Ir para o conteúdo LASAC Ir para o menu LASAC Ir para a busca no site LASAC Ir para o rodapé LASAC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Sobre

Apresentação 
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria foi implantado em 1993 e, desde então, tem atendido estudantes da região de influência da UFSM. Quando da fundação do curso, foi instituído o Laboratório de Conforto Ambiental, conforme recomendações do Ministério da Educação. Desde lá, o laboratório tem se desenvolvido e se adaptado às novas demandas acadêmicas e sociais as quais se destina. Dentre estas transformações está a ampliação de suas atividades para além do atendimento de atividades apenas de ensino. Desde 2010, tem também dado suporte às atividades de extensão e pesquisa desenvolvidas por professores e acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (do Centro de Tecnologia) e do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural (do Centro de Ciências Sociais e Humanas), além de profissionais egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo e da comunidade em geral. Também os temas abordados em ensino, pesquisa e extensão pelos integrantes e beneficiários do laboratório moldaram-se às novas necessidades científicas e sociais, daí a mudança de seu nome para LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO (LASAC), dedicando-se a temas mais abrangentes do que apenas o conforto ambiental, tais como a eficiência energética do ambiente construído entre outros ligados à sustentabilidade do ambiente construído. Atualmente o LASAC ainda se encontra em fase de fortalecimento e reconhecimento. No entanto, através desta página, busca-se a divulgação de conhecimentos da área de sustentabilidade do ambiente construído não apenas para os acadêmicos ligados aos cursos atendidos pelo laboratório, mas a todos que tenham interesse ou necessidade de aprender ou aprofundar seus conhecimentos e indo muito além da área de influência da universidade a qual pertence.
Introdução 
O LASAC, com a participação de professores da UFSM de várias formações, tem desenvolvido projetos de pesquisa, ensino e extensão que visam aprimorar conhecimentos e aplicá-los, buscando o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável com foco no ambiente construído.
Justificativa
Ao se disponibilizar recursos de acesso a distância de informação ao ensino de graduação e pós-graduação e à pesquisa e à extensão, define-se um vínculo com os estudantes e demais interessados na área que vai além de encontros presenciais, permitindo um contato em tempo integral com os mesmos. Desta forma, divulga-se o conhecimento na área, incentiva-se o uso desses conhecimentos na construção de saberes específicos, aumenta-se a flexibilidade do processo de ensino e aprendizagem (não mais vinculado apenas ao horário das aulas), abrange-se um público maior não necessariamente vinculado ao curso ou à universidade, consolidando-se o papel de divulgador de conhecimentos a instituição.
Objetivos

Disponibilizar aos acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental e da Pós-Graduação em Patrimônio Cultural material de apoio às atividades de ensino e aprendizagem.

Divulgar entre profissionais ligados à área da construção civil e a interessados conhecimentos relativos à área.

Disponibilizar um veículo de comunicação que permita um contato mais franco hospedagem wordpress entre a academia (através dos colaboradores e responsáveis pelo laboratório) e o público em geral abrangendo uma área de influência maior que aquela alcançada através dos meios tradicionais de divulgação de conhecimentos.

Disponibilizar, sempre que possível, ferramentas e instrumentos que colaborem para a construção de um ambiente construído mais sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.

Responsável

Profa. Giane de Campos Grigoletti
Telefone: (55) 9686.8576
E-mail: grigoletti@smail.ufsm.br