Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

11 opções de lazer na UFSM durante as férias



Nas férias, apesar do movimento de pessoas diminuir na UFSM por conta dos muitos estudantes que voltam para as suas cidades e para suas casas, várias atividades continuam na instituição e são uma opção para quem permanece por aqui. Se você gosta de ler, praticar esportes, se aventurar, conhecer o passado, enfim, adquirir novos conhecimentos, confira a lista que a Arco preparou com opções de lazer na Universidade.  

1 – PLANETÁRIO

Para quem curte astronomia e quer descobrir um pouco mais sobre o universo, o Planetário abre suas portas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, até o dia 27 de janeiro. É possível visitar o hall, que conta com exposição de foguetes, globos interativos e cartazes que explicam um pouquinho sobre a ciência que rege nosso mundo. 

De 28 de janeiro a 27 de fevereiro ocorrem as sessões de férias, com projeções de filmes todas as terças e quintas-feiras, a partir das 10h, com entrada gratuita. 

“Da Terra ao Universo”, do diretor Theofanis Matsopoulos, será o primeiro filme exibido. A sessão tem 30 minutos de duração. A programação completa dos filmes pode ser conferida no site ou na página do Facebook do Planetário.

2 – POLIFEIRA

Bateu aquela sede ou aquela fome? Não se preocupe. A Polifeira do Agricultor continua nas férias. Para matar a sede, você encontra suco de morango e caldo de cana. Para comer, uma boa pedida são os pastéis e os chips de mandioca. Para levar para casa, os pães, os queijos, os embutidos, os bolos, os doces, e é claro, as frutas e hortaliças fresquinhas. 

Mas atenção: neste período, a Polifeira ocorre apenas em frente à Biblioteca Central, nas terças, das 7h às 15h. A feira em frente ao Planetário deve retornar em março. 

3 – FEIRA ANA PRIMAVESI 

A Feira Ana Primavesi também continua normalmente. Toda quarta-feira, a partir das 10h, embaixo da Ponte Seca da UFSM, é possível adquirir produtos orgânicos – arroz, canjica de milho, geleias, verduras, sucos, entre outros – e ouvir um pouco sobre a produção desses alimentos. Para saber mais, acesse a página no Facebook.

4 – BIBLIOTECA CENTRAL 

Sabemos que as aulas acabaram e que muita gente quer relaxar, mas também é bom aproveitar as semanas de descanso para fazer leituras mais leves. A Biblioteca Central mantém o acesso ao seu acervo a partir das 7h30. É possível escolher um livro e ler por lá até as 13h30, no térreo. 

Além do acesso ao térreo, pode-se aproveitar os computadores da área de convivência, no hall, até as 16h30. 

Para quem gosta de artistas locais, no terceiro andar da Biblioteca podem ser observadas algumas exposições, como quadros e pinturas.

5 – MUSEU GAMA d’EÇA

Quer conhecer um pouco sobre a história de Santa Maria e da região? O Museu Educativo Gama d’EÇA fica aberto das 7h30 às 13h30, na Rua do Acampamento, 81, no centro de Santa Maria. Ele tem exposições de temas variados, como borboletas, plantas medicinais e fontes alternativas de energia. É uma opção para quem procura se aventurar pelo passado sem sair do lugar. A entrada é gratuita. 

6 – JARDIM BOTÂNICO

Prefere um passeio ao ar livre? O Jardim Botânico da UFSM é uma boa pedida. Com mais de 340 espécies nativas da região, é um local de pesquisa, prática de ensino e lazer. Você pode conhecer plantas carnívoras – sem tocá-las, é claro -, realizar trilhas ou até mesmo fazer um lanche com os amigos embaixo das árvores.

Durante as férias, o Jardim Botânico segue aberto para passeios de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O diretor, Fábio Pacheco Menezes, explica que a programação é apenas para as férias e que aos domingos também é possível fazer visitas ao local, das 15h às 19h. 

Algo relacionado ao esporte? Temos! Confira as próximas dicas.

 

7 – QUADRAS ESPORTIVAS

Basquetebol, vôlei, futebol de campo e tênis de praia são algumas das opções para quem deseja fazer algo relacionado ao esporte. As quadras do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) para essas modalidades podem ser utilizadas livremente, sem agendamento.

Já quem deseja utilizar as quadras de tênis e padel, precisa agendar no Núcleo de Infraestrutura do CEFD, que, durante as férias, atende das 8h às 13h, na sala 1046 do prédio 51. 

Mais informações pelo e-mail ninfracefd@gmail.com ou pelo telefone (55) 3220-8420.

8 – PISTA DE CAMINHADA 

Com uma extensão total de um quilômetro, a pista de caminhada da UFSM fica localizada no bosque próximo ao prédio da Reitoria. É um dos principais espaços de lazer e esporte do campus e um dos mais utilizados pela comunidade desde sua construção, em 1996. Você pode aproveitar os dias de verão para passear entre as árvores da pista.

9 – PISTA MULTIUSO

A pista multiuso possui em torno de 3,5 quilômetros de extensão e três metros de largura. Ela se estende desde o início da Avenida Roraima até a Reitoria da UFSM, passando pelas unidades de ensino da universidade. Você pode caminhar, correr e andar de bicicleta nela. A estrutura foi planejada a fim de promover a mobilidade alternativa, além da prática de atividades de lazer no campus. 

10 – ESPORTE UNIVERSITÁRIO

As modalidades disponíveis no Esporte Universitário, neste período, são futsal misto, treinamentos funcionais e yoga. Os dois primeiros ocorrem ambos terça e quinta-feira. O futsal, das 18h às 19h, e o treinamento, das 19h30 às 20h30. Não é necessário fazer inscrição. Basta chegar e participar. Mais informações pelo (55) 9921-5900.

Já o yoga possui turmas na terça, quarta e sexta-feira. Na terça, das 17h30 às 18h30, e no restante dos dias, das 7h30 às 8h30. Os interessados nas aulas devem entrar em contato com (55) 9991-4440.

11 – OFICINAS DO SATIE

Quer dar aquela corridinha matinal? O Setor de Atendimento Integral ao Estudante (Satie) organizou grupo de corrida toda terça e quinta, a partir das 7h30, no bosque da UFSM. Para participar, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3220 9535. Outras oficinas serão divulgadas na página do Facebook do SATIE

Repórter: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo

Fotos: Eloíze Moraes e Agência de Notícias

Ilustração: Marcele Reis, acadêmica de Publicidade e Propaganda

Editora de Produção e Mídia Social: Melissa Konzen, acadêmica de Jornalismo

Editor Chefe: Maurício Dias, jornalista


Publicações Recentes