Ir para o conteúdo LINCE Ir para o menu LINCE Ir para a busca no site LINCE Ir para o rodapé LINCE

Aviso de Conectividade Saber Mais

Segurança das Informações: as cópias de segurança!

Premières étapes d'installation de Xubuntu (Linux + XFCE) en ...Por que fazer cópias de segurança? Todos componentes eletrônicos, como o disco rígido do computador, estão sujeitos à perda de dados. Essas perdas e falhas recebem a classificação de “Tempo Médio entre Falhas” MTBF,  unidade que relaciona horas de uso e a ocorrência de falhas no armazenamento. Em resumo, após transcorrido determinado perido de utilização, conforme inidcado pelo produto testado, os discos rígidos começam gradativamente a falhar.

• O que é cópia de segurança? Cópia de segurança (em inglês: backup) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.
  • Onde fazer a cópia de segurança (backup)? É possível fazer a cópia de segurança em quaisquer dispositivo de armazenamento, tais como, mídias físicias (CDs, DVDs e Blu-Rays), pendrive, HD externo e armazenamento em serviços online (nuvem) como Google Drive, Dropbox ou SkyDrive.
  • Cuidados a serem tomados para que um backup que garanta confidencialidade,  integralidade, disponibilidade e autenticidade:
  1. Mantenha o backup atualizado (atualização conforme alteração dos arquivos originais);
  2. Mantenha o backup seguro (em local com chave e restrito  à pessoas não autorizadas);
  3. Faça backups completo antes de alterações no sistema (adição de hardware ou atualização do sistema);
  4. Armazene dados sensíveis em formato criptografado;
  5. Mantenha backups redudantes (várias copias, atualizadas entre si e com os arquivos originais);
  6. Guarde as cópias em lugares distintos e diferentes do local onde estão os arquivos originiais (em caso de incẽndio ou inundações, haverá, pelo menos, uma cópia de segurança);
  7. Copie dados e contúdos que considere importantes;
  8. Mantenhas os backups identificados e organizados;
  9. Serviços online de backups são recomendados como prioridade, mas é recomendado manter cópias também em outros ambientes no caso de problemas com a conexão de internet;
  10. Evite backups em um segundo disco rígido do mesmo computador;

Fonte: CORRÊA, Instituto Serdezo. Escola Superior do Tribunal de Contas da União. Mundo Conectado. 2020. Brasilia.

Julho 2020