWnmyzQnc1_TQPwVGjNHfbg

 

PALESTRANTES 

 

27/08/20 – EDSON LUIS DE ALMEIDA OLIVEIRA                                            03/09/2020 –  SANDRO SIDNEI VARGAS DE CRISTO

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, campus Camaquã. Atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Bacia Hidrográfica, Educação Ambiental, Áreas de Risco e Gerenciamento de Áreas de Risco

 

 

 

 

10/09/20 – MARCO GEOVANE BERGER

Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (1999), Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2001), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2002), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2013) e Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2017). Professor do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Geografia CPN-UFT. Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento do Curso de Geografia CPN-UFT. Atuando nos temas: Riscos Ambientais; Bacias Hidrográficas; Unidades de Conservação da Natureza; Geodiversidade; Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

 

17/09/20 – MARIANA MADRUGA DE BRITO

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Foi professor Contratado da Universidade do Tocantins. Atualmente é um dos Geógrafo responsável pelo Setor de Análise Técnica e Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente no tema de Sensoriamento Remoto.

 

 

Doutora em Geografia (Dr. rer. nat) pela Universidade de Bonn, Alemanha (2018), com pós doutoramento no grupo Hydrology and Water Resources. Possui graduação em Engenharia Ambiental (2011) e mestrado em Engenharia Civil (2014). Atua cientificamente na área de gestão de risco de desastres, com ênfase no mapeamento participativo da suscetibilidade, vulnerabilidade e risco à escorregamentos, inundações e secas. Outros interesses incluem: análise multicritério, percepção de risco, e métodos inter-e-transdisciplinares. Recebeu mais de 8 prêmios e scholarships de diversas agências de fomento, incluindo o Early Career Scientist Award pela União Europeia de Geociências (EGU) em 2016. É revisora de mais de 10 periódicos científicos internacionais.

24/09/20 – DIONÍSIO SACCOL SANGOI

01/10/20 – DIONARA DE NARDIN

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Desenvolveu atividades no geógrafo no INCRA, UFSM e SIMEPAR (PR) e desde 2014 é geógrafo na Secretária de Planejamento Orçamento e Gestão do Estado, na Divisão de Geografia e Cartografia, na qual tem como principais atividades: o gerenciamento dos limites municipais, o auxílio no desenvolvimento das atividades de Planejamento no Estado e suporte técnico aos demais órgãos do Estado.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência em projetos ambientais, consultorias em Geoprocessamento e coordenação de equipes técnicas. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geotecnologias, principalmente nos seguintes temas: Cartografia Digital, Geoprocessamento, SIGs, Sensoriamento Remoto; Planejamento, zoneamento e licenciamento ambiental; Geomorfologia; Manejo integrado e gestão de bacias hidrográficas; Avaliação e monitoramento de impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas.

08/10/20 – FRANÇOIS LAURENT

15/10/20 – VINÍCIUS DUARTE GUARESCHI

Professor de geografia, possui graduação em geologia – université de Lyon 1 (1990), mestrado em geografia – université de Saint-Etienne (1992) e doutorado em Hidrologia et Hidrogeologia quantitativas – Ecole Nationale Supérieure des Mines de Saint-Etienne (1996) e HDR, Habilitation à Diriger des Recherches (2012). Atualmente é Professor em geografia (Professeur des Universités), na Le Mans Université (ex-université du Maine), França. Pesquisa nas áreas seguintes: 1/ Relações entre agricultura e meio ambiente na escala do território; 2/ Gestão integrada dos recursos hídricos; 3/ Modelização hidrologica na escala de bacias hídrograficas (impactos da agricultura sobre o escoamento e sobre a qualidade). Espaços de análises atuais: Brasil e França

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem mestrado em Geografia e Geociências pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Graduação em Geografia Bacharelado e Graduação em Geografia Licenciatura Plena também pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Atualmente é professor do Colégio Militar de Santa Maria-RS.

22/10/20 – DENILSON KULMAN

29/10/20 – LEÔNIDAS LUIZ VOLCATO DESCOVI FILHO

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Mestrado em Geografia com área de concentração em Análise Ambiental e Dinâmica Espacial, pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é Geógrafo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, trabalhou como pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, foi professor de especialização em Georreferenciamento de imóveis Rurais no Prisma Centro Educacional. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfometria, Geomorfologia, INCRA, SIG, Planejamento Rural, Quilombola, membro do Comitê Regional de Certificação de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, no INPE trabalhou nos grupos de pesquisa de Desastres Naturais e Clima Espacial

Graduado em Geografia-bacharelado UFSM (2007). Mestre em recursos hídricos e saneamento ambiental UFSM (2009). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2015). Pós-Doutorado com pesquisa em Geotecnologias e Recursos Hídricos UFSM (2017). Professor Adjunto A, Universidade Federal do Oeste do Pará UFOPA (2017 – Atual). Pertence ao quadro permanente de professores do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida/PPGSAQ/CFI/Ufopa. Pertence ao quadro de docentes do Curso de Bacharelado em Geologia e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra/IEG/Ufopa. Atualmente coordena o projeto de pesquisa: Análise da vulnerabilidade intrínseca das águas subterrâneas à contaminação no Oeste do Pará (2017 – 2020). Coordena do projeto de extensão: Geotecnologias livres para o público brasileiro: apoio ao projeto QGIS (2018 – 2021). Apresenta experiência nas seguintes áreas/linhas: geografia física, geotecnologias, geologia e geomorfologia, hidrogeologia, geoprocessamento, sistemas de informações geográficas, cartografia, sensoriamento remoto, hidrologia, recursos hídricos, bacias hidrográficas e permacultura.

05/11/20 – CARLOS VALDIR DE MENEZES BATEIRA

12/11/20 – RHAEL DAVID LARA PARTIDA

Possui Doutoramento em Geografia Física apresentado à Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal), em 2002. Atualmente é Professor Associado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Investigador do grupo Riskam do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território. Tem experiência na área de Geografia, com destaque em Geografia Física, tendo como principais áreas de atuação/investigação: Riscos e dinâmicas naturais. Os temas específicos relacionam-se com os Movimentos de Vertente, Cartografia de Riscos Naturais; Geografia Física, Ordenamento do Território e Estudos Ambientais; Sistemas de Informação Geográfica e modelação espacial em Riscos e Proteção Civil.

Possui graduação em LICENCIADO EN CIENCIAS NAVALES pela ACADEMIA MILITAR DE LA ARMADA BOLIVARIANA (2002), especialização em CARTOGRAFÍA MILITAR pela Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Nacional (2009), especialização em ESPECIALISTA EM SENSORIAMENTO REMOTO E SISTEMAS DE INFORMACIÓN GEOGRÁFICOS pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE (2012), mestrado em GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é JEFE DE despliegue territorial da DIRECCIÓN DE GEOGRAFÍA Y CARTOGRAFÍA DE LA FUERZA ARMADA NACIONAL BOLIVA. Tem experiência na área de Geografia aplicada con fines militares, com ênfase em Geografia Regional.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-649-97

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes