Ir para o conteúdo LASCA Ir para o menu LASCA Ir para a busca no site LASCA Ir para o rodapé LASCA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades de Educação Patrimonial

O LASCA oferece Oficinas de Educação Patrimonial para turmas escolares e grupos de interessados. Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (55) 3220-9240 ou pelo e-mail: lascaufsm@gmail.com.

Escavação Arqueológica Simulada – A escavação é uma das características da Arqueologia. Nesta atividade os participantes utilizam as ferramentas como os pincéis, trenas, baldes e peneiras, para fazer uma simulação do trabalho em arqueologia. Vão encontrar réplicas de cerâmica, pedras lascadas e outros objetos, que depois vão ser identificados, higienizados e remontados para análise. A proposta é dar uma breve experiência as pessoas sobre o trabalho em arqueologia, ao mesmo tempo em que demonstrar que a pesquisa não é caça aos tesouros ou objetos de extraterrestres.

Oficina de Arte Rupestre – Antes de aprender a escrever, a gente desenha. É com essa ideia é que a oficina de arte rupestre leva os participantes a registrarem, através da pintura mural, seus desejos, anseios ou deixar uma mensagem a posteridade, sem alfabeto ou escrita. A arte rupestre tem mais de trinta mil anos na Europa e vinte mil anos no Brasil. Que tal deixar uma mensagem para o futuro??

Oficina de Arco e Flecha – Como viviam os povos caçadores? É fácil caçar animais ? Esta oficina tem como tema a caça, fundamental para a sobrevivência dos povos originários na América. A atividade consiste em tiro de arco e flecha em uma representação de fauna silvestre gaúcha, a paca (Cuniculus paca), feita de material plástico e papel. Será que você sobrevive ou morre de fome???

Oficina de Confecção de Cerâmica – A cerâmica é uma invenção humana, mas de que forma ela influencia a humanidade? Todos alimentos cozidos e transformados através da culinária são resultado da invenção da cerâmica. Nesta oficina os participantes vão aprender a fazer réplicas das cerâmicas arqueológicas dos grupos Guarani, um dos povos que compõe o mosaico de culturas indígenas do Estado. Através da oficina, vão aprender sobre as vasilhas para beber, cozinhar e até sobre as urnas para enterrar os mortos.

Oficina de Remontagem de Réplicas de Material Arqueológico – O objetivo da atividade é possibilitar aos participantes uma experiência de como trabalha o arqueólogo. Serão fornecidos aos participantes objetos fragmentados com o objetivo de demonstrar que os arqueólogos trabalham com vestígios e raras vezes com a totalidade da cultura material do passado. Neste sentido, ao proporcionar peças desconhecidas aos participantes para que estes façam a reconstrução, o desenho e a interpretação também permite a manifestação do caráter lúdico e criativo sobre o que significavam as peças.

Oficina “O que é Patrimônio?” – Esta atividade consiste em descobrir uma nova abordagem sobre a cultura material e sobre o patrimônio. A discussão é centrada em diversos pontos: O que é patrimônio? Qual o sentido da palavra? Você tem algum patrimônio? Em uma caixa de bolinhas de isopor (esferovite) são colocados diversos objetos antigos. As pessoas são divididos em grupos e cada grupo deverá retirar um objeto e responder 5 questões: que objeto é esse? De que é feito? Quem usou? Que idade tem? Para que serve? A partir da apresentação de todos os grupos e suas interpretações, esclarecemos as respostas dos arqueólogos sobre os artefatos, o que geralmente causa surpresa.