Ir para o conteúdo LAS Ir para o menu LAS Ir para a busca no site LAS Ir para o rodapé LAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

      O LAS da UFSM presta serviços de análise de sementes a agricultores, produtores e empresas do setor sementeiro  desde 1979. Atualmente realiza em torno de 2.500 análises por ano, em sementes de espécies de interesse agrícola, tais como arroz, aveia, feijão, milho, soja, trigo, hortaliças e forrageiras, determinando a qualidade das sementes utilizadas em muitos municípios da região central e oeste do Rio Grande do Sul.

O laboratório atende a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, às normas da UFSM, às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (MAPA) e às Regras para Análise de Sementes (RAS); é supervisionado pelo Laboratório Oficial de Análise de Sementes Supervisor – LASO do MAPA (Portaria nº 41 de 02/09/1980) e está credenciado através do RENASEM RS – 01089/2006.

A equipe de colaboradores do LAS é formada por três técnicos administrativos em educação efetivos, um atuando como Responsável Técnico e dois como Analistas, sendo um deles, o Gerente da Qualidade. Contamos também com os serviços de estagiários de graduação, que, após capacitação, participam ativamente na condução das atividades do laboratório. Desta forma, o LAS da UFSM também atua no ensino, de modo a contribuir socialmente para a formação de profissionais qualificados para exercer atividades no ramo da análise de sementes.

 


 

Histórico
 

 

O Núcleo de Se mentes/UFSM começou a ser idealizado em 1977, a partir do interesse dos Departamentos de Agricultura e de Fitotecnia em instalar um laboratório de análise de sementes para atender à disciplina Produção e Tecnologia de Sementes, do Curso de Agronomia, e suprir uma lacuna quanto à avaliação da qualidade das sementes na região centro do Estado do Rio Grande do Sul.

Com recursos dos referidos Departamentos e do Programa de Desenvolvimento do Ensino em Ciências Agrárias – PRODECA, foi inaugurado em 24/10/1979 o Laboratório de Análise de Sementes de Produção (LASP), credenciado através da portaria nº 41 de 02/09/1980 do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, que definitivamente implantou e divulgou a análise de sementes na região.

O LASP/UFSM passou a atender aos alunos do Curso de Agronomia, através de aulas práticas e também aos produtores de sementes e agricultores em geral, por meio de análises de rotina, assumindo, desde então, grande importância na transmissão de conhecimentos sobre sementes e por auxiliar decisivamente na tomada de decisão da comunidade agrícola quanto ao uso de sementes de boa qualidade.

O crescimento das atividades e o reduzido espaço físico motivaram a instalação, em 15/09/1991, do Laboratório Didático e de Pesquisas em Sementes (LDPS), voltado ao atendimento do ensino e pesquisa em sementes, permitindo ao LASP dedicar atenção prioritária à prestação de serviços e à extensão rural.

O Laboratório de Análise de Sementes de Produção passou a se chamar Laboratório de Análise de Sementes (LAS), o qual cumpre, hoje, com as diretrizes da UFSM, atuando em ensino, pesquisa e extensão. Orienta, por intermédio de seus professores, alunos de pós-graduação e graduação e oferece estágios científicos a alunos bolsistas ou voluntários, que participam de grupos de estudos e de pesquisas.