Ir para o conteúdo LAMEN Ir para o menu LAMEN Ir para a busca no site LAMEN Ir para o rodapé LAMEN
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratórios

Laboratório de Artes Visuais (LAV) está situado no 3º andar do prédio 16, sala 3366 do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O LAV é um laboratório de ensino que articula no mesmo espaço físico atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito da graduação e da pós-graduação. É um espaço destinado a problematização no campo das artes visuais. Trabalha com professores em formação inicial e busca a qualificação didático-pedagógica dos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Educação Especial e Artes Visuais. Também realiza mini-cursos aos professores da educação básica, buscando a qualificação da formação continuada desses profissionais.

O LAV acolhe desde 2009, o subprojeto PIBID Artes Visuais – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Neste espaço do laboratório de Artes Visuais também funciona desde 2006 o GEPAEC, Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura. O grupo de estudos conta com 24 membros presenciais (estudantes da graduação, mestrandos, doutorandos e professores) que participam das reuniões quinzenais e 43 membros virtuais (professores e estudantes de outras IES) que participam da lista de discussão, eventos e publicações do grupo. O LAV acolhe ainda, desde 2008, a Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais.

 

Docentes participantes do LAV:

Marilda Oliveira de Oliveira (professora efetiva e coordenadora do LAV)

E.mail: oliveira.marilda27@gmail.com

Roseane Martins Coelho (professora efetiva)

E.mail: martinscoelhor@gmail.com

Cristiane Fonseca Rick (professora substituta)

E.mail: cristianefonsecarick@hotmail.com

LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR – CIÊNCIAS DA NATUREZA (sala 3360, no prédio 16, Centro de Educação) é um espaço multiuso criado em 2014 com equipamentos financiados por editais públicos (entre eles LIFE e OBEDUC), utilizado por diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão como: aulas de graduação (Pedagogia diurno e noturno; Licenciatura em Ciências Biológicas), ações do Pacto de Alfabetização na Idade Certa (Matemática), atividades de Robótica (NTE), reuniões de grupos de pesquisa e encontros de formação profissional (inicial e continuada, para alunos da Educação Básica inclusive).

Freqüentam o Laboratório discentes da graduação, pós-graduação – mestrado e doutorado, docentes da educação básica e ensino superior das diversas áreas do conhecimento (Física, Biologia, Pedagogia, Matemática, Educação Física, Letras, Psicologia e Estatística), além de colaboradores eventuais.

 

Docentes participantes:

 Luiz Caldeira Brant de Toletino Neto (coordenador) 

Email:   lcaldeira@smail.ufsm.br

 

Programação 2014

 

No segundo semestre de 2014 o Laboratório desenvolverá as seguintes atividades de Extensão:

1)    Oficinas de formação para professores de escolas públicas de Santa Maria com as seguintes temáticas:

– Desafios Docentes: Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem;

– A influência de indicadores de desempenho nos ambientes escolares;

– Educação básica: Lugar para criar pequenos cientistas?;

– Livro didático: olhares sobre sua escolha, avaliação, currículo e interesses dos alunos.

– Abordagem lúdica através de aulas práticas interdisciplinares no ensino fundamental

2)     Cursos de formação continuada para professores de biologia na modalidade de Educação a Distância (EAD)

 

Contato:   ideiaobservatorio@gmail.com