Ir para o conteúdo LAS Ir para o menu LAS Ir para a busca no site LAS Ir para o rodapé LAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Condições para o envio de amostras ao laboratório

2020-07-28


As amostras a serem enviadas ao LAS/UFSM devem ser colocadas em caixas de papelão ou sacos de papel resistentes, a fim de que não sejam danificadas com o transporte e de que não haja degradação das sementes por umidade e calor. Quando remetidas para determinação de umidade ou peso volumétrico, as sementes deverão ser enviadas em embalagens herméticas e completamente cheias.

Para identificação das amostras deverão ser enviadas todas as informações relativas as mesmas, conforme formulários disponíveis no respectivo ícone na página inicial. É fundamental especificar quais as determinações que deverão ser realizadas. Este formulário preenchido poderá ser enviado juntamente com a amostra, ou então, para o e-mail sementeufsm@gmail.com.

O peso mínimo das amostras que deverão ser remetidas para análise varia de acordo com o tamanho das sementes. Para sementes graúdas, as quantidades necessárias são maiores do que para as sementes miúdas. Quando a amostra recebida tiver peso menor do que o necessário, a análise não será realizada, a menos que o solicitante aceite as limitações que poderão ocorrer nos resultados quando a representatividade não é observada.

Na tabela a seguir constam exemplos de pesos máximos para lotes e mínimos para amostras de sementes de algumas espécies a serem enviadas ao laboratório de Análise de Sementes – UFSM.