Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

11 esculturas do Centro de Educação da UFSM

Catalogação de esculturas do campus da UFSM identifica e disponibiliza ao público informações sobre as obras



Quem visita o campus da  UFSM em Santa Maria encontra obras de arte, como esculturas e murais, espalhadas por toda a Universidade. As obras existentes na UFSM são muito diversas, como a escultura da bússola na Avenida Roraima, o próprio Arco e os murais espalhados pelos prédios.

 

Em dezembro de 2021, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, foram lançados os catálogos de murais e esculturas da UFSM. O Catálogo de Murais é fruto da Exposição de Murais que aconteceu em 2018, sob curadoria da arquivista do Departamento de Arquivo Geral Cristina Strohschoen dos Santos, na qual foram exibidos 21 murais do campus.

 

Já o Catálogo de Esculturas foi organizado pela arquivista Flávia Jappe e pelo professor José Francisco Goulart, e registra informações sobre cada obra, seus autores, características técnicas e localização. As obras catalogadas estão expostas ao ar livre, no campus sede em Santa Maria. A versão digital dos dois catálogos foi disponibilizada em fevereiro deste ano.

 

Flávia Jappe é formada em Artes Visuais e Arquivologia pela UFSM e servidora da instituição desde 2014 como técnica em microfilmagem e desde 2019 como arquivista no Departamento de Arquivo Geral (DAG). Ela destaca a importância de realizar a catalogação: “A ideia propulsora foi a preservação das informações pertinentes às obras de esculturas da UFSM, ou seja, o viés documental. Após o trabalho desenvolvido no projeto de pesquisa, foi possível disponibilizar as informações ao público.” Segundo Flávia, as esculturas encontradas no campus de Santa Maria são um convite à comunidade geral para apreciar a arte de maneira gratuita.

 

O catálogo das esculturas conta com informações sobre as 38 obras que estão espalhadas pelo campus. A Revista Arco separou uma lista de 11 delas que podem ser encontradas no Centro de Educação da UFSM. Confira:

1. Figura

É a obra mais antiga desta lista. Produzida no ano de 2001 e com autoria de Téoura Benetti, essa escultura foi modelada em argila com posterior utilização da técnica de fôrma perdida e finalizada com fibra de vidro, resina e massa plástica.

 

2. Escultura sem título

Criada por Juliano Siqueira em 2003, essa escultura foi modelada em argila com posterior utilização da técnica de fôrma perdida. Finalizada com fibra de vidro e resina com corante.

3. Escultura sem título

Escultura de Jair Fávero, construída em 2005 e feita em concreto, pedra arenito, pedra talco, madeira e aço.

4. Escultura sem título

De autoria de Catiuscia Bordin Dotto, essa escultura  feita em 2006  foi modelada em argila com posterior queima (terracota).

 

5. Escultura sem título

Escultura modelada em argila com posterior queima (terracota). Produzida por Camila Mesquita Santos em 2009.

6. Observador do Céu

Feita no ano de 2010 por Anderson Mota, essa escultura foi modelada em argila com posterior queima (terracota) em forno cerâmico.

 

7. Escultura sem título

Escultura de Jorge Gularte, criada em 2010 e modelada em argila com posterior em queima (terracota).

8. Triangulações N1

De autoria de Douglas Medeiros, essa escultura foi construída no ano de 2015 em cimento, chapas e barra de ferro soldadas.

9. Psicobélico

Escultura confeccionada com chapas de metal soldadas. Feita por Mateus Bolson em 2015.

10. Cabeça de Cavalo

Construída por Augusto Sachs em chapas de ferro soldado, alojadas sobre pedra de mármore gaúcho. (sem data)

 

11. Escultura-Banco-Escultura I

Escultura estruturada a partir de sucatas. Modelada, revestida e finalizada diretamente com massa de cimento. De autoria de Carina Plein. (sem data)

Glossário:

Fôrma perdida: É uma técnica de modelagem de escultura. A escultura em argila é revestida em materiais como cera, gesso, cimento ou materiais plásticos. Depois de aquecido, o molde é quebrado e a forma final da obra é revelada.

Queima: Técnica de finalização de uma escultura. Depois de moldada em argila, a escultura é submetida a altas temperaturas, obtendo assim a cerâmica ou a terracota.

Expediente: 

Reportagem: Alice dos Santos, acadêmica de Jornalismo e voluntária;

Fotografia: Rafael Happke;

Mídia social: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Rebeca Kroll, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Alice dos Santos, acadêmica de Jornalismo e voluntária; Gustavo Salin Nuh, acadêmico de Jornalismo e voluntário; e Ana Carolina Cipriani, acadêmica de Produção Editorial e voluntária;

Edição de Produção: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e bolsista;

Edição geral: Luciane Treulieb e Maurício Dias, jornalistas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-9119

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes